6 cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC

Muitas vezes, os universitários precisam fazer cursos e obter certificados para poder conseguir horas extracurriculares, e é nesse momento que entram os cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC.

Anúncios

O reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) é um processo que se aplica principalmente a instituições de ensino superior e seus cursos.

    6 cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC

    Para que servem esses cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC?

    Os cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC, são uma forma de fazer com que os estudantes consigam mais horas extracurriculares, que se tratam de atividades ou experiências que os alunos precisam fazer fora do currículo da sua faculdade.

    Essas atividades são projetadas para enriquecer a educação dos alunos, oferecendo oportunidades de aprendizado adicionais e experiências práticas.

    As horas extracurriculares são frequentemente usadas para desenvolver habilidades, interesses e experiências que vão além do que é ensinado nas salas de aula.

    Muitas coisas podem ser reconhecidas como horas extracurriculares, mas o que é mais utilizado acabam sendo os cursos que servem como uma forma de estender o conhecimento e ampliar o aprendizado.

    6 opções de cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC

    Se você está precisando de certificados para comprovar suas horas extracurriculares ou então quer mais formas de expandir o seu conhecimento, não se preocupe.

    Anúncios

    Nós vamos te ajudar trazendo algumas opções de cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC. Veja:

    1 - Centro Paula Souza

    O Centro Paula Souza (CPS) é uma instituição de ensino técnico e tecnológico do estado de São Paulo, Brasil.

    Ele é responsável e muito reconhecido por administrar várias escolas técnicas estaduais, conhecidas como ETECs e faculdades de tecnologia estaduais, conhecidas como FATECs.

    O Centro Paula Souza oferece uma variedade de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em áreas relacionadas à tecnologia, gestão e outras disciplinas.

    Mas além desses cursos eles possuem também alguns cursos chamados de livres, que são feitos gratuitamente e de forma online pela plataforma MOOC.

    Dentre os cursos disponibilizados pelo CPS estão o Canvas, Espanhol Básico, Gestão de Conflitos, Inglês Básico, Mercado de Trabalho, Mecânica Básica de Motos e muito mais.

    Para fazer o curso é preciso apenas se cadastrar e você terá acesso a todas as opções disponíveis.

    E para poder receber o certificado dos cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC, é preciso fazer uma avaliação e acertar porcentagem específica para receber o certificado.

    2 - SEBRAE

    O SEBRAE também conhecido como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade sem fins lucrativos com objetivo de apoiar o desenvolvimento e a capacitação de micro empreendedores.

    É uma entidade criada em 1972 e mantida por uma parceria entre o setor público e o privado.

    Além de promover eventos e ações de desenvolvimento regional, eles oferecem também consultorias e é claro, os cursos reconhecidos pelo MEC com certificação.

    O Sebrae oferece cursos de várias áreas, como Marketing digital para empresas, legislações de acordo com empresas, ética e integridade em ambiente corporativo.

    São mais de 200 cursos gratuitos e realizados online, além de poder encontrar ebooks e webinars no site.

    3 - AVAMEC

    O AVAMEC é um sistema ou plataforma de aprendizado online desenvolvida para atender às necessidades de treinamento e educação em diferentes contextos.

    É uma plataforma de ensino a distância (EaD) utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar cursos e treinamentos online para professores, gestores educacionais e outros profissionais da área de educação.

    Pelo AVAMEC dos cursos oferecidos pelo MEC, existem certas categorias para escolher como:

    • Aperfeiçoamento;
    • capacitação;
    • extensão;
    • formação continuada;
    • especialização.

    E englobam várias áreas do conhecimento, desde as ciências biológicas até as ciências humanas e exatas.

    São inúmeros cursos para poder gerar mais conhecimento e aprendizado para as pessoas que buscam certa especialização.

    4 - SESI

    O SESI, que significa Serviço Social da Indústria, é uma instituição brasileira que faz parte do Sistema S, um conjunto de organizações voltadas para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

    Ele é especificamente voltado para atender às necessidades dos trabalhadores da indústria e suas famílias, eles trabalham com saúde e bem estar, oferecendo serviços para essas pessoas.

    Além de promover também ações que promovem a segurança no trabalho, inovação e tecnologia, os esportes e também a cultura.

    Mas não podemos deixar de falar dos cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC que eles oferecem também.

    Eles possuem cursos gratuitos e alguns pagos, dentre os que são oferecidos gratuitamente temos os de Economia Circular, Veículos Elétricos e Híbridos, Desvendando o BIM e muitos outros.

    5 - FGV

    A FGV, ou Fundação Getúlio Vargas, é uma instituição de ensino e pesquisa do Brasil. Foi fundada em 1944 e tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico, econômico e social do país.

    A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos que atua em diversas áreas, incluindo educação, pesquisa, consultoria e divulgação de conhecimento.

    Além de oferecer cursos de graduação, ensino médio, tecnologia, MBA e muito mais eles possuem também uma vasta gama de cursos online gratuitos e reconhecidos pelo MEC.

    Eles são oferecidos em parceria com o OEG - Open Education Global, e patrocinados por uma série de outras instituições.

    São mais de 170 cursos das mais diversas áreas de interesse, como:

    • Cyberbullying;
    • Imagens e direitos na Web;
    • Publicidade e consumo online;
    • Conceito de tempo;
    • Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios;
    • Mercados B2B e B2C: Características e Diferenças;
    • Storytelling e Técnicas de Apresentação: Conceitos Gerais de Comunicação;
    • Ferramentas de Mensuração dos Impactos Socioeconômicos de Políticas Públicas e Incentivos às Fontes Renováveis de Energia;
    • Política Industrial: Argumentos, Instrumentos e Incentivos à Indústria Heliotérmica no Brasil;
    • E muito mais.

    6 - Sistec

    O SISTEC é uma plataforma e sistema de informações desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil.

    Seu objetivo era reunir dados e informações sobre educação profissional e tecnológica no país.

    O Sistec é reconhecido pelo MEC como um instrumento de qualidade e transparência no ensino profissional e tecnológico.

    Dentre os cursos oferecidos gratuitamente pelo Sistec existe o de Manicure e Pedicure, Auxiliar de Produção, Mecânica, Química e muito mais.

    Cursos online gratuitos podem ser uma excelente maneira de adquirir conhecimento e habilidades, mas eles podem não ser equivalentes a um diploma ou certificado formal.

    Faculdades que mais empregam: saiba as suas opções!