Luz Para Todos: como participar, tarifas e muito mais

O Programa Luz Para Todos tem previsão de funcionamento até 2028, a depender da localização.

Anúncios

Por isso, se você reside em zona rural ou área remota da Amazônia Legal, saiba que pode solicitar o fornecimento de energia elétrica para a sua região.

E, para melhorar, o programa ainda prevê a instalação de fontes de energia limpas e renováveis, o que contribui para a preservação ambiental.

Quer saber como funciona a inclusão das regiões no programa? Continue sua leitura, pois no material a seguir explicaremos tudo em detalhes!

Como se tornar um beneficiário do Programa Luz Para Todos?

Caso ainda não conheça o programa Luz Para Todos, acesse nosso conteúdo de apresentação, onde explicamos o funcionamento geral dessa iniciativa.

Mas, se já leu, podemos partir para a explicação sobre a inclusão, ou seja, o procedimento para se tornar um beneficiário do Luz Para Todos.

Conforme explicamos, o direito ao programa é garantido para famílias e demais unidades consumidoras localizadas em:

Anúncios

  • Zona rural sem acesso ao fornecimento de energia elétrica;
  • Zona remota da Amazônia Legal sem acesso ao fornecimento de energia elétrica;
  • Zona remota da Amazônia Legal com acesso ao fornecimento de energia elétrica por fonte não renovável.

Então, caso atenda a algum destes critérios, o solicitante deve fazer o pedido de inclusão no programa junto à companhia de energia elétrica que fornece serviço naquele município.

Isso permitirá que a empresa, junto ao Governo Federal reúna recursos e autorizações para a instalação de equipamentos que promovam energia limpa na região.

Saiba como consultar se existe previsão de atendimento na sua região

Conforme visto anteriormente, para incluir sua região no Luz Para Todos o pedido deve ser feito junto à companhia elétrica que atende ao seu município.

Ao realizar a solicitação, você poderá consultar se já existe algum pedido prévio, e o andamento deste.

Isso te dará uma certa previsão de fornecimento, de modo que, se já houver pedido em andamento, a previsão é de que seja mais rápido.

Vale dizer que o programa prevê atendimento até 2026 para regiões rurais e 2028 para zonas remotas da Amazônia Legal.

Atualmente os dados do IBGE demonstram que 99,8% do território brasileiro conta com fornecimento de eletricidade.

Até o prazo final do programa, estima-se que 100% do país terá acesso ao serviço, então, em no máximo 4 anos, todas as regiões devem ter acesso à energia elétrica por fontes renováveis.

Como fica a cobrança de tarifa de energia em regiões beneficiárias do Luz Para Todos?

Após a inclusão da região no fornecimento de energia elétrica, este passa a ocorrer por meio de uma companhia elétrica que atenda à região.

Portanto, a cobrança de tarifas ocorrerá de forma regular, sendo feita pela própria empresa de fornecimento.

Isso significa que, assim como costuma ocorrer em outras regiões do país, a cobrança se dará por cálculo de consumo mensal.

Então, após o funcionamento completo, a região deverá se adaptar ao pagamento de tarifas por consumo de energia elétrica.

Vale dizer que, caso a família enfrente situação de vulnerabilidade financeira, poderá contar com o programa Tarifa Social de Energia Elétrica para conseguir até 100% de desconto.

Conheça o programa: Tarifa Social de Energia Elétrica: economize com a conta de luz da sua família!

Então, agora que já sabe como tudo funciona, não deixe de solicitar o fornecimento de eletricidade para a sua região, já que este é um direito garantido a todos os brasileiros!