Saiba como aumentar o capital de giro em 6 passos estratégicos

Conheça as principais estratégias para aumentar o capital de giro da sua empresa

Anúncios



Como aumentar o capital de giro é um dos principais desafios dos empreendedores.

Cartões mais recomendados

Afinal, estamos falando de algo essencial para a saúde financeira e o crescimento de qualquer negócio.

Devido à sua importância para as empresas, é importante entender as melhores práticas para aumentar e manter o capital de giro sob controle e, assim, evitar possíveis problemas financeiros no curto e longo prazo.

Pensando nisso, vamos falar tudo sobre o assunto e dar algumas dicas para te ajudar nesse processo. Continue a leitura para saber mais.

como aumentar o capital de giro da empresa

O que é capital de giro?

O capital de giro são os recursos financeiros que o negócio possui para arcar com seus custos operacionais, isto é, manter e garantir a continuidade das operações.

Ele engloba os valores em caixa, depositados em contas bancárias e contas a receber.

Anúncios


No início do empreendimento, o cálculo do capital de giro é feito para analisar o quanto é necessário manter em caixa e, assim, cumprir com todas as obrigações do negócio conforme o planejamento efetuado.

Entretanto, verificar esse indicador é algo que deve ser feito sempre, não apenas quando a empresa está iniciando suas atividades.

Além disso, o capital de giro não se concentra somente no caixa da empresa, mas também, em ativos de alta liquidez, ou seja, bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro de maneira rápida para pagar suas obrigações de curto prazo.


Quais são os tipos?

Há diferentes tipos de capital de giro.

Conheça melhor cada um deles:

• Capital de giro líquido: é o saldo do ativo circulante menos o passivo circulante. Nessa conta, entram ativos que podem ser convertidos em dinheiro rapidamente e serem utilizados na manutenção da empresa.

Anúncios


• Capital de giro negativo: é um sinal de alerta, pois pode indicar que a empresa está gastando mais do que recebe. Se esse resultado for a longo prazo, as finanças e o andamento da empresa podem ser ainda mais prejudicados. Nesse caso, os recursos disponíveis não são suficientes para quitar os débitos atuais.

• Capital de giro próprio: é o capital disponível da empresa sem a necessidade de recorrer a empréstimos ou investimentos externos. Desse modo, a empresa consegue utilizar os recursos financeiros que adquiriu de maneira própria.

• Capital de giro associado a investimentos: esse tipo refere-se ao dinheiro destinado para cobrir as despesas com os investimentos que o negócio pretende realizar.

o capital de giro garante a saúde financeira do negócio

Como aumentar o capital de giro?

Agora que você já sabe o que é capital de giro, vamos mostrar as principais formas de aumentá-lo.

Veja as dicas que separamos para você gerenciar melhor essa situação:


1. Reduza as despesas

Reduzir empresas é um dos principais objetivos de qualquer negócio.

Infelizmente não é sempre fácil fazer isso, já que há despesas essenciais que não podem ser eliminadas.

Porém, de qualquer forma, é necessário avaliar todas as suas contas fixas e variáveis. Desse modo, você realmente vai saber como está o fluxo de caixa do seu negócio e como pode aumentá-lo.

Veja algumas formas de reduzir os custos empresariais sem prejudicar o crescimento e a continuidade das operações:

• Investigue todos os seus custos

• Revise os investimentos feitos

• Reavalie seu regime tributário

• Utilize a tecnologia a seu favor para otimizar os custos

• Saiba negociar com os seus fornecedores


2. Monitore a receita

A receita é o que contribui para o crescimento patrimonial do empreendimento.

Há dois tipos de receita: a bruta e a líquida. A receita bruta, basicamente, é toda entrada de recursos financeiros que condiz com as atividades para as quais o negócio foi constituído.

Ou seja, ela compreende a receita total.

Já a receita líquida, é o resultado da receita bruta menos suas devoluções, impostos, descontos e abatimentos. Além disso, os juros das aplicações financeiras (considerando o desconto de impostos), também compõem a receita líquida.

E é essencial para qualquer empreendedor saber o quanto de recursos financeiros o negócio está produzindo.

Desse modo, é possível realizar a precificação de produtos e serviços com mais clareza, o que possibilita a criação de um planejamento de vendas objetivo e eficiente.

Com essas informações, você poderá desenvolver estratégias que contribuam com o lucro da empresa, e, assim, aumentar o capital de giro.


3. Controle do fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa é outro ponto essencial para otimizar o capital de giro.

O fluxo de caixa pode ser definido como o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa do negócio.

Ou seja, como essa atividade registra as movimentações financeiras, ela pode indicar se as despesas estão maiores do que os recebimentos.

Para controlar o fluxo de caixa com mais eficiência e precisão, é importante fazer o lançamento diário de vendas e despesas, registrar todas as movimentações, gerenciar seu estoque, entre outros.

Além disso, um bom sistema de gestão financeira faz toda a diferença!


4. Monte um planejamento financeiro

A falta de planejamento financeiro faz com que muitos negócios tenham dificuldades em diminuir seus custos e pensar em estratégias para aumentar os lucros.

Mas afinal, o que é isso?

O planejamento financeiro, na verdade, é o conjunto de ações e ferramentas que buscam gerenciar e organizar os recursos financeiros de um negócio, com o objetivo de aumentar os resultados.


5. Antecipe pagamentos a receber

Uma boa forma de aumentar o dinheiro em caixa é antecipar os recebíveis que a empresa tem a receber.

Assim, o fluxo de caixa é complementado.


6. Realize uma gestão financeira eficiente

Para saber como aumentar o capital de giro, é preciso monitorar de perto as movimentações financeiras do seu empreendimento.

Ou seja, calcule os índices com frequência e sempre mantenha os relatórios atualizados.

A gestão financeira eficiente permite que a empresa tenha mais clareza na hora de analisar as finanças e pensar em novas estratégias de negócio.

plano de marketing

Conclusão

A má administração financeira pode colocar em risco o lucro da empresa e até mesmo, a continuidade das operações.

Por esse e outros motivos, saber como aumentar o capital de giro é fundamental para todos os empreendedores.

Nós esperamos que esse artigo, tenha ajudado você a entender a importância dessa ferramenta de controle operacional e, claro, a conhecer as principais estratégias para otimizar o capital de giro no seu negócio.

Gostou de saber como aumentar o capital de giro da sua empresa? Aproveite e leia também👉 Como excluir certificado digital vencido?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu