Carteira do Idoso: facilitação de acesso, descontos e maior comodidade na terceira idade

Você já completou 60 anos e ainda não tem a sua Carteira do Idoso? Então é hora de mudar isso!

Anúncios

Essa carteirinha oferece diversas vantagens, incluindo recursos de acesso, como vagas preferenciais, descontos e até mesmo gratuidade em diversos serviços.

E o melhor de tudo é que este é um serviço gratuito, e pode ser solicitado com facilidade pela internet ou nos centros de assistência social da sua cidade.

Se interessou pela opção? Então continue conosco para conhecer todos os detalhes!

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um importante recurso de facilitação de acesso, que permite a identificação dos idosos que têm direito a descontos e gratuidades em serviços.

Você certamente já deve ter escutado alguém comentar que não vê a hora de fazer 60 anos para não pagar mais transporte público.

Isso ocorre por conta da Carteira do Idoso, que garante o transporte coletivo interestadual gratuito aos idosos.

Anúncios

Mas, além desse acesso, os idosos com a carteira também contam com benefícios, como descontos de, no mínimo 50% na compra de passagens, atendimento prioritário, e até mesmo acesso a serviços de saúde gratuitos do Governo oferecidos exclusivamente para idosos.

A ideia deste recurso é garantir condições para atender às determinações do Estatuto do Idoso, que prevê acesso às seguintes diretrizes:

  • Respeito;
  • Urbanidade;
  • Igualdade;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Eficiência;
  • Segurança;
  • Ética;
  • Entre outras diretrizes.

Quem tem direito?

Há quem pense que todos os idosos com mais de 60 anos possuem direito à Carteira do Idoso, mas não é bem assim.

Isso porque, para ter direito à carteirinha e aos benefícios oferecidos por meio dela é preciso atender a alguns requisitos, que são:

  • Ter mais de 60 anos;
  • Possuir cadastro no CadÚnico;
  • Ter renda individual comprovada de até 2 (dois) salários mínimos.

Por isso, fica evidente que este é um recurso concedido mediante classificação de renda, portanto, não são todos os idosos que terão direito.

É importante dizer que a apresentação da carteirinha não é obrigatória para acessar os direitos, desde que o idoso tenha como comprovar idade e renda no momento do uso.

Isso significa que, se você estiver com RG e comprovante de aposentadoria, por exemplo, já pode conseguir as passagens gratuitas ou com desconto.

Mas, certamente a Carteira do Idoso facilita bastante, então, vale apostar na emissão, já que esta é 100% gratuita!

Saiba como fazer o seu cadastro no CadÚnico.

É preciso comprovar renda para conseguir?

Anteriormente explicamos os requisitos para conseguir a Carteira do Idoso, e vimos que um deles compreende a obrigatoriedade de renda individual de até 2 salários mínimos.

Mas, com isso pode surgir uma dúvida, afinal de contas, é preciso comprovar renda ou apenas o cadastro no CadÚnico já é suficiente?

Para esclarecer essa questão é importante deixarmos claro que podem solicitar a carteirinha idosos aposentados, pensionistas ou trabalhadores do setor público ou privado.

Então, durante o cadastro no CadÚnico suas informações de renda serão levantadas, o que já servirá como comprovante.

Mas, se você não possui meios de comprovar renda por não ser beneficiário do INSS e nem ter fonte de renda formal, não se preocupe, pois também será possível informar isso durante o cadastro.

Então, a única coisa com a qual você precisa se preocupar é com o CadÚnico, já que este é suficiente para levantar suas informações de renda!

Quer saber como solicitar sua carteirinha passo a passo? Então, clique no botão abaixo!

SOLICITE SUA CARTEIRA DO IDOSO
Saiba como fazer o pedido da sua carteirinha
CONTINUAR