“Frugal February”: conheça a técnica escocesa para economizar dinheiro

Você já ouviu falar do estilo de vida Frugal, ou então conhece a técnica “Frugal February” para começar o ano longe de dívidas?

Anúncios

Muito além de evitar cair em dívidas, a vida Frugal pode ainda te ajudar a sair do vermelho e até mesmo realizar conquistas financeiras importantes.

Não sabe bem do que estamos falando? Então fique conosco neste material, pois te explicaremos em detalhes essa tradição escocesa, que pode te ajudar a começar o ano com o pé direito!

O que é o estilo de vida Frugal, tão comum na Escócia?

Antes de explicarmos especificamente sobre a técnica “Frugal February” é importante falarmos sobre o estilo de vida frugal, já que é dele que se origina a prática.

O estilo de vida frugal é uma tradição escocesa, que tem como prioridade ajustar o estilo de vida aos recebimentos, a fim de evitar dívidas e conseguir mais tranquilidade nas finanças.

Sabe aquela conversa de vó de “não gastar mais do que ganha”? Então, é justamente disso que estamos falando.

Mas, muito além de um conselho familiar, o estilo de vida frugal prioriza a tranquilidade financeira por meio da organização e planejamento.

Anúncios

Considerando que o custo de vida sobe constantemente, não estar preparado pode te colocar em um grande funil de dívidas, onde as despesas te jogam cada vez mais para o centro.

Então, a ideia é ser realmente fiel ao próprio orçamento. Nada de considerar ideias malucas contando com puxar um pouco daqui ou de lá. Tudo planilhado e as dívidas longe de você!

Mas, atenção: não estamos falando sobre viver na miséria ou sempre negar os próprios desejos, já que um planejamento adequado também te permite ter muitas conquistas.

E o Frugal February?

A esta altura você já sabe que o estilo de vida escocês Frugal tem como principais características a responsabilidade e a organização.

Mas, afinal de contas, o que seria a técnica “Frugal February”, ou “Fevereiro Frugal”? 

Talvez você concorde que o começo do ano pode ser um verdadeiro desafio para quem tenta manter as contas no azul.

IPTU, IPVA, matrícula da escola dos filhos, a fatura dos cartões das compras de natal, os custos das férias de verão…e é melhor pararmos de falar, pois o nervosismo já está dando as caras, não é mesmo?

Considerando tudo isso, a única forma de conseguir manter o orçamento e evitar começar o ano com dívidas é apostar em muita responsabilidade e organização. Opa, não são esses os conceitos do estilo de vida Frugal?

Então, o “Frugal February” é uma técnica que tem por intuito organizar as finanças por meio de muita responsabilidade, priorizando manter tudo dentro do orçamento.

A ideia é evitar extravagâncias e considerar viver com o que se ganha, evitando ter sempre que correr atrás do prejuízo.

E, como é no mês de fevereiro que passamos a considerar mudar a vida financeira, é por isso que a técnica costuma ser iniciada neste mês.

Dicas para aplicar o Frugal February na sua vida

O conceito do Frugal February você já conhece, e então deve estar se perguntando como começar a viver de forma controlada do nada.

Até ontem você usava o cartão de crédito como complemento de renda, ou sempre deixava a conta de luz para o próximo mês, então, como mudar isso do dia para a noite, especialmente quando as despesas de começo de ano não param de chegar?

Se essa tensão está pairando sobre você, se acalme por um minuto, pois certamente não é a primeira pessoa a se sentir assim.

A verdade é que tudo é um processo, e é preciso aderir a práticas simples, a fim de viabilizar a mudança real do estilo de vida.

Por isso, veremos agora algumas dicas simples, mas que realmente funcionam e te ajudarão a incorporar o Frugal February na sua rotina. Confira!

Planeje suas despesas anuais 

Todos os anos você evita checar a caixa de e-mails ou não gosta de abrir nenhuma correspondência em fevereiro por saber que se trata de contas para pagar?

Acredite em mim, evitar olhar para as despesas não as fará sumir, inclusive pode aumentá-las caso a data de vencimento passe e os juros sejam cobrados.

Então, não tem jeito, comece o mês de fevereiro sentando em uma mesa e avaliando despesa por despesa.

Pode parecer uma tarefa desesperadora no começo, e talvez você note que tem muito mais a pagar do que a receber no próximo 5º dia útil.

Mas, essa é a única forma de trilhar um caminho para conseguir colocar tudo nos eixos e evitar esquecer ou deixar algo para depois.

Se não der para pagar tudo, não se desespere. Lembre-se que por meio da organização você pode encontrar um caminho ou até mesmo buscar acordos com os credores.

E, por vezes você pode notar que até tem o dinheiro para pagar, e não era preciso tanta preocupação, então comece essa tarefa o quanto antes!

Alinhe suas metas à sua realidade

Nas metas de ano novo você colocou “Comprar um carro” ou “Conseguir a casa própria” mas não conseguiu ainda se livrar do enrosco do cartão de crédito? Então, calma aí, amigo (a)!

No Frugal February você deve priorizar manter tudo dentro do orçamento, e isso inclui não fazer planos ou iniciar projetos que te coloquem em risco de contrair dívidas.

Pode parecer uma ideia pessimista, mas é muito importante mantermos nossas expectativas alinhadas às possibilidades da nossa renda.

Então, antes de pensar em comprar um imóvel ou um carro, porque antes não considerar concluir aquele curso superior que te garante melhores oportunidades profissionais e consequentemente um salário maior?

Ou então, o que acha de limpar o nome, e assim ter a chance de conseguir futuramente financiamentos com menos juros?

Perceba que adiar um sonho para priorizar a responsabilidade não te impede de conquistá-lo, apenas oferece melhores condições para isso, mesmo que leve mais tempo.

Negocie suas dívidas já no começo do ano

Ninguém gosta de falar de dívidas, afinal de contas, só de pensar em consultar o nome no Serasa e ver o score baixo já bate uma angústia.

Mas, é praticamente impossível levar uma vida financeira estável com dívidas, já que os débitos sempre estarão lá, prejudicando seu CPF.

Por isso, comece o ano já negociando suas dívidas, visto que assim terá o ano todo para pagar aos poucos.

Precisa de ajuda para negociar suas dívidas? Veja algumas dicas.

E, caso julgue que não vale a pena pagar aos poucos, lembre-se que após a renegociação o seu nome já estará limpo.

Mas, atenção: o nome limpo não é sinal verde para ir atrás de mais dívidas, então, se organize e preste atenção no seu orçamento antes de fazer compras ou assumir compromissos.

A ideia é que você organize sua vida financeira e encaixe o pagamento das dívidas na sua renda mensal. Assim, tudo fica bem planejado, e você pode finalmente vivenciar as vantagens do “Frugal February”, incluindo muita prosperidade e tranquilidade!