Curso de eletricista gratuito: 6 opções sem pagar nada!

Encontrar cursos de eletricista gratuitos pode ser uma ótima maneira de adquirir habilidades valiosas sem gastar dinheiro.

Anúncios

Esses cursos geralmente possuem certificação e podem ser usados como conhecimento a ser colocado no seu currículo, assim como uma forma de comprovar suas horas extracurriculares na faculdade.

    Curso de eletricista gratuito: 6 opções sem pagar nada!

    O que faz o eletricista?

    Antes de saber mais sobre os cursos possíveis que podem ser feitos, vamos entender quais são as atividades e principais funções de um eletricista no mercado de trabalho.

    Um eletricista é um profissional especializado em trabalhar com sistemas elétricos. Suas atribuições abrangem uma série de tarefas, como a instalação de sistemas elétricos em edifícios residenciais, comerciais e industriais, que envolve a montagem de fiações, tomadas, interruptores e luminárias.

    Além disso, eles são responsáveis por realizar a manutenção regular dos sistemas elétricos para garantir que funcionem de forma eficiente e segura, inspecionando fiações, painéis elétricos e outros componentes.

    Dependendo do tipo de necessidade eles podem trabalhar em locais diversos como casas, indústrias, fábricas e muitos outros lugares, até mesmo os perigosos postes que vemos nas ruas.

    6 curso de eletricista gratuito

    Vamos ver agora as principais opções de curso de eletricista gratuito que se tem para poder aprender mais sobre a área.

    Anúncios

    1 - GINEAD

    O Instituto de Educação à Distância GINEAD, oferece mais de 20 tipos de cursos diferentes e todos eles gratuitos.

    E um destes cursos é o de eletricista com carga horária de 60 horas baseado no conteúdo do curso.

    Durante suas aulas você encontrará conteúdos como:

    • Potência elétrica;
    • Tensão e corrente elétrica;
    • Quadro de distribuição;
    • Padrão de entrada;
    • Circuito de distribuição;
    • Interruptor diferencial residual (IDR);
    • Circuitos terminais;
    • Condutor de proteção - fio ou cabo terra;
    • E muitos outros conteúdos.

    Após terminar as aulas você poderá fazer a prova para obter um certificado reconhecido pelo MEC ao final, caso tenha tido um bom aproveitamento.

    2 - Realizzare

    A Realizzare é uma plataforma que tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento permitindo que mais e mais pessoas possam se tornar capacitadas em diversas áreas.

    O mesmo vale para a área de Eletricista Predial, que é o curso oferecido pela Realizzare. Ele está disponível gratuitamente e assim que o cadastro for finalizado, é possível começar o curso imediatamente.

    Esse curso completo de Eletricista Predial tem carga horária de 35 horas e está dividido em 3 tópicos diferentes, sendo eles: o material, aula de disjuntores e aula de tomada e lâmpada.

    Por fim é necessário fazer um teste para poder ter acesso ao certificado, além de pagar uma taxa de R$37,90 para a emissão.

    3 - EducaWeb

    No EducaWeb o estudante pode ter acesso aos mais diversos temas e áreas que são possíveis.

    E dentre essas opções profissionalizantes existe o curso de eletricista gratuito e online, que vai ensinar tudo sobre circuitos elétricos, como medir a eletricidade, fazer manutenção preventiva e deixar tudo de acordo com as regulamentações e normas brasileiras.

    O lado bom de ser uma educação EAD, é que o curso pode ser feito no seu tempo, sem nenhum prazo de validade ou algo parecido.

    E no final, depois de cumprir a carga horária de 10h a 400 horas de duração, é possível realizar uma prova para saber qual seu aproveitamento e enfim emitir o certificado.

    Porém essa emissão só será feita depois que for paga uma taxa administrativa que varia de acordo com as horas do seu curso.

    4 - Pensar cursos

    A plataforma Pensar Cursos oferece uma série de opções de aprendizado gratuitas nas mais diversas áreas, que vão desde administração até tecnologia, vendas e muito mais.

    Dentre essas várias opções o Pensar Cursos oferece três opções na área de eletricidade, são elas:

    • Minicurso Eletricista de Automóveis - 10 horas;
    • Eletricista de Linha de Transmissão - 60 horas;
    • E Eletricista Profissional - 40 horas;

    Todos eles são de conhecimentos que vão agregar e muito para quem quer se tornar um eletricista ou busca entender mais sobre o assunto para seu próprio conhecimento pessoal.

    Logo após terminar os cursos é possível ter acesso a uma avaliação final para emissão do certificado.

    5 - Parceiro da Construção

    A Parceiro da Construção é uma empresa que vem oferecendo consultorias e treinamentos na área de construção civil.

    Muitos deles são gratuitos e podem ser utilizados para capacitação profissional e pessoal dos estudantes em questão.

    Eles oferecem o curso de Condutores elétricos: aplicação de fios e cabos, em que é possível aprender sobre diversas atividades importantes do eletricista. Tudo isso com profissionais capacitados e especialistas da COBRECOM.

    O curso de eletricista gratuito em si não é muito longo, ele pode ser terminado em apenas 1 hora e 30 minutos e é dividido em 12 aulas.

    Seu conteúdo é considerado intermediário, com tópicos que vão desde os tipos de fios e cabos, até para que se usa cada um deles, as normas de segurança oficiais e é claro as melhores práticas da profissão.

    E para obter seu certificado os seus conhecimentos precisarão ser testados ao final das aulas e do curso em si.

    6 - Prime Cursos

    O Prime Cursos é uma plataforma de cursos online com várias opções de cursos gratuitos e pagos nas mais diversas áreas, desde administração, marketing, tecnologia e muitos outros.

    No site do Prime Cursos é possível encontrar cursos de Eletricista Residencial Básico com carga horária de 40 horas e o de NR 10 Básico - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, que também possui uma carga horária de 40 horas.

    Com esse curso de eletricista gratuito o estudante e profissional poderá se capacitar para atuar na área de eletricidade, aprendendo conceitos como energia elétrica, funcionamentos de motores elétricos, campos eletromagnéticos e muito mais.

    Para poder ter acesso ao certificado é necessário fazer uma prova para comprovar os conhecimentos e obter 50% de aproveitamento, além do mais se você passar na prova deverá pagar uma taxa para obtenção do certificado.

    Os eletricistas desempenham um papel essencial na garantia de que a eletricidade seja entregue de maneira segura e confiável em residências e locais de trabalho.

    E para segurança dele e dos envolvidos é extremamente necessário que se esteja trabalhando de acordo com as normas e leis brasileiras que regularizam essa profissão.

    Curso de fotografia gratuito: saiba quais são suas opções!