Lucro FGTS, quem tem direito?

O Lucro FGTS também é conhecido como distribuição de resultados do FGTS, e se trata de uma modalidade que permite a distribuição de parte do lucro obtido pelo FGTS entre os trabalhadores que possuem saldos nas contas vinculadas do fundo.

Anúncios

Vamos conhecer mais sobre esse assunto, como quem tem direito e como pode ser sacado.

O que é o FGTS?

Antes de começarmos, vamos retomar o que é o FGTS e sua importância para os trabalhadores brasileiros.

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros que tem como principal objetivo fazer uma espécie de reserva financeira.

Reserva essa que pode ser sacada em situações como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, doenças graves, entre outros casos específicos previstos em lei.

Essa reserva é feita pelo seu empregador que mensalmente deve depositar 8% do salário em uma conta específica. Esses depósitos são feitos em uma conta administrada pela Caixa Econômica Federal.

E tudo o que for relacionado ao seu FGTS, movimentações, depósitos e saques podem ser consultados no aplicativo específico do Fundo ou no Internet Banking da Caixa Econômica Federal.

Anúncios

De forma mais resumida, o FGTS é um direito fundamental e obrigatório para os brasileiros, proporcionando certa segurança com uma reserva financeira usada em momentos importantes e necessários.

O que é o Lucro FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou o FGTS, se trata de um fundo de investimento que reúne os benefícios pagos aos trabalhadores brasileiros.

E todo esse dinheiro é depositado em um fundo comum da Caixa Econômica Federal, sendo gerenciado pelo banco, assim como alguns outros benefícios. 

E se tratando de um fundo de investimento ele claramente renderia lucro para seus contribuintes. Segundo informações, em 2022 o lucro do FGTS foi de R$12.7 bilhões de reais que foram distribuídos entre mais de 200 milhões de pessoas.

Esse rendimento ficará acumulado até que seja distribuído para os trabalhadores, como uma forma de rendimento adicional às suas contas do FGTS.

A distribuição do Lucro FGTS passou a ser feita em 2017, e a intenção é que seja algo anual, mas depende do rendimento gerado, se foram positivos ou não.

Quem tem direito?

Porém, não são todas as pessoas que têm direito ao Lucro FGTS, a distribuição é proporcional ao saldo de cada conta e ocorre de acordo com regras específicas estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS.

Geralmente, são contemplados trabalhadores que possuem saldo positivo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro do ano-base.

Sejam contas ativas ou inativas, contanto que tenham saldos o trabalhador irá receber uma proporção do Lucro do FGTS.

Tem como calcular o Lucro ?

E se você quiser saber mais ou menos quanto irá receber do Lucro do FGTS, é preciso se lembrar que o rendimento é referente ao índice de cada ano, o que pode variar.

Então como é algo que ainda não está definido, teremos que esperar até dezembro de 2023 para poder saber qual será o índice do ano. Então você poderá fazer a conta com base no valor que tem em conta e o índice.

Continue acompanhando as informações divulgadas pela Caixa Econômica e pelo governo para entender melhor quando será feita a distribuição do lucro.

Como sacar o Lucro FGTS?

O lucro do FGTS é um adicional, que pode ou não ser anual, ao valor que você já tem em conta do FGTS.

Isso significa que ele não será muito diferente do saldo que já tem em conta, sendo assim, você só poderá sacar de acordo com as regras do próprio Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Então como sacar o FGTS?

Então para saber quando poderá sacar o lucro, precisa saber como sacar todo o fundo da sua conta do FGTS.

E para isso, existem 14 situações diferentes em que o FGTS pode ser sacado. A primeira e mais comum desses motivos é a demissão sem justa causa, por parte do empregador.

Outras situações são a de falecimento de um trabalhador, aposentadoria, rescisão por falência ou por culpa recíproca.

Se o indivíduo tiver sido acometido por algum tipo de desastre natural, o país estiver em estado de calamidade pública ou por razões muito urgentes, ele também poderá fazer o saque do seu saldo FGTS.

Ainda faltam 8 motivos pelos quais é possível fazer o saque, então continuando a nossa lista, quando o trabalhador ou algum dos seus dependentes estiver em estado terminal, com câncer ou tiver vírus HIV, também estará apto.

O FGTS pode ser utilizado como parte do pagamento ou pagamento integral de imóveis, ajudando trabalhadores a realizarem o sonho da casa própria. Ou então para complementar pagamentos em financiamentos imobiliários.

A partir dos 70 anos, o trabalhador pode sacar o FGTS, mesmo que ainda esteja empregado.

Outra situação que foi instituída também é o saque na modalidade de saque aniversário, em que o trabalhador pode retirar uma parte do seu saldo anualmente, a partir do mês do seu aniversário até a data estipulada pela Caixa Econômica.

Como consultar o lucro?

Se você não sabe se recebeu ou não sabe onde será depositado a sua parte do lucro do FGTS, isso não é motivo para desespero. Nós vamos te ajudar!

Para isso você pode fazer a consulta do lucro, e descobrir quando vai receber e se ele já caiu.

E para fazer a consulta utilize o aplicativo do FGTS que está disponível para Android ou iOS, além de poder ser acessado pelo internet banking da Caixa.

Lá você poderá se cadastrar ou acessar a conta que já possui. Lá é possível conferir o extrato para acompanhar tanto o depósito quanto consultar o seu saldo.

E se você quiser acompanhar de perto sem ficar entrando no app, basta solicitar na Caixa o recebimento de SMS dos depósitos da sua conta.

Para ficar por dentro de quando receberá o seu lucro FGTS e de quanto é a porcentagem, fique de olho e acompanhe as informações que o Governo Federal e a Caixa Econômica liberam.