Curso jurídico: quais são as opções

Depois de formado, o advogado pode fazer um curso jurídico para garantir sua especialização, dessa forma é possível conseguir trabalhar de forma mais direcionada na área que você quer criar a sua carreira.

Anúncios

O campo jurídico oferece uma variedade de opções de cursos para aqueles que buscam compreender e praticar o Direito.

Esses cursos abrangem diversas áreas, permitindo que os estudantes se especializem de acordo com seus interesses e objetivos de carreira.

Vamos ver as áreas diferentes e quais são as opções de carreiras que podem ser seguidas:

Quais são as opções de curso jurídico?

No Brasil existem diversas opções de curso jurídico que um advogado pode optar depois de se formar e continuar seus estudos.

Veja algumas das opções:

Direito penal

O Direito Penal é um ramo que faz o estudo dos crimes, penas e como funciona a aplicação da justiça penal. Envolve o estudo da constituição, seus princípios e as relações entre os poderes.

Anúncios

Esses cursos vão preparar as pessoas ensinando-as sobre a teoria do crime os conceitos básicos, mesmo que sejam assuntos que você já tenha visto na faculdade é sempre bom rever.

Assim como os procedimentos de direito processual penal ou direito penal especial, esses advogados precisam estar preparados para defender seus clientes acusados de crimes e oferecer consultoria jurídica.

Direito Civil

O direito civil é a área que regula relações entre pessoas físicas e jurídicas, portanto.

É uma das mais abrangentes e não necessariamente envolvem crimes, mas sim contratos, propriedades, sucessões familiares, responsabilidade civil e muito mais.

Advogados civis frequentemente trabalham em transações comerciais, litígios civis e questões familiares.

Essa área normalmente foca em oferecer assessoria jurídica para quem precisa, atuando também como mediadores e árbitros de conflitos.

Direito Tributário

O direito tributário é uma área que estuda a tributação do nosso país, focando nos tributos materiais, processuais e no lado institucional, concentra-se nas leis relacionadas a impostos.

Advogados especializados em direito tributário ajudam empresas e indivíduos a entender e cumprir suas obrigações fiscais, além de representar clientes em disputas com as autoridades fiscais.

Direito Trabalhista

O advogado que atua na área trabalhista irá atuar em cima de casos que envolvam empregadores e empregados, lidando com questões de contrato de trabalho, problemas no ambiente de trabalho, segurança e disputas sindicais.

Os cursos de especialização dessa área geralmente vão trabalhar com direito individual do trabalho, assessoria nas empresas e na mediação de conflitos trabalhistas que possam ocorrer em uma empresa.

Direito do Consumidor

O direito do consumidor é o ramo em que o advogado irá proteger os direitos dos consumidores.

Então esses cursos de especialização vão abordar os principais temas como contratos de consumo, procedimentos de defesa e responsabilidade dos civis.

Advogados dessa área podem ajudar indivíduos a lidar com questões como produtos defeituosos, publicidade enganosa e práticas comerciais desleais.

Direito Ambiental

Trata das leis e regulamentações relacionadas à proteção do meio ambiente e suas relações com os seres humanos.

Os advogados dessa área vão atuar em contato com direito constitucional ambiental, assuntos ambientais internacionais e o administrativo dessa área.

No direito ambiental internacional é feito a abordagem de tratados e convenções ambientais. Enquanto no administrativo ambiental os profissionais lidam com licenciamento ambiental, controle de poluição e população ambiental.

Portanto, profissionais nessa área vão atuar na consultoria entre empresas e governos, defendendo o meio ambiente e prestando apoio na elaboração de políticas públicas relacionadas.

Direito Digital

O direito digital ou cibernético aborda assuntos relacionados à tecnologia da informação, comunicações e comunidades digitais.

É uma área com profissionais especializados para lidar com questões de privacidade, segurança cibernética, direitos autorais online e regulamentação da internet.

Muitas empresas trabalham em contato direto com advogados dessa área, com foco em criar ambientes seguros para seus trabalhos ou para seus clientes.

Direito da Saúde

Envolvido nas questões legais relacionadas à prestação de cuidados de saúde. Os advogados dessa área podem trabalhar em questões como ética médica, conformidade regulatória e disputas legais na indústria da saúde.

Neste campo os profissionais vão atuar defendendo os direitos dos pacientes, fazendo consultoria jurídica e auxiliando políticas públicas de saúde.

Direito Empresarial

Essa área do direito é centrada nas leis que regulam todas as atividades comerciais, esse profissional pode lidar com contratos comerciais, fusões e aquisições, tal qual questões de propriedade intelectual e muito mais.

Para tanto é feito a assessoria jurídica de empresas, defendendo interesses de empresas e também trabalhando na criação de contratos e outros documentos empresariais.

Onde encontrar um curso jurídico?

Veja onde você pode encontrar um curso jurídico para complementar seus estudos depois da faculdade.

Eles podem ser feitos na modalidade presencial, de ensino à distância (EAD) ou semipresencial também.

Os cursos podem ser encontrados em universidades públicas e privadas em todo o Brasil.

Geralmente esses cursos são de pós-graduação, extensão ou até mesmo livres, mas para fins de reconhecimento e comprovação os ideias são os de pós-graduação.

No Descomplica você pode encontrar cursos de pós-graduação na área de direito, desde Penal, Trabalhista, Previdenciários, Civil, Tributário e muitos outros.

Outra opção disponível é a UNIP que oferece cursos de especialização na modalidade de educação à distância, presencial ou home class. E existem milhares de opções, desde direito ambiental, civil, digital e muito mais.

A Uninter traz apenas opções 100% à distância de pós-graduação para que você possa aprender mais sobre direito, encontrando opções nas áreas ambientais, animal, civil, constitucional e muito mais.

Você pode encontrar também em outras faculdades de grandes nomes como as seguintes:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Algumas instituições jurídicas, associações de advogados e centros de pesquisa jurídica também oferecem cursos especializados em diversas áreas do Direito. Esses cursos podem ser uma boa opção para aprimorar habilidades específicas.

Ao procurar um curso jurídico, é importante considerar sua credibilidade, a reputação da instituição ou plataforma de ensino, e se o curso atende aos seus objetivos profissionais e acadêmicos.