Números da identidade: onde ficam e como consultar online?

Os números da identidade no Brasil são referentes ao nosso RG, ou o Registro Geral, que pode ser emitido assim que nascemos. Mas onde posso encontrá-lo no documento?

Anúncios

É importante saber tudo sobre o seu documento e saber onde encontrar o número do RG, por isso, vamos te ensinar!

O que são os números de identidade?

O número de identidade é uma série de dígitos localizados no seu RG, no Registro Geral, ou Cédula de Identidade.

Esse documento é muito importante para a identificação das pessoas, sendo amplamente utilizado, principalmente quando ele contém também o seu número do CPF.

O RG é um documento oficial e aceito em todos os estabelecimentos, instituições e órgãos brasileiros. Ele é emitido pela Secretaria de Segurança Pública do estado em que você mora e contém todas as suas informações importantes, como:

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Números de identidade;
  • Naturalidade;
  • Foto;
  • Assinatura;
  • Nome da mãe e do pai;
  • E outros.

Os números de identidade são únicos e servem como uma forma de identificação pessoal ao longo da vida de um indivíduo.

Por esse motivo é importante ter o RG sempre atualizado e guardá-lo em um local seguro, pois é um documento essencial para várias situações cotidianas.

Anúncios

Ele é tão importante que as pessoas são incentivadas a aprender os números de identidade do CPF e do RG, para que saibam de cabeça desde a infância.

Para que serve o RG?

O RG (Registro Geral) é um documento de identificação pessoal que serve para comprovar a identidade de alguém.

E ele é utilizado em diversas situações e ocasiões para comprovar que uma pessoa é mesmo quem ela diz ser.

Ele pode ser utilizado para aberturas de contas bancárias ou para algumas transações financeiras, então nunca saia de casa sem esse documento e, se estiver indo ao banco, pode acabar perdendo a viagem.

Ele também é obrigatório para a solicitação de matrícula em instituições de ensino e para acessar serviços públicos ou programas sociais.

Em estabelecimentos comerciais, o RG é solicitado para a realização de compras, dependendo do tipo, é claro. E em viagens nacionais, ele é utilizado como identificação em aeroportos e portos.

Como consultar os números da identidade online?

O RG é um documento muito importante em todo o nosso território nacional, e em algumas ocasiões você pode precisar levar o documento físico para onde estiver indo, de forma que possa ser consultado.

Mas se você não levar, algumas vezes ter o documento de forma digital pode auxiliar.

RG Digital

Para ter acesso a ele, você vai precisar baixar o app RG Digital do seu estado, ele está disponível de acordo com a região que você mora.

Depois de baixar, leia o Qr Code do seu RG físico, cadastre a biometria facial e comece a usar o aplicativo.

Se o seu RG não tiver Qr Code, que é algo para os documentos emitidos mais recentemente, adicione os dados manualmente que ele irá entrar da mesma forma.

Você pode cadastrar não só o seu documento, mas também o de toda a sua família, como filhos, esposa e outros dependentes.

Pelo site Meu INSS

Acessando o site ou aplicativo do Meu INSS você também consegue consultar o número desse documento, e muitos outros também.

Depois de fazer o seu login com o CPF e a senha, você deverá ir até a página do seu cadastro. Nessa mesma aba você encontrará os seus dados cadastrais, e procurando por documentação você poderá ver todos os seus documentos.

Em “identidade”, você verá o número do seu RG, junto com outros dados relevantes à identificação.

Como tirar o RG?

A primeira via do RG geralmente é emitida durante a infância, os pais devem realizar esse processo tendo em mãos diferentes dados.

Para a primeira via do seu documento ou do seu filho, você precisará 2 fotos 3×4 originais e recentes, sem muitas mudanças bruscas de visual, já que precisa ser identificável.

É necessário uma certidão de nascimento original também, ou uma cópia simples, mas não deixe de levar.

Outro documento que não pode faltar é o CPF, precisa ser um original ou um comprovante de inscrição da Receita Federal. Ele pode ser consultado no site da própria receita para a emissão de um comprovante.

E se a emissão do documento for para uma criança, ela deve estar acompanhada de um responsável que tenha o seu RG em mãos.

Perdi meus números da identidade, e agora?

Se você perdeu seu RG é importante providenciar uma nova via, mesmo que você já tenha o RG digital para consulta online.

Em algumas ocasiões o RG físico pode ser necessário e o digital não irá servir, então é preciso ter ele guardado.

Em casos de ter o seu documento perdido, roubado ou extraviado você tem que começar fazendo um boletim de ocorrência, para notificar o que aconteceu com o documento, faça isso de forma online ou presencial.

O seu próximo passo é solicitar um documento, você pode agendar o horário no lugar da sua região, que por exemplo se você mora em São Paulo, pode ser um poupatempo, mas varia de acordo com a região.

Depois que emitir o seu RG não para por aí, você vai precisar ficar de olho em movimentações no seu nome, para identificar possíveis fraudes com o seu documento perdido.

Muitas pessoas contam que sofreram fraudes depois de perder ou ter seu documento de identidade perdido, já que ele conta com seus dados mais importantes como o RG, CPF, data de nascimento e até o nome da mãe.

É possível que se cometa fraude financeira tentando abrir contas bancárias, solicitar empréstimos ou realizar transações financeiras em seu nome, causando prejuízos financeiros.

Se os criminosos realizarem dívidas em seu nome e não pagarem, você pode ficar negativado nos órgãos de proteção ao crédito, prejudicando sua reputação financeira.

Além disso, com tantos dados em mãos, eles podem usar isso como base para falsificação de outros documentos como carteira de motorista e cartões de crédito.

Por isso, é extremamente importante que você tome cuidado com os seus documentos pessoais que contenham números da identidade.