Investimento em agronegócio: tudo o que você quis saber!

Desde já, saiba tudo sobre como funciona o investimento em agronegócio e como dar início a essa aplicação financeira!

Anúncios



Você sabe qual é o bem mais rentável do mundo? No primeiro momento, podemos pensar no petróleo ou no famoso nióbio. Mas há outro tipo de ativo que é muito lucrativo em tempos de crise: a terra produtiva, sendo necessário ter um grau de eficiência de exploração superior a 100%.

Cartões mais recomendados

O agronegócio é uma atividade de destaque, ligada à economia e ao desenvolvimento do Brasil. Vamos entender os tons de crescimento dessa indústria no Brasil, que tem atraído muita atenção por sua expansão, produtividade e capacidade de geração de empregos.

Separamos para você as principais informações para esclarecer as suas dúvidas. Portanto, continue a leitura e confira tudo sobre:

  • Cenário atual do setor do agronegócio no Brasil;
  • Tipos de investimentos em agronegócio;
  • LCA Letra de Crédito do Agronegócio;
  • CRA Certificado de recebíveis do agronegócio;
  • Ações do agronegócio;
  • Fundo de investimento no agronegócio Fiagro.

Cenário atual do setor do agronegócio no Brasil

Não é segredo para ninguém que o Brasil é o quarto maior produtor e segundo maior exportador de grãos do mundo, com 19% do mercado global. O país do futebol também é da agricultura, respondendo por 50% do comércio mundial de soja.

Não ficamos no fim da fila quando o assunto é pecuária: o Brasil possui o maior rebanho bovino e é maior exportador de carne bovina do mundo. O frango também é o queridinho dos brasileiros, somos o quarto maior produtor e o primeiro exportador de frangos do planeta.

O futuro é difícil de determinar, mas há fortes sinais de um novo super ciclo das commodities. Os analistas acreditam que os preços dos produtos agrícolas podem permanecer elevados por mais tempo, depois de uma recuperação da economia e o aumento da demanda.

Anúncios


Devo enfatizar que essa situação não é benéfica apenas para o Brasil, mas também para outros grandes países produtores e exportadores. Isso é ótimo para nós, porque, como mostrei acima, o agronegócio movimenta a economia.

Neste ponto, você pode pensar: “Eita, que pena, não sou um fazendeiro e não posso me beneficiar deste vai e vem das commodities.”

A boa notícia é que você não precisa ter uma fazenda, morar no campo ou mesmo ter muito dinheiro para andar neste bonde. Por apenas 100 reais, você entra facilmente nesse mercado – o que significa que poderá lucrar com as fazendas e empresas mais produtivas que representam o ramo.

Tipos de investimentos em agronegócio

Investimento em agronegócio

1 – LCA Letra de Crédito do Agronegócio

À princípio, LCA significa “Letra de Crédito do Agronegócio” é um título de crédito que pode ser emitido por instituições financeiras públicas ou privadas. O intuito é obter recursos para financiar o setor do agronegócio.

O que é e como funciona?

Quando você compra uma LCA, você empresta dinheiro para o agronegócio e recebe, em troca, seu dinheiro acrescido de uma taxa de juros.

Anúncios


Esse título está atrelado a direitos de crédito sobre transações realizadas entre produtores rurais. Essa modalidade de investimento funciona como um repasse de todos os bens recebíveis aos investidores privados antes dos vencimentos.

Pense comigo, trata-se de uma maneira fantástica de rentabilizar o seu dinheiro, pois enquanto você dá um gás no seu capital de forma segura e com uma taxa de retorno bastante atraente, o agronegócio está sendo turbinado através dos recursos vindos desse tipo de investimento.

 Qual é o rendimento?

Podemos ter até liquidez diária nas Letras de Crédito do Agrobusiness. É possível consultar o saldo diariamente para ver a rentabilidade do investimento. É importante ficar atento ao prazo de investimento antes de investir em uma Letra de Crédito do Agronegócio.

Se o período de carência é de 90 dias (mínimo) e você quer resgatar os recursos antes do prazo estipulado, você pode ter dificuldades. Então, se você precisar do capital investido antes do vencimento da carência, pode não ser uma boa ideia colocar os seus recursos em ativos do agronegócio.

É importante destacar que, é preciso ter atenção dobrada ao período de carência, pois mesmo que a taxa de retorno da LCA seja superior à de um CDB, por exemplo, a aplicação pode ser lucrativa para você que não têm certeza se realmente podem ceder a posse dos recursos durante o prazo de carência.

É recorrente LCAs com taxas de retorno de 93% do CDI ou mais. Essas taxas de retorno variam de acordo com cada instituição financeira.

Quais são as vantagens?

• É garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

• Não possui incidência de Imposto sobre Operações Financeiras

• Não possui incidência de Imposto de Renda

• Devido à isenção do imposto de renda, geralmente possui rendimento superior à Poupança e CDB,

• Possui grande valor no financiamento de produtores rurais e auxilia no crescimento do setor agropecuário.

2 – CRA Certificado de recebíveis do agronegócio

O CRA pode ser tudo o que faltava para alavancar a sua carteira. Saiba tudo sobre essa categoria de investimento e como escolher o melhor para fazer o seu dinheiro render de verdade a partir de agora.

O que é CRA e como funciona?

Trata-se de um título privado de crédito, que só é emitido por securitizadoras. A captação financeira do CRA é utilizada para o custeio das atividades do setor do agronegócio, como, por exemplo, financiamento de máquinas ou construção de granjas.

Se interessou?! Então, para começar a investir em CRA, só é necessário abrir uma conta em uma corretora. Claro, você deve considerar os custos de operação, qualidade e eficiência da corretora, além da gama de produtos de investimentos oferecidos por ela. Depois disso, basta aplicar o valor a ser investido e executar a ordem de compra.

Rentabilidade

A rentabilidade é a capacidade de produzir rendimentos finais, em outras palavras, a rentabilidade é o resultado de retorno financeiro. Geralmente, os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), semelhante a outros ativos de renda fixa, têm a seguinte dinâmica de rentabilidade: Prefixada e pós-fixada. Vamos conhecer cada uma delas?

Para quem não gosta muito de surpresas, a opção mais viável é a Prefixada, pois, neste caso, é possível calcular o valor exato que você receberá no vencimento do contrato. É possível calcular exatamente porque a taxa é prefixada, dessa forma, ela não sofre alteração ao longo do contrato.

Os ativos que apresentam a natureza Pós-fixada, por sua vez, seguem a mesma tendência do Selic ou CDI. Ou seja, o retorno é apenas revelado no momento do resgate ou no final do prazo de vencimento.

Quais são os riscos

É importante destacar que o Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é um tipo de investimento de risco moderado. O CRA tem risco de liquidez e de crédito maiores que as aplicações conservadoras de renda fixa privada, como CDB, LCI e LCA.

Esses tipos de ativos são chamados de “investimentos à longo prazo”, ou melhor, longuíssimos prazos, além do mais, eles são de baixa liquidez , tornando-se uma opção onerosa.

Antes de começar a investir, saiba que é difícil retirar seu investimento antes da data de vencimento. Por isso, é importante verificar os prazos de vencimento de cada título antes de aplicar o seu dinheiro, sempre visando os seus objetivos.

O CRA de repente não é a melhor opção para você, se você precisar de dinheiro em um prazo mais curto.

3 – Ações do agronegócio

Resumidamente, as ações representam uma fração do capital social de uma empresa, ou seja, ao comprar uma ação, você se torna sócio da organização.

Como sócio, então, você passa a correr os riscos desse empreendimento: é como se o capital social da empresa fosse um grande bolo, em que você, detentor de uma ação, é possuidor de uma das fatias.

De acordo com investidores e analistas, as principais ações do agronegócio são: Brasil Ecodiesel, Friboi e Cosan.

Como funciona?

Antes de investir nesse mote é preciso ter um pouco de conhecimento técnico ou assistência especializada. Então, continue lendo nosso conteúdo para entender todos os pontos necessários. Ademais, é importante consultar o portfólio sugerido por uma corretora de ações e afins.

Para começar a comprar ações, você precisa ficar ligado na abertura de capital das empresas, a partir da oferta pública inicial (IPO). Para você entender melhor, esse procedimento é um tipo de oferta pública em que as ações de uma empresa são vendidas aos consumidores.

Em outras palavras, é uma espécie de bolsa de valores. Então, a oferta pública inicial (IPO) é o momento em que você está diante do bolo e pode escolher a melhor fatia para você.

Vantagens

  • Conforme o último censo do IBGE, o agronegócio responde por aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e foi o único setor que teve resultado positivo em 2020.
  • O agronegócio representa um mercado rentável em momentos de crise, devido à crescente necessidade global por alimentos e a grande capacidade de produção do campo brasileiro.

4 – Fundo de investimento FIAGRO

FIAGRO é incentivo fiscal para fundo de investimento em agronegócio, promovido pela Lei 14.130/2021. Essa lei instituiu os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), que são um instrumento para que o agronegócio possa captar recursos no mercado financeiro.

Trata-se de um fundo que permite que qualquer investidor, nacional ou estrangeiro, possa aplicar seus recursos ao setor, seja diretamente (com a aquisição de imóveis rurais) ou indiretamente (com a aplicação em ativos financeiros atrelados ao agronegócio).

Ao investir, os fundos serão geridos por instituições do mercado financeiro, como bancos e distribuidoras de títulos e valores mobiliários (DTVMs), que captarão os investidores.

Aproveite e saiba tudo sobre como começar a investir em ações! Clique no botão abaixo e saiba mais!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu