Restituição do Imposto de Renda: Consulta ao 3º lote já está disponível

A Receita Federal já liberou a consulta de valores a receber referente a Restituição do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, o IRPF 2023.

Anúncios

Dessa maneira, a restituição será para mais de 5,6 milhões de pessoas na próxima segunda-feira (dia 31/07) e valor total pago gira em torno de 7,5 bilhões.

O que é Restituição do Imposto de Renda?

A Restituição do Imposto de Renda é o valor devolvido pela Receita Federal aos contribuintes que pagaram tributo a mais do que precisavam ao longo do ano.

Sendo assim, essa restituição nada mais é do que um acerto de contas feito após o envio da declaração anual de imposto de renda.

E essa devolução ocorre porque na verdade você paga antecipadamente seus impostos ao longo do ano, o que é o caso do desconto feito na folha de pagamento de trabalhadores com carteira assinada, por exemplo.

Então, ao entregar sua declaração, a Receita Federal cruza os dados da sua declaração com os valores pagos ao longo do ano e verifica o valor que da restituição caso você tenha feito o pagamento do valor a mais.

Quem tem direito?

Todas as pessoas que precisam declarar o imposto de renda podem ter direito a Restituição do Imposto de Renda, caso possuam valores a receber.

Anúncios

Você também vai gostar de saber 👉 O que acontece se declarar o Imposto de Renda atrasado?

Como consultar o valor da restituição?

A consulta pode ser feita através do site da Receita Federal ou através do aplicativo.

Dessa maneira, ali você terá acesso a todos os dados referentes a sua declaração e ao valor da restituição caso possua saldo.

No entanto, essa consulta só estará disponível depois de enviar sua declaração e ela for confirmada pela Receita Federal.

Acompanhe o passo a passo que preparamos para que você consulte a Restituição do Imposto de Renda.

  • Entre no site e busque por “Consultar Restituição do Imposto de Renda”, informe seu CPF e o ano da declaração a qual você deseja consultar;
  • Pelo site e-CAC você deve buscar pela opção “Restituição e Compensação” e em seguida selecione a opção “Extrato e processamento DIRF”;
  • Já pelo aplicativo, basta você selecionara a opção “Consulta de Restituição” e o ano da declaração.

Como receber o valor da Restituição do Imposto de Renda?

Quando você preenche sua declaração do Imposto de Renda, informa seus dados bancários, sendo assim, caso haja valor para ser restituído ele será depositado diretamente nesta conta conforme o calendário de pagamento.

No entanto, se por algum motivo o valor não for depositado na conta informada como por exemplo, dados incorretos ou conta desativada não se preocupe.

Os valores ainda ficarão disponíveis e você pode fazer o resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Sendo assim, caso isso aconteça você poderá agendar o crédito do valor em qualquer conta bancária que esteja em seu nome.

Basta acessar o portal BB, ligar para a Central de Relacionamento do banco ou se dirigir até uma agência do Banco do Brasil.

No entanto, vale lembrar que caso você não resgate o valor da restituição após um ano será necessário que faça a solicitação através do portal e-CAC da seguinte maneira:

  • Entrar no Portal e-CAC;
  • Acessar o Menu “Declarações e Demonstrativos”;
  • Clicar em “Meu imposto de renda”;
  • Em seguida em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
  • Basta preencher os dados solicitados e fazer sua solicitação.

Conclusão

A Restituição do Imposto de Renda é um direito de todo contribuinte que ao longo do ano excede o valor pago dos impostos.

Dessa maneira, a Receita Federal avalia e faz a restituição de acordo com o valor que o contribuinte tem para receber.

Então, não deixe de consultar se você possui valor a receber e fique de olho na data da Restituição do Imposto de Renda.

Como saber se cai na malha fina: Veja esse passo a passo! Fique sabendo!