Curso de fotografia gratuito: saiba quais são suas opções!

Encontrar um curso de fotografia gratuito pode ser uma ótima maneira de aprender as noções básicas e aprimorar suas habilidades fotográficas sem gastar muito dinheiro.

Anúncios

Principalmente para quem já é apaixonado pela arte e gosta de tirar fotos, ou está querendo se especializar no assunto.

E apesar de existirem faculdades tecnólogas, um curso de fotografia gratuito com certificado reconhecido pelo MEC pode ser ótimo para economizar nesse investimento e descobrir se você realmente gosta desse hobby.

    Curso de fotografia gratuito: saiba quais são suas opções!

    O que um fotógrafo precisa saber?

    Um fotógrafo precisa adquirir uma ampla gama de conhecimentos e habilidades para ser bem-sucedido em sua profissão.

    E uma das coisas fundamentais é entender como a câmera funciona, incluindo configurações de exposição, abertura, velocidade do obturador, ISO e foco. Isso permite que você controle a exposição e capture a imagem desejada.

    Também é preciso conhecer os princípios de composição, como regra dos terços, linhas de guia, equilíbrio e enquadramento, ajuda a criar imagens visualmente atraentes.

    Ter conhecimento em diferentes gêneros fotográficos, como retratos, paisagens, fotografia de rua, moda, esportes, etc., permite que o fotógrafo diversifique e se especialize, se desejar.

    Anúncios

    Saber escolher e cuidar de equipamentos, como câmeras, lentes, tripés e acessórios, é fundamental. Isso inclui manutenção e limpeza adequadas.

    6 opções de curso de fotografia gratuito

    Agora vamos ver alguns sites que oferecem diferentes opções de curso de fotografia gratuito com certificado ao final.

    1 - Prime Cursos

    Muito conhecido por sua vasta extensão de cursos e oportunidades de aprendizado na plataforma, o Prime Cursos oferece opções pagas e gratuitas para poder democratizar o acesso ao estudo.

    E não é nada diferente com o curso de fotografia, na verdade são oferecidos dois cursos diferentes de fotografia:

    • Como ganhar dinheiro com fotografia - 25 horas;
    • Fotografia Digital - 40 horas.

    Vamos falar especificamente do curso de fotografia digital, que possui carga horária de 40 horas e um conteúdo completo para te preparar e se tornar um fotógrafo.

    2 - Fundação Bradesco

    A Fundação Bradesco é conhecida pelos seus muitos cursos que capacitam as pessoas todos os dias. E com o curso de fotografia gratuito não é diferente, eles possuem duas opções relacionadas a essa área, veja:

    • Fotografias com Dispositivos Móveis;
    • Edição de Fotos e Vídeos com Windows 10.

    Com esses dois cursos você estará mais que preparado para poder tirar as suas fotos diretamente pelo celular e editá-las rapidamente no seu computador.

    Comece pelo curso de Fotografias com Dispositivos Móveis que tem uma carga horária de 8 horas e é voltada para pessoas de nível iniciante.

    Com ele você vai conhecer todos os recursos do seu celular, técnicas e como mexer na qualidade e resolução.

    Já o curso de Edição de Fotos e Vídeos com Windows 10 possui carga horária de 5 horas, e também é voltado para os iniciantes.

    Com ele você vai aprender a usar os softwares mais simples do Windows 10 e melhorar sua edição.

    3 - Udemy

    A Udemy é um site em que qualquer um que tenha vasto conhecimento sobre algum assunto pode fazer um curso. Por isso eles têm mais de 200 opções de cursos, desde os pagos até os gratuitos.

    E para quem curte fotografia, existem milhares de opções, veja algumas delas:

    Quem quiser se aventurar com cursos em inglês também poderá encontrar esse tipo de opção na Udemy.

    4 - Unova Cursos

    A Unova Cursos é uma plataforma de cursos online que oferece várias opções gratuitas e pagas em diferentes áreas.

    Ela é sediada em Guarapuava, Paraná, mas graças a tecnologia permite que pessoas do Brasil todo possam fazer os cursos.

    Eles possuem o curso de Fotografia Digital Grátis que tem uma carga horária de 50 horas, e é dividido em 9 aulas diferentes.

    Neste curso, o estudante vai aprender sobre conceitos de fotografia, luz e cores, os equipamentos, cuidados necessários, composição da imagem e muito mais.

    E para quem quiser emitir o certificado é necessário pagar uma taxa de R$39,90 após passar na prova ao final do conteúdo programático.

    5 - MoMA

    O MoMa é o Museu de Arte Moderna de Nova York, e através da plataforma do Coursera eles oferecem um curso de fotografia, considerado até um dos melhores gratuitos que estão disponíveis.

    O curso se chama “Seeing Through Photographs”, que em português seria "Vendo através de fotografias". E é preciso mencionar que ele é todo ministrado em inglês com possibilidade de ter legendas em Português Brasil.

    Ele foi criado para o nível básico e pode ser feito de acordo com a sua própria rotina, não tendo prazo para ser finalizado. Além do mais, ele tem uma carga horária de 17 horas, com bastante aprendizado.

    São seis testes e uma avaliação final ao longo do curso, e para poder ter o certificado é necessário pagar uma taxa que está em dólares.

    6 - iPED

    Mas se você quer uma opção de curso de fotografia gratuito mais completa, como por exemplo mais de 10 cursos em apenas um lugar, o iPED, Instituto Politécnico de ensino à distância, é o ideal.

    Essa plataforma oferece mais de 100 cursos diferentes de todas as áreas possíveis com foco em aprimorar as suas habilidades.

    Na área de fotografia você vai entender desde o básico até as áreas mais avançadas, com milhares de cursos que atendem suas expectativas. Veja alguns exemplos:

    • Introdução à Fotografia Digital - carga horária: 10 horas;
    • Fotografia Digital - carga horária: 80 horas;
    • Fotojornalismo - carga horária: 80 horas;
    • Marketing para Fotógrafos - carga horária: 80 horas;
    • Fotografia de Gestantes, Bebês e Newborn - carga horária: 80 horas;
    • Introdução ao Fotojornalismo - carga horária: 5 horas;
    • Produção de Vídeo com Câmeras DSLR: Acessórios para Lentes e Iluminação - carga horária: 2 horas.

    E ao final de cada curso você terá 10 questões objetivas e três reflexivas para responder, para saber se terá ou não o seu certificado que é totalmente grátis.

    Sendo esse um dos principais benefícios dos cursos do iPED, o certificado gratuito sem taxa a pagar.

    Depois de inscrito em um curso você tem até 30 dias para terminá-lo, mas considerando que são atividades e vídeo aulas de mais ou menos 10 minutos, você pode organizar seu tempo ou rotina para terminar dentro de um mês.

    Lembrando que a prática constante é essencial para aprimorar suas habilidades fotográficas. Experimente diferentes estilos e desafios para expandir seu conhecimento e aperfeiçoar sua arte.

    6 cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC