Como trabalhar com marketing digital? 7 dicas pra iniciantes!

Você sabe como trabalhar com marketing digital e se inserir nesse mercado de trabalho?

Anúncios

Essa área do mercado de trabalho está em constante crescimento, principalmente com a grande lucratividade que traz para empresas e criadores de conteúdo da área.

como trabalhar com marketing digital

    O que é marketing de afiliados?

    O marketing de afiliados é um modelo de negócios online que promove a parceria entre empresas e consumidores.

    Funciona da seguinte forma, um indivíduo será o afiliado, ele receberá produtos ou serviços de uma outra empresa, que é a parte anunciante, em troca de comissões das vendas feitas por essa publicidade.

    O afiliado atua como uma ponte entre o anunciante e o público-alvo, ajudando a direcionar tráfego ou clientes em potencial para o anunciante.

    Essa é uma estratégia eficaz para empresas aumentarem suas vendas e expandirem sua presença online, pois os afiliados podem ajudar a direcionar tráfego qualificado e potencialmente interessado em produtos ou serviços específicos.

    São várias as empresas que possuem esse tipo de programa de marketing de afiliados, como a Shopee, Shein, Amazon e muitos outros.

    Anúncios

    É extremamente simples a forma que funciona, as empresas podem te liberar um link com diversos produtos relacionados ao seu conteúdo, algumas até enviam os produtos para a divulgação.

    E conforme as pessoas comprarem no seu link, você vai ganhando certa porcentagem do valor total da compra, essa taxa vai variar de acordo com a empresa que possui o programa de afiliados.

    Para os afiliados, é uma oportunidade de ganhar dinheiro promovendo produtos ou serviços que estejam alinhados com seus interesses e conhecimentos.

    7 dicas de como trabalhar com marketing digital

    Vamos ver mais detalhes de como começar a trabalhar com marketing digital e passar a ganhar uma renda extra.

    Essas dicas servem para iniciantes e até mesmo quem já conheça a área:

    1 - Estude sobre o mercado digital

    Antes de se inscrever em algum programa de afiliados é importante conhecer pelo menos um pouco sobre o que é o marketing e o que é marketing digital. Sendo necessário também conhecer o conceito de marketing de afiliados e como funciona.

    Para aprender pelo menos o básico, você pode buscar cursos gratuitos online, existem várias plataformas que oferecem esse tipo de ensinamento, como a Rock Content, Udemy, Coursera e muitos outros.

    É imprescindível que você aprenda tudo o que puder em um primeiro momento e que não pare de estudar mesmo depois de ter um conhecimento básico.

    2 - Escolha um nicho

    Se o seu objetivo é realmente ter resultados, precisará escolher um nicho que tenha a ver com você, seu conteúdo e o que você quer transmitir.

    Por exemplo, caso já possua um perfil nas redes sociais com uma quantidade significativa de seguidores, mas o seu foco de conteúdo são maquiagens, não é interessante você trazer um link de afiliados de brinquedos.

    Isso é apenas um exemplo, por isso para que possa realmente obter um resultado é ideal que sejam coisas que falem diretamente com o seu público alvo.

    Então escolha o nicho de atuação, podendo ser algo que você já conhece, tem entendimento ou já fala sobre. Isso pode facilitar até na hora de fazer a publicidade do produto em questão.

    3 - Pesquise programas de afiliados

    Pesquise e selecione programas de afiliados que se alinhem com o seu nicho e tenham produtos ou serviços de qualidade. Verifique as políticas de pagamento e os termos do programa.

    Seguindo o mesmo conceito dos nichos, você deve encontrar programas que tenham a ver com o que você quer transmitir ou já transmite.

    Na sua pesquisa inclua também a análise de formas de ingressar nesses programas de afiliados, dessa forma você consegue ver quais são as opções e se está apto a participar dos tais programas.

    4 - Crie o canal de comunicação

    Antigamente a principal forma de fazer a publicidade era por meio de blogs e sites, o que ainda é uma opção hoje em dia.

    Mas muitas pessoas que atuam na área e mercado de afiliados estão preferindo usar redes como Instagram, TikTok e Twitter, com objetivo de alcançar ainda mais pessoas.

    É comum que se coloque o link na bio da rede e faça conteúdos com um CTA (Call to action - chamada para ação) enviando para este link.

    5 - Crie conteúdo de qualidade

    Outra dica é criar conteúdo regularmente, como posts, stories, vídeos virais, posts para blogs e quaisquer tipos de conteúdo que atinjam as pessoas.

    É importante que os conteúdos sejam publicados de forma consistente para que se tenha uma audiência, e para que todos se lembrem do seu perfil.

    Concentre-se em fornecer informações valiosas e relevantes para seu público-alvo. Isso construirá sua reputação e autoridade em seu nicho.

    Fazendo com que seja mais fácil influenciá-los ao que você está comunicando em seus conteúdos.

    Integre a promoção de produtos afiliados de forma natural em seu conteúdo. Evite ser excessivamente promocional, pois isso pode afastar os visitantes.

    6 - Eduque a audiência e divulgue a oferta

    Para se dar bem na área e aprender como trabalhar com marketing digital, é fundamental educar sua audiência sobre o produto que você está vendendo.

    Não se trata apenas de divulgar o produto ou serviço é preciso mostrar para a audiência que eles podem precisar daquilo e como pode ser útil para eles, assim como é para você.

    Isso significa criar conteúdo informativo e envolvente que destaque o valor do produto ou serviço que você está promovendo.

    7 - Seja paciente

    Ser paciente, e principalmente persistente é uma das principais dicas que podemos dar aos iniciantes que querem saber como trabalhar com marketing digital.

    O sucesso no marketing de afiliados geralmente leva tempo. Seja persistente e continue melhorando suas habilidades ao longo do tempo.

    O progresso nessa área é gradual, mas podemos ver várias vantagens em aplicar esse tipo de estratégia, principalmente para quem quer uma renda extra.

    O marketing digital de afiliados é um tipo de obtenção de renda que requer um investimento mínimo e permite muita flexibilidade, para suas escolhas de produtos ou serviços.