Como usar a tecnologia para economizar? Conheça alguns recursos úteis!

Você sabia que é possível usar a tecnologia para economizar? E já adiantamos que não é preciso investir rios de dinheiro para isso.

Anúncios

Por meio de equipamentos e recursos simples do dia a dia é possível obter uma economia significativa, seja em consumo ou até mesmo nos gastos financeiros.

Então, se você faz parte do grupo que não perde uma oportunidade de poupar o seu rico dinheirinho, confira o conteúdo abaixo. Spoiler: está repleto de dicas interessantes!

Usar a tecnologia para economizar é possível? Com certeza!

A era da tecnologia já nos acompanha há alguns anos, de modo que há quem diga que já não tem mais o que inventar.

Mas, acredite se quiser, ainda temos muito a avançar, especialmente no que diz respeito à criação de recursos e equipamentos úteis, que favoreçam o consumo consciente e pesem menos no bolso dos consumidores.

Entretanto, podemos dizer que atualmente já contamos com algumas tecnologias bem interessantes, que podem favorecer a diminuição das despesas e o controle dos gastos.

Nesse caso, estamos falando desde facilidades digitais, que permitem controlar o orçamento mensal, até equipamentos e aparelhos eletrônicos modernos.

Anúncios

Quer saber como usar a tecnologia para economizar no seu dia a dia? Confira as dicas abaixo.

1. Aposte em contas digitais 

Não há nada mais eficiente para economizar do que o controle dos gastos, e para isso é importante contar com aquela mão amiga da tecnologia.

Afinal de contas, já foi a época em que era preciso ir até uma agência bancária para acessar qualquer informação da conta.

Dessa forma, era preciso controlar na ponta do lápis cada gasto, a fim de não perder as contas e acabar extrapolando o orçamento.

Atualmente contamos com uma tecnologia muito interessante, e estamos falando das contas digitais, que permitem administração completa pela internet.

Isso te permite acompanhar os seus gastos de perto, além de encontrar soluções financeiras na palma da mão.

2. Priorize equipamentos modernos 

Você certamente já deve ter visto aquele selo identificado por letras e cores colado em praticamente todos os aparelhos eletrônicos vendidos atualmente.

Esse selo serve para destacar o quão econômico é aquele equipamento, de modo que os aparelhos identificados pela letra A gastam muito menos energia.

E, vale dizer que os equipamentos mais modernos costumam vir com essa classificação, de modo que encontramos desde os mais simples, até opções de ar condicionado.

Além disso, equipamentos modernos costumam vir com outros recursos de economia, como desligamento automático, ideal para quem costuma dormir vendo TV, ou sempre esquece o ar ligado ao sair para o trabalho.

Então, se deseja economia, aposte em aparelhos mais modernos. São mais caros para comprar? Podem até ser, mas a longo prazo trazem vantagens.

3. Invista em lâmpadas com sensores

Praticamente todo o mundo costuma esquecer a luz do quarto acesa quando vai até o banheiro para tomar banho.

Ou então, já esqueceu em algum momento da vida a luz da garagem acesa, e só notou ao sair para trabalhar no dia seguinte.

Isso poderia ser resolvido facilmente com uma lâmpada com sensor, já que ela ativa automaticamente ao notar presença, e apaga ao perceber que o ambiente está vazio.

Certamente isso evitaria aquela dor de cabeça em pensar no gasto desnecessário de luz, não é mesmo? É uma forma prática de usar a tecnologia para economizar!

4. Use apps de controle de gastos 

Ter aquele caderno famoso para controle de gastos já não é mais necessário, uma vez que atualmente é possível usar a tecnologia para economizar nas despesas.

No caso, não estamos falando apenas das famosas planilhas de Excel (embora também sejam recursos excelentes!).

Se você busca por praticidade, atualmente existem aplicativos muito interessantes, que te permitem colocar as informações e até mesmo sincronizar dados, o que favorece a atualização de despesas.

Assim, em vez de precisar acessar o app do banco com senha e toda a burocracia tradicional, basta abrir o app e ver como estão seus gastos.

A ideia é que você controle o seu dinheiro de forma mais simples, uma vez que tudo estará na palma da sua mão, ou no bolso da sua jaqueta.

Confira as principais tecnologias para economizar com equipamentos domésticos 

Anteriormente apresentamos algumas dicas de equipamentos que permitem usar a tecnologia para economizar.

Com isso, você já conseguiu ver que a escolha adequada de equipamentos pode te ajudar a gastar menos.

Mas, você sabia que existem algumas outras tecnologias que podem promover muita economia? 

Separamos algumas opções a seguir, então, se deseja ter equipamentos tecnológicos e econômicos em casa, confira!

Tecnologia Inverter 

Se você sempre ouviu dizer que ar condicionado gasta muito, certamente isso veio da boca daqueles que ainda não conhecem a tecnologia inverter.

Essa tecnologia permite manter a temperatura do ambiente refrescada, por meio do funcionamento constante do compressor eletrônico.

Assim que o sistema inverter identifica a temperatura ideal para o ambiente, este reduz a potência do equipamento, a fim de economizar energia. Isso evita ter que ficar ligando e desligando o aparelho.

Sistemas de descarga com acionamento duplo 

Você sabia que em apenas uma descarga são utilizados de 12 a 30 litros de água? É bastante coisa!

Mas, nem sempre é preciso tanta água, especialmente quando se pretende limpar apenas a urina.

Neste caso, o sistema de descarga de acionamento duplo é uma excelente tecnologia para economizar.

Essa opção permite escolher entre um acionamento mais forte ou mais leve, de modo que no mais leve se usa menos água.

Equipamentos movidos a energia solar – inteligência ao usar a tecnologia para economizar

Por fim, os equipamentos movidos a energia solar contam com uma placa própria, que capta os raios solares.

Esse calor absorvido é convertido em eletricidade, e o melhor de tudo é que esta é totalmente gratuita.

Atualmente temos carregadores de celular, lanternas e até mesmo câmeras fotográficas com essa tecnologia. Faça uma pesquisa para encontrar os melhores aparelhos para o seu dia a dia.

Conheça opções para usar energia sustentável na sua casa.

Gostou das opções apresentadas? Então, busque incluir essas tecnologias para economizar no seu dia a dia, e certamente notará muitas mudanças!