Investimentos para os filhos: por onde começar?

Muitos pais fazem investimentos para os filhos desde a infância, o que é uma escolha bem inteligente, visto que pode garantir um futuro mais seguro financeiramente e lhes dar mais oportunidades futuras.

Anúncios

Mas por onde se deve começar essa prática? E quando começar? São vários questionamentos que iremos responder neste artigo!

Por que investir para os filhos?

Investir para os filhos, independente do momento que você começar, vai auxiliar eles com uma graninha extra no futuro, talvez até pagar a faculdade dependendo de quanto está guardado.

Esse tipo de prática pelos pais pode garantir que eles tenham acesso à uma educação de qualidade, além de incentivar as crianças a aprenderem mais sobre finanças, visto que elas podem ser inseridas no processo de investimento.

No futuro esse valor pode servir para inúmeros fins, seja para mensalidades, atividades extracurriculares e até mesmo para realizar sonhos no futuro.

E quando começar?

E o momento ideal para começar o investimento para os filhos, é o mais rápido possível. Quanto mais cedo, mais você pode juntar para as suas crianças, e mais vantagens eles terão no futuro.

Começando cedo, você terá mais tempo para o dinheiro crescer e se valorizar ao longo dos anos.

Anúncios

Permitindo que mesmo pequenas quantias investidas podem se transformar em uma soma significativa ao longo do tempo, graças à capacidade de reinvestimento dos rendimentos gerados pelos investimentos.

Outro detalhe importante é que começando cedo, é possível fazer depósitos menores e regulares, mas que com o tempo podem render bastante.

Lembre-se que isso não deve impactar nas suas principais despesas, e você não deve se espelhar no que outras pessoas depositam para seus filhos, já que cada família possui uma condição financeira.

Por onde começar o investimento para os filhos?

Existem algumas dicas para saber por onde começar o seu investimento para os filhos.

Objetivos

Ao pensar em investimento para os filhos não faz tanto sentido montar um objetivo para o dinheiro. Mas sim, objetivos de valores que querem ser atingidos, que são mais tangíveis.

O objetivo para o fim que o dinheiro vai ter, será escolhido quando o seu filho estiver mais velho e puder tomar decisões. Podendo ser investir em um sonho, no colegial, em atividades interessantes ou outras.

Monte um orçamento

Com base na sua realidade, é necessário montar um orçamento de quanto será depositado no tipo de investimento escolhido, e qual será a frequência utilizada para isso.

Analise suas finanças e crie um orçamento para determinar quanto pode reservar para os investimentos dos seus filhos regularmente. É fundamental garantir que suas obrigações financeiras também estejam em dia.

Escolha as opções de investimento adequadas

Pesquise e estude as diferentes opções de investimento disponíveis, como contas poupança, títulos de renda fixa, fundos de investimento, planos de previdência privada, entre outras alternativas.

Com base em seus objetivos e analisando o risco, selecione os investimentos mais adequados para seus filhos. Se você busca minimizar riscos, uma ótima dica é fazer a diversificação desses investimentos.

Abra uma conta para seus filhos

Dependendo das opções que você escolher, é interessante abrir uma conta no nome dos seus filhos para dar início aos investimentos. 

Ensine educação financeira

Desde a infância, comece a ensinar os seus filhos sobre a educação financeira, para que eles possam saber como manejar o dinheiro na hora de realmente cair em suas mãos.

Dessa forma eles poderão aprender a economizar e investir desde cedo, de forma que eles sejam adultos mais responsáveis com suas finanças no futuro.

Tipos de investimentos para os filhos

Agora que você sabe mais sobre como começar os investimentos para os filhos, veja os tipos de investimentos que podem ser escolhidos.

Conta Poupança

O mais comum que os pais costumam fazer aos seus filhos é a poupança, por ser algo mais seguro e, geralmente, de baixo risco.

Se trata de uma conta bancária, que assim que a criança nascer e tiver um CPF, pode ser feita em qualquer instituição financeira. 

A poupança se trata de uma conta bancária em que o depósito de dinheiro pode ser feito regularmente, e geralmente oferece juros sobre o valor que está sendo depositado.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma opção considerada de baixo risco e mais segura que o normal, além de ser oferecida pelo Governo para que as pessoas comprem títulos de forma acessível e prática.

Existem diferentes tipos, como o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e o IPCA+. Ao escolher esse tipo de investimento podemos notar mais segurança, já que o emissor é o governo.

E apesar de não serem muito rentáveis, eles ainda são mais rentáveis do que a poupança e apresentam grande flexibilidade pela gama de títulos disponíveis.

Fundos de investimento

Investir em fundos de investimento é interessante para quem quer diversificar, isso porque oferece vários ativos e recursos, como ações, títulos, imóveis e muito mais.

A rentabilidade dos fundos de investimento varia de acordo com a performance dos ativos nos quais você investe. E é por isso, que ao investir em fundos de investimento você precisará de uma corretora ou de um gestor para isso.

Ações e fundos de ações

Investir em ações ou em fundos de ações pode ser uma opção para aqueles que buscam retornos mais expressivos ao longo do tempo, embora envolvam maior risco.

Esse tipo de investimento oferece a oportunidade de obter retornos significativos ao longo do tempo, já que as ações têm o potencial de valorização.

Além disso, quando você está investindo nesse tipo de recurso, tem a possibilidade de ensinar na prática ao seu filho como esse mundo financeiro funciona.

Porém, ações e fundos de ações são muito voláteis, portanto acabam apresentando muito mais riscos. Por isso, não aposte todas as suas fichas nesse tipo de investimento, busque diversificar para não sofrer em casos de prejuízos.

E é também por esse motivo que se faz necessário analisar e pesquisar a fundo sobre o mercado de ativos e as ações que você busca investir. Se possível conte com a ajuda de profissionais da área.