Saque FGTS: Confira todas as oportunidades para sacar o seu fundo de garantia

O Saque FGTS é uma excelente oportunidade para quem precisa de dinheiro, seja para eliminar pendências financeiras, ou para concretizar algum plano.

Anúncios

Por esse motivo, é importante entender em quais ocasiões é possível fazer a retirada dos valores da conta, seja esta do valor total ou parcial.

Isso porque, sabemos que a retirada convencional do FGTS só ocorre em ocasiões muito específicas, mas atualmente existem alternativas interessantes.

E, é justamente sobre isso que falaremos hoje, então não perca!

O que é o FGTS?

Antes de falarmos sobre o Saque FGTS, é importante entendermos o que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O FGTS é um tipo de benefício previsto nas regras do regime CLT, e na prática funciona como uma reserva para o trabalhador.

Esta reserva tem por intuito fornecer maior estabilidade financeira em caso de perda de emprego de forma inesperada.

Anúncios

E por “forma inesperada” nos referimos às demissões sem justa causa decidida pelo empregador.

O depósito dessa reserva deve ser feito na conta do FGTS do trabalhador mensalmente, no valor correspondente a 8% do salário.

Existem duas formas principais de sacar esse saldo: pelo saque-rescisão ou pelo saque-aniversário, que mais a frente entenderemos em detalhes como funcionam.

Em quais ocasiões é possível fazer o Saque FGTS?

Anteriormente explicamos que existem duas formas principais de saque FGTS, sendo que  a mais comum é o saque-rescisão.

No saque-rescisão é possível retirar o saldo total da conta logo após a rescisão do contrato trabalhista.

Mas, nessa modalidade o saque só é permitido em caso de demissão sem justa causa, de modo que se houver pedido de demissão ou motivo evidente para a rescisão contratual, o saldo fica bloqueado.

Nesse caso, só será possível retirar os valores em caso de liberações específicas pelo Governo, ou nas seguintes ocasiões:

Compra de imóvel: o saldo do FGTS pode ser utilizado para abater parte do financiamento imobiliário;

Aposentadoria: com a conquista da aposentadoria pelo INSS o cidadão tem a possibilidade de resgatar os valores da conta do FGTS.

A última opção para retirada do FGTS é o saque-aniversário, que permite o saque de 30% do valor total da conta uma vez ao ano, no mês do aniversário do titular.

Para essa modalidade é necessário fazer a adesão no aplicativo, lembrando que ao aderir ao saque-aniversário você abre mão automaticamente do saque-rescisão.

Qual o melhor tipo de saque FGTS: rescisão ou aniversário?

Anteriormente vimos as principais alternativas para realizar o saque FGTS, e foi possível entendermos que existem duas modalidades principais: saque-rescisão e saque-aniversário.

E, a diferença entre ambas as modalidades é que no caso do saque-rescisão você pode sacar tudo de uma só vez, mas, precisa aguardar a rescisão do contrato, e esta deve obedecer às normas.

Já no caso do saque-aniversário você não precisa aguardar, podendo retirar uma parte todos os anos, mas, essa retirada ocorre aos poucos.

Além disso, é importante destacar que ao aderir a uma modalidade você automaticamente abre mão da outra.

Isso significa que ao aderir ao saque-aniversário você não pode retirar todos os valores da conta no caso de rescisão trabalhista.

Então, ambas as opções contam com vantagens e desvantagens, portanto, é importante que você decida o que faz mais sentido para a sua vida.

Você prioriza estabilidade ou a possibilidade de retirar os valores com frequência?

Prefere reservar o dinheiro para uma emergência ou prefere não correr o risco de ter todo o saldo bloqueado em caso de pedido de demissão?

São muitas coisas a se pensar, por isso, vale conhecer ambas as opções em detalhes, a fim de tomar a melhor decisão!