Assessoria de investimentos: como funciona e como contratar?

Será que vale a pena contratar uma assessoria de investimentos? Descubra agora!

Anúncios



O serviço de assessoria de investimentos é procurado tanto por investidores iniciantes quanto pelos mais experientes.

Cartões mais recomendados

Afinal, um bom assessor irá te orientar em relação aos investimentos indicados ao seu perfil e fazer com que você se sinta mais seguro na hora de tomar decisões relacionadas a aplicações financeiras.

E se você quer saber como é esse trabalho e como você pode contratar um assessor de investimentos, continue a leitura. Vamos explicar tudo sobre o assunto!

assessoria de investimentos como funciona e como contratar?

O que é assessoria de investimentos?

O assessor de investimentos é o profissional que possui muito conhecimento no mercado financeiro e orienta os seus clientes em relação às aplicações financeiras.

Basicamente, ele atua como um intermediário na relação entre investidores e os analistas de investimentos das corretoras de valores.

O assessor de investimentos pode trabalhar de forma autônoma ou para as corretoras. Para ser um assessor autônomo, o profissional deve ter a certificação da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias)

Anúncios


Já aqueles que trabalham dentro das corretoras, possuem certificação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Ou seja, esses profissionais possuem certificação e são capacitados para estudar o mercado, conhecem as classes de ativos e estratégias de alocação, além de claro, entender a realidade do cliente.

Desse modo, eles podem auxiliar no desenvolvimento de uma carteira diversificada que vá em direção aos principais objetivos financeiros do consumidor.


Qual a importância de um assessor de investimentos?

Para quem deseja criar boas estratégias de diversificação e fazer escolhas mais alinhadas com o perfil de investidor, o assessor de investimento é um profissional de grande importância.

Mesmo que você já tenha conhecimento no mercado financeiro, é importante lembrar que mudanças e tendências novas estão sempre acontecendo.

Ou seja, se você não possui a fonte de informações corretas, pode ter dificuldade na hora de realizar novos investimentos.

Anúncios


E é nesse momento que o assessor de investimento pode te ajudar. Afinal, ele está sempre atualizando seus conhecimentos, além de estar por dentro de tudo que está acontecendo na área.

Desse modo, ele pode te ajudar a investir com mais segurança.

Aliás, se você está iniciando no mercado financeiro, tem ainda mais motivos para contar com o trabalho de uma assessoria de investimentos.

citação

Quais as vantagens de contar com uma assessoria de investimentos?

Contar com uma assessoria de investimentos pode trazer várias vantagens.

Dentre elas, podemos citar:


Tomada de decisões mais seguras

Ao contar com o serviço de um profissional especializado, você vai se sentir mais seguro. Logo, poderá tomar decisões melhores e mais vantajosas.

Afinal, o profissional irá esclarecer todas as suas dúvidas em relação às aplicações financeiras.

Conhecer as opções disponíveis, os custos envolvidos, risco de mercado e de liquidez é muito importante para tomar decisões mais eficientes. E um bom investidor pode te ajudar em relação a isso!


Serviço personalizado

Para fazer bons investimentos, é necessário entender a sua realidade atual, perfil de investidor, objetivos financeiros e, claro, as tendências do mercado.

Depois de compreender o seu perfil de investidor (que indica as suas preferências, expectativas e tolerância a riscos no mundo dos investimentos), o assessor irá desenvolver um planejamento personalizado, com estratégias específicas.

Isso é fundamental para você escolher aplicações financeiras mais adequadas ao seu perfil.

A assessoria oferecida pelo profissional pode te ajudar a ter resultados mais significativos, além de reduzir os riscos envolvidos.


Facilidade para diversificar a carteira

Uma carteira diversificada consiste na alocação de recursos em diferentes ativos.

A diversificação é necessária para que você possa encontrar boas oportunidades e minimizar os riscos.

Desse modo, você não vai ficar atrelado aos rendimentos de apenas uma aplicação. Ao variar nas escolhas, é possível potencializar a rentabilidade.

O objetivo não é diversificar apenas por diversificar, mas sim, criar uma estratégia para maximizar a possibilidade de ganhos.

Cada classe de ativos se comporta de uma determinada maneira diante de cenários econômicos. Sendo assim, dependendo da situação do mercado, algumas opções podem ser mais vantajosas e rentáveis que outras.


Qual a diferença entre um assessor e um analista de investimentos?

Os assessores orientam os investidores em relação às aplicações financeiras que fazem sentido para o perfil de investidor e os objetivos almejados.

Eles explicam corretamente o funcionamento dos produtos disponíveis na corretora e conduzem o investidor durante o processo.

Além disso, também esclarecem dúvidas sobre o mercado financeiro.

Já o analista de investimentos faz projeções do preço justo de um ativo e dá recomendações de compra, venda ou manutenção.

Tudo isso, claro, é baseado na observação do mercado de investimentos e pesquisas de outros especialistas.


Onde contratar uma assessoria de investimentos?

Agora que você já sabe a importância do assessor de investimentos, está na hora de saber como contar com o trabalho desse profissional.

Um dos fatores mais importantes na hora de buscar esse serviço, é analisar o histórico do mercado.

Verifique todas as referências da assessoria e pesquise a opinião dos clientes sobre ela.

Também vale a pena buscar informações sobre a história da empresa, tempo de atuação no mercado e os assessores que fazem parte do quadro de funcionários.

Aliás, dependendo do valor que você investir através de uma corretora, poderá contar com uma equipe de assessores e analistas.

Por exemplo, na Toro Corretora, com uma carteira de R$ 5 mil em aplicações, você terá acesso a uma equipe de profissionais certificados e especializados.

Já os clientes da Toro que investem um patrimônio de R$ 100 mil ou mais, vão poder contar com o atendimento de um assessor de investimentos exclusivo.

como escolher uma assessoria de investimentos?

Conclusão

Como você viu ao longo desse post, a assessoria de investimentos é um trabalho muito importante para quem deseja ter bons resultados no mercado financeiro.

Claro que você pode e deve estudar por conta própria, afinal, todo conhecimento sobre essa área pode te ajudar.

Contudo, os serviços de um profissional especializado, vão te ajudar no processo de tomada de decisões e fazer com que você se sinta mais seguro.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu