Como investir em ações com 100 reais? Veja se é possível!

Você já acreditou no mito de que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir? Nós criamos esse artigo para provar que isso não é verdade! Leia agora e saiba como investir em ações com 100 reais.

Anúncios



Você sabia que é possível investir em ações com 100 reais? Na verdade, até com menos do que isso!

Cartões mais recomendados

Mas é importante lembrar que a sua intenção, no começo, não deve ser a de obter ganhos surreais e sim, obter conhecimento e prática no mercado financeiro.

Se você quer começar a investir, mas tem pouco dinheiro, leia esse conteúdo até o final. Nós vamos te mostrar que é possível investir em ações com 100 reais e como fazer isso.


Por que investir 100 reais na poupança não é um bom investimento?

Todo mundo precisa ter uma conta poupança, não é mesmo?

A poupança tem liquidez diária (isso significa que você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento), é segura, pode ser utilizada para receber pagamentos, etc.

Contudo, como forma de investimento, ela não é um bom negócio.

Anúncios


Em 2021, o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou a taxa básica de juros para 6,25% ao ano. Mesmo assim, a caderneta de poupança tradicional continua não valendo a pena, financeiramente falando.

Para fazer com que o dinheiro trabalhe por você, é necessário buscar por aplicações mais rentáveis, como por exemplo, outros investimentos em renda fixa ou a bolsa de valores.

como investir em ações com 100 reais

Como investir em ações com 100 reais?

Agora que você já sabe que é possível investir em ações com 100 reais e que a caderneta de poupança não deve ser utilizada como forma de investimentos para o futuro, está na hora de saber como potencializar os ganhos dos seus investimentos.

Quer saber como começar a investir com pouco dinheiro? Então se liga nessas dicas:


1. Tenha uma reserva de emergência

O primeiro passo para começar a fazer operações na bolsa, mesmo com pouco dinheiro, é construir a sua reserva de emergência.

O ideal é que essa reserva tenha o valor necessário para cobrir o seu custo de vida por pelo menos 6 meses, caso você venha a ficar desempregado ou tenha que desembolsar uma grande quantia para lidar com imprevistos financeiros.

Anúncios


A melhor opção é aplicar essa reserva de emergência em algum título que tenha alta liquidez, como o Tesouro Direto e os CDBs.


2. Faça um planejamento financeiro

Um dos maiores erros de quem quer começar a investir é não se planejar financeiramente.

Pode ter certeza de que até mesmo investidores experientes, com muitos anos de atuação na bolsa, sempre fazem um bom planejamento financeiro.

Nesse planejamento, você deve colocar o quanto você ganha, quais são as suas despesas mensais e o quanto você pode investir por mês.


3. Defina objetivos de ganho

Antes de começar a comprar papéis na Bolsa de Valores, você precisa saber o que espera ganhar em troca dos seus investimentos.

É importante lembrar que as ações são consideradas investimentos de renda variável. Ou seja, elas podem trazer bons retornos financeiros. Contudo, os riscos são maiores.

Por esse motivo, é importante analisar até que nível de risco está disposto a enfrentar.

Defina seus objetivos de rentabilidade e tolerância ao risco com base no seu perfil de investidor.

citação

4. Saiba qual é o seu perfil de investidor

O perfil de investidor é uma análise das suas características em relação aos investimentos.

Essas são as principais características de cada perfil de investidor:

• Conservador: prioriza a segurança em suas aplicações. Por isso, a maioria dos ativos que compõem a sua carteira, são de baixo risco e, consequentemente, menor rentabilidade.

• Moderado: como o nome já diz, é o investidor que possui uma certa tolerância ao risco, mas não abre mão da segurança.

• Arrojado: o investidor arrojado sabe que as perdas no curto prazo são momentâneas e o seu foco é sempre no longo prazo. Ele está disposto a correr mais riscos em troca de alta rentabilidade.


5. Não busque fórmulas mágicas

Você já sabe que é possível investir em ações com 100 reais. Mas tome cuidado: não acredite na promessa de ganhos surreais, principalmente no curto prazo.

Tudo que promete retornos muito acima da média, normalmente é um convite enganoso e que na verdade, vai fazer com que você tenha prejuízos.

Não existem fórmulas mágicas no mercado financeiro. É preciso ter paciência, disciplina para estudar e ficar atento às principais tendências econômicas, que quase sempre impactam nos seus investimentos, seja de forma positiva ou não.


Conheça o mercado fracionário

Saber o que é o mercado fracionário é essencial para quem quer investir em ações com pouco dinheiro.

Ele consiste na compra e venda de ações em quantidades menores do que a do lote padrão, que é composta de 100 ações.

Isso significa que no mercado fracionário, se você quiser investir em apenas uma ação, você pode.

Outra vantagem desse mercado, é que além de ser possível investir em ações com 100 reais (ou até menos), também é possível diversificar a sua carteira e com o tempo, acumular diversos tipos de papéis.


Mercado fracionário x mercado integral: qual a diferença?

No mercado comum de ações, que também é conhecido como mercado integral, as ações são vendidas em centenas.

Isso significa que você só pode comprar um lote que tenha no mínimo 100 ações.

Como você pode ver, nesse caso, o investimento financeiro é mais alto e por isso, nem sempre é vantajoso para quem está iniciando no mercado de ações com pouco dinheiro.

Já no mercado fracionário, você pode investir entre 1 e 99 ações.


Como comprar ações no mercado fracionário?

Para comprar ações fracionadas, você só precisa incluir a letra F no final do código que deseja.

Depois escolha a quantidade de ações que deseja negociar, que poderá ser entre 1 e 99.

como investir em ações com 100 reais

Conclusão

Investir em ações com 100 reais é possível e não é tão complicado quanto você imagina! Estude sobre o mercado, crie uma estratégia de investimentos e foque sempre no longo prazo.

Se você gostou desse artigo, veja também “Como começar a investir em ações: passo a passo”.

Clique aqui.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu