O que é investimento anjo? Atraia melhorias para a sua empresa

Você sabe o que é investimento anjo? É exatamente isso que você vai aprender neste artigo!

Anúncios



O investimento anjo é uma excelente opção para fazer com que a sua empresa ganhe destaque e participação no mercado.

Cartões mais recomendados

Muitos empreendedores costumam esbanjar boas ideias e são extremamente criativos na hora de criar novos produtos. Contudo, a falta de recursos financeiros pode ser um problema para eles.

E é exatamente aqui que entra o investidor-anjo, que tem como principal objetivo, destinar recursos para negócios com grandes potencial de crescimento.

Saiba exatamente como esse tipo de investimento funciona e o que você precisa para consegui-lo. Confira!


O que é investimento anjo?

Um investidor-anjo é um indivíduo ou um grupo que decide investir seu próprio capital em uma empresa que apresenta grande potencial de retorno financeiro, como as startups.

Eles desempenham um papel essencial no crescimento de uma empresa que está iniciando suas operações.

Anúncios


No Brasil, existem empreendedores com excelentes ideias. Contudo, muitos não possuem o capital necessário para acelerar o crescimento de sua startup.

Sendo assim, podemos afirmar que o investimento anjo viabiliza o nascimento de um produto ou serviço dessas empresas.

Seja na fase de validação ou crescimento, os investidores representam uma fonte não apenas de capital, mas também, de conhecimento para as startups.

investimento anjo

O que um investidor-anjo procura em uma empresa?

Para entender como conseguir um investidor-anjo, é importante saber também o que esse perfil de profissional procura em uma startup.

Sem dúvida alguma, a partir do momento em que ele aplica seu próprio capital em um negócio, o investidor está procurando obter lucro, seja no curto, médio ou longo prazo.

Por esse motivo, os investidores-anjo dão preferência para negócios inovadores, com excelentes ideias que, quando aplicadas, podem trazer um excelente retorno financeiro e reconhecimento no mercado.

Anúncios


É por esse motivo, que negócios mais tradicionais e locais, não recebem esse tipo de recurso financeiro.

De maneira geral, as startups, de diversos segmentos, são as que costumam ser beneficiadas com o interesse de investidores.


Como conseguir um investidor-anjo?

Agora que você já sabe o que é investimento anjo e o que esse perfil de profissional procura, está na hora de descobrir o que o seu negócio precisa para conseguir obter investimentos.

Veja só:


1. Estruturação do negócio

Estruturar uma startup e deixá-la preparada para receber possíveis investidores vai muito além de simplesmente abrir um novo negócio.

Para conseguir esse apoio, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar a forma como os investimentos e orientações desse profissional podem contribuir para acelerar o crescimento da empresa.

Aliás, é importante você saber que o investidor-anjo, vai ter uma participação (cota) no seu negócio. Isso significa que ele vai investir no negócio em troca de poder fazer parte da sociedade.

Além disso, para tornar o seu negócio mais atrativo, é necessário adquirir provas da eficácia do produto ou serviço em questão, assim como comprovar a sua viabilidade.

Lembre-se de que o investidor-anjo quer ter lucro – e você precisa provar para ele de que isso é possível.


2. Criação de um plano de negócios

Montar um plano de negócios tem tudo a ver com a estruturação do negócio.

Caso você não saiba, o plano de negócios é um documento utilizado para definir o modelo, a estratégia e os recursos necessários para um negócio.

Além disso, também é importante colocar nesse documento, uma análise sobre os principais concorrentes, oportunidades e ameaças e os principais objetivos.

Ao montar um plano estruturado, ficará muito fácil mostrar ao investidor, o seu esforço e interesse em acelerar o crescimento do próprio negócio e ganhar participação no mercado.

O plano de negócios é essencial para a sua startup. Sem esse planejamento, dificilmente o investidor-anjo vai se interessar pela ideia.


3. Captação do investimento

Para encontrar um investidor-anjo é necessário saber onde encontrar esse sócio em potencial.

Há várias formas de fazer isso. Uma delas é participar de eventos de empreendedorismo relacionados ao segmento de atuação da sua startup.

Além disso, você também pode enviar diretamente o seu projeto (junto com o plano de negócios) para investidores do seu segmento, ou então, participar de concursos nos quais é possível apresentar o seu negócio.

Quais são as principais vantagens de conseguir um investidor-anjo?

Se você precisa de capital para alavancar o seu negócio, um investidor-anjo pode ser a solução.

Não se trata apenas de dinheiro. Afinal, esse perfil de profissional, tem experiência e conhecimento de valor para agregar a sua empresa.

Mesmo que você tenha boas ideias e seja criativo, o seu negócio vai ficar estagnado se ele não receber os investimentos adequados.

Para você entender melhor sobre o assunto, vamos te mostrar os principais benefícios de conseguir um investidor-anjo:


1. Capital para investir

O investidor-anjo vai investir financeiramente no seu negócio.

Assim, você consegue acelerar e otimizar o crescimento da empresa.

O capital fornecido pelo investidor é uma ótima fonte de financiamento para novos negócios que possuem um grande potencial, mas que não possuem os recursos financeiros necessários, ou então, estão com dificuldades de conseguir empréstimos.


2. Networking

No mundo do empreendedorismo, networking é fundamental.

Conhecer as pessoas certas é uma excelente forma de divulgar as suas ideias e o seu negócio.

Com a ajuda do investidor-anjo, fica muito mais fácil fazer isso. Além do capital, é bem provável que o investidor possua uma rede de contatos pessoais que podem se interessar pela sua empresa.


3. O investidor anjo está disposto a assumir riscos

Caso o seu negócio represente um grande potencial de crescimento, o investidor-anjo estará disposto a assumir os riscos envolvidos nesse mercado.

Porém, será preciso mostrar a ele, que as chances do seu negócio crescer e obter lucro, são maiores do que os riscos que ele tem de perder dinheiro.

o que deve ter no seu plano de negócios

Conclusão

O investimento anjo é uma ótima opção para empreendedores com ideias inovadoras que não possuem os recursos financeiros para viabilizar a execução de um novo produto ou serviço.

Se esse é o seu caso, vale a pena se dedicar na apresentação do seu projeto, criar um plano de negócios e assim, conseguir de forma mais fácil a ajuda de investidores-anjo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu