Curso atendente de farmácia: veja como funciona

Se você tem dúvidas de como funciona o curso de atendente de farmácia, nós vamos te contar tudo e mais um pouco hoje.

Anúncios

Vem com a gente entender mais:

O que faz o atendente de farmácia?

Quando vamos em uma farmácia, provavelmente seremos atendidos por um profissional formado em curso de atendente de farmácia.

Ele desempenha um papel crucial no ambiente de uma farmácia, dando suporte e assistência aos clientes.

A principal função é atender os clientes, receber e ajudar quando preciso, além disso, eles oferecem informações sobre vendas de remédios, suplementos e outros produtos de saúde.

Eles também podem responder a perguntas sobre sintomas leves e aconselhar sobre produtos adequados.

Outra responsabilidade é o controle e organização do estoque, assim como a organização de prateleiras, verificando sempre as datas de validade e etiquetas dos produtos.

Anúncios

O atendente de farmácia não precisa ser extremamente experiente em medicamentos, mas ele precisa saber o básico do assunto, legislações e sobre ética profissional também.

Esse profissional vai atuar junto de farmacêuticos, oferecendo assistência e fazendo a triagem de receitas médicas, se tratando de um remédio controlado eles não podem fazer a liberação, mas o farmacêutico pode.

Qual a diferença entre atendente de farmácia e farmacêutico?

Com esse gancho, podemos mencionar que existem algumas atividades que o atendente de farmácia não está apto a fazer, e que demandam exclusividade dos farmacêuticos.

O primeiro ponto que demonstra essa diferença está na formação dos dois profissionais, enquanto o atendente de farmácia pode fazer um curso menor e técnico, o farmacêutico precisa ser formado em farmácia por uma universidade.

Como já percebemos também, o atendente se encarrega de tarefas e atividades mais relacionadas a administração e atendimento de clientes, enquanto o farmacêutico será responsável por tarefas mais complexas e técnicas.

Isso inclui a dispensação de medicamentos prescritos, a interpretação de receitas médicas, a prevenção e identificação de interações medicamentosas, além de oferecer aconselhamento especializado aos pacientes.

Como funciona o curso de atendente de farmácia?

O curso de atendente de farmácia vai preparar um profissional para trabalhar nos balcões das farmácias. Comparado com o farmacêutico, essa opção é ideal para quem quer uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Ele pode ter duração de 3 meses a 2 anos dependendo da opção escolhida, muitas vezes é caracterizado como um curso livre, mas também pode ser um tipo de curso técnico.

Se for um curso livre, ele pode ser bem curto, já para cursos técnicos a duração mínima geralmente é de 1 ano.

Apesar de ser mais encontrado na modalidade de ensino à distância, EAD, ele pode ser encontrado em certas instituições de forma presencial ou semipresencial. Tudo vai depender de quem está oferecendo o curso em questão.

Quem pode fazer esse curso?

O curso de atendente de farmácia geralmente é feito na modalidade livre ou técnica, portanto, desde que o indivíduo interessado tenha se formado no ensino médio e tenha mais de 18 anos, ele estará apto a fazer o curso.

Não é necessário nenhum tipo de formação prévia na área de saúde para que possa trabalhar ou fazer esse curso para essa posição em específico.

O que vou aprender no curso de atendente de farmácia?

Durante o curso de atendente de farmácia, você irá obter alguns conhecimentos específicos para essa área e que são importantes para sua formação como profissional.

A ideia desses cursos é te preparar para atender bem, tendo em mente algumas noções de farmácia e medicamentos.

Vale lembrar que a grade desses cursos vai variar de acordo com a instituição de ensino que você procurar.

Então o primeiro assunto que você irá aprender são conceitos básicos que te introduzem a este setor, como as funções de um farmacêutico, quais são os tipos de remédio, quais podem ser vendidos sem receita médica e muito mais.

Como a ideia não é aprofundar, o profissional vai aprender o básico para ter noções de classificação, fórmulas, interações medicamentosas e outros.

Além disso, são ensinadas técnicas de atendimento ao cliente, focando no desenvolvimento de habilidades de comunicação e como lidar com situações mais desafiadoras.

É importante também que os atendentes de farmácia saibam o básico de primeiros socorros, pode acontecer da pessoa que estiver na farmácia precisar de atendimentos primários, então seria bom saber o que fazer nessas ocasiões.

Como é a metodologia?

Geralmente a metodologia de ensino desses cursos vai variar de acordo com cada uma das instituições de ensino. Porém, é muito comum que se mescle a teoria junto da prática, para trazer mais experiência e vivência para estes profissionais.

A transmissão de conceitos teóricos muitas vezes ocorre por meio de palestras ministradas por instrutores especializados, ou por meio de vídeo aulas caso seja um curso EAD.

E a prática pode ser trazida em forma de simulações ou de role play, que é quando os alunos se colocam no lugar de um cliente para poder testar as habilidades de atendimento.

Dependendo do tipo de curso você pode até conseguir fazer um estágio para colocar suas técnicas em prática e obter mais experiência.

Onde fazer o curso de atendente de farmácia?

Agora que você sabe tudo sobre como funciona o curso de atendente de farmácia, você pode conhecer algumas instituições de ensino que oferecem essa opção.

Vamos lá:

Senac

O Senac oferece um curso livre de atendente de farmácia, que possui uma carga horária de 240 horas e pode ser feito por maiores de 17 anos.

Ao final do curso o estudante ainda poderá receber um certificado que é aceito em todo o território nacional.

Microlins

A Microlins também oferece esse curso em modalidade presencial em todos os estados do país. Ele tem uma carga horária de 64 horas e duração de 8 meses.

Quando terminar o curso você poderá obter um certificado de qualificação profissional válido em todo o Brasil.

Instituto Mix

O Instituto Mix é referência quando se fala em capacitação profissional, e eles também oferecem o curso de Atendente de Farmácia e Drogaria.

Ele está presente em mais de 50% do território brasileiro, e tem uma metodologia de ensino para cada necessidade, seja ela presencial, híbrida ou online.

Com todas essas informações em mãos, você já pode dar o próximo passo para a sua carreira após o curso de atendente de farmácia.