Cadastro Único: conheça o cadastro para acessar todos os Benefícios do Governo 

O Cadastro Único é um dos cadastros mais importantes do Brasil, visto que concede acesso à maior parte dos benefícios sociais federais.

Anúncios

Isso significa que sem ele é impossível receber benefícios como Bolsa Família, Auxílio-gás, Tarifa Social de Energia Elétrica e tantos outros.

Por isso, se você pensa em se cadastrar para algum destes benefícios, saiba que o Cadastro Único deve ser o seu primeiro passo rumo a este objetivo.

Cadastro Único
Cadastre-se no CadÚnico
CADASTRAR

Conheça o procedimento para se cadastrar no CadÚnico 

Começaremos pela explicação sobre o cadastramento da sua família no CadÚnico.

Para dar início ao processo, você deve marcar horário de atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade.

Isso pode ser feito pelo site ou telefone da prefeitura da sua cidade.

No dia e horário marcados, compareça à unidade do CRAS portando os seus documentos pessoais e dos integrantes do seu grupo familiar.

Anúncios

No momento do cadastramento o atendente te fará algumas perguntas, a fim de realizar a classificação de renda.

Informe os dados de forma precisa, pois assim as chances de conseguir um benefício são maiores.

Lembre-se que é importante informar os dados corretos, uma vez que o sistema tem condições de verificar a veracidade das informações do cadastro.

Após a finalização do cadastro, o atendente te informará se a sua família se classifica para o recebimento de algum benefício.

Alguns benefícios você já é possível realizar a adesão no mesmo momento, mas alguns outros necessitam que você aguarde a análise periódica do sistema.

Como dar entrada nos benefícios oferecidos a partir do Cadastro Único?

Para dar entrada nos benefícios oferecidos por meio do Cadastro Único é bem simples.

Isso porque, a maior parte dos benefícios não requer nenhum cadastramento adicional, de modo que apenas o CadÚnico serve de base de dados.

Nesse caso, basta aguardar pela análise periódica do sistema, que tem por intuito selecionar as famílias que se classificam para determinado benefício.

Caso a sua família seja selecionada, você será informado (a) por meio das suas informações de contato.

Esse comunicado também te dará os próximos passos para começar a receber o seu benefício do governo, então, fique de olho.

Mas, vale dizer que alguns benefícios específicos podem requerer uma análise mais detalhada, o que resulta em um processo de solicitação.

Neste caso, você terá que marcar horário no CRAS para dar entrada no pedido e apresentar as informações necessárias para comprovação de cumprimento de requisitos.

Por isso, informe-se com antecedência sobre o processo de adesão ao benefício pretendido.

A importância de manter o CadÚnico atualizado

Muitos cidadãos acabam se enganando em pensar que basta ter o cadastro feito no CadÚnico para acessar os benefícios do governo.

Mas, as coisas não são exatamente assim, visto que de nada adiantará se este cadastro estiver desatualizado.

Isso porque, informações inconsistentes podem impossibilitar a avaliação do sistema, o que consequentemente não permite a inclusão da família nos benefícios.

Além disso, é importante que a renda informada seja realmente compatível com a real, a fim de evitar problemas e até mesmo desclassificação dos programas.

Por isso, ao menos uma vez ao ano, busque atualizar as informações do seu Cadastro Único.

Lembrando que você pode consultar as informações do seu CadÚnico pelo site, a fim de saber se estão atualizadas.

Já para modificar qualquer informação é necessário agendar horário no CRAS.

E, embora pareça trabalhoso, este é um procedimento importantíssimo para garantir acesso aos benefícios oferecidos pelo governo.

Então, não perca tempo e faça tudo certinho, a fim de garantir a melhora da qualidade de vida da sua família!

Acesse a central de atendimento do Cadastro Único CONTINUAR