Empréstimos: veja os tipos existentes no mercado

O empréstimo nada mais é que um contrato que o solicitante faz com uma financeira. É uma das melhores alternativas para as pessoas que precisam organizar a vida financeira, ou até mesmo realizar um sonho.

Anúncios

Entretanto, é importante estar ciente que ao solicitar um empréstimo, será cobrado uma taxa de juros, desta forma, você pagará um valor maior do que o solicitado.

Mesmo com as taxas de juros, esse tipo de crédito é uma opção válida para quem deseja melhorar sua situação financeira, e assim, ficar livre das dívidas e ter de volta o controle sobre o seu orçamento.

Tipos de empréstimos:

Pessoal 

No empréstimo pessoal a empresa ou instituição financeira empresta o dinheiro para o cliente, e o contratante não precisa informar qual será o destino do dinheiro. Só será necessário fazer a negociação do contrato, como quantidade de juros e número de parcelas.

Vantagens:

  • Rápida liberação do dinheiro, assim, que aprovada a solicitação o dinheiro cai direto na sua conta.
  • O empréstimo pode ser solicitado para qualquer finalidade.
  • Negativados tem a opção de solicitá-lo.

Consignado

Esse tipo de empréstimo possui uma característica bastante interessante. Além de possuir juros bem menores em relação aos outros tipos de empréstimo, as taxas são mais baixas, já que, as parcelas são descontadas direto da folha de pagamento do contratante. 

Anúncios

Geralmente aposentados e pensionista do INSS, servidores públicos solicitam esse tipo de empréstimo.

Vantagens:

  • Facilidade para contratar;
  • Taxa de juros menores;
  • Não precisa se preocupar com atrasos, uma vez que já é descontado direto da folha de pagamento.

Penhora de bens

Nessa modalidade, o solicitante oferece diferentes tipos de bens, como, jóias, imóveis e veículos, entre outros. 

Esses bens serão analisados pela instituição financeira,  que irá atribuir um valor aos objetos, e então o empréstimo será liberado no valor dos itens oferecidos a instituição.

Vantagens:

  • Taxas de juros baixa, comparada com as outras modalidades de crédito;
  • Agilidade para obter o empréstimo.

Cartão de Crédito Rotativo

As pessoas que possuem cartão de crédito podem ter direito a duas alternativas na hora que a sua fatura mensal chegar: pagar o total ou o mínimo estabelecido. 

Ao escolher a segunda opção, acontece um tipo de empréstimo pessoal automático, com isso você paga o resto do valor diretamente com a operadora. É assim que funciona o cartão de crédio rotativo.

Vantagem:

  •  Não há a necessidade de solicitação, ou seja, o valor é calculado automaticamente.

Cheque Especial

Esse recurso é muito parecido com o empréstimo pessoal tradicional, no que diz respeito a desvantagens e vantagens. Mas a maior diferença entre eles é que o Cheque Especial não precisa de contratação. 

Nessa modalidade o limite de crédito é disponibilizado na conta corrente, e ele é utilizado quando não há saldo suficiente disponível na conta do solicitante para o pagamento de contas. 

Vantagens:

  • Não há burocracias;
  • Não precisa solicitar um limite ao banco;
  • Fácil contratação.

Crédito pessoal pela internet

Esse tipo de crédito é bastante recente, ele possui várias semelhanças com os empréstimos tradicionais. O seu diferencial é que ele é ofertado somente através da internet. 

Você não precisa ir até alguma agência pois todo o processo é feito através da internet.

Vantagem:

  • 100% online, isto é, você pode fazer a solicitação direto da sua casa.

Antecipação do 13º salário

A antecipação do 13° salário é um serviço parecido ao Imposto de Renda. Funciona da seguinte forma, o banco antecipa o pagamento desse benefício, e posteriormente recebe o valor acrescido de juros.

Vale mencionar que essa opção de empréstimo é indicada para quem realmente está precisando do dinheiro, uma vez que ela há mais desvantagens do que benefícios, pois você não terá um dinheiro extra no fim do ano, que é um período o qual muitas pessoas necessitam de um dinheiro extra.

Trends