Aprovo financiamento com nome sujo: é verdade ou golpe?

Andando na rua ou em algum pop up de site você já pode ter se deparado com a propaganda “Aprovo financiamento nome sujo”, mas será que isso realmente é verdade? Ou não se passa de um golpe?

Anúncios

Como o nome fica sujo?

O termo nome sujo, é usado para se referir à situação que uma pessoa está, quando ela tem restrições decorrentes de pendências financeiras que estão registradas em órgão de proteção ao crédito.

Essas restrições ocorrem quando a pessoa deixa de pagar suas obrigações financeiras, como empréstimos, financiamentos, contas de serviços públicos, cartões de crédito, entre outros.

Quando uma dívida entra em atraso, essas empresas credoras fazem o registro do devedor nos órgãos de proteção ao crédito.

Depois desse cadastro, toda a situação financeira fica disponível para que outras empresas possam checar quando necessário.

Dentre as consequências que a pessoa com o “nome sujo” sofre, temos a dificuldade em obter crédito, por isso que propagandas como “aprovo financiamento com nome sujo”, são tão difíceis de acreditar.

Além disso, quem tem o nome sujo tem dificuldade de abrir contas e fazer compras parceladas. 

Anúncios

As restrições no nome também podem dificultar a obtenção de financiamentos de longo prazo, como os de imóveis ou veículos.

“Aprovo financiamento com nome sujo”, é verdade?

Ver propagandas como “Aprovo financiamento com nome sujo”, podem levantar suspeitas de possíveis golpes. Isso porque muitas vezes achamos que quem tem o nome negativado não consegue fazer empréstimo ou financiamentos.

E realmente é muito difícil que um financiamento seja aprovado com o nome sujo devido às restrições, acaba sendo uma prática bem incomum.

Ter o nome negativado indica que a pessoa possui dívidas em atraso ou pendências financeiras, o que pode ser um obstáculo para obter crédito.

É importante estar ciente de que qualquer empresa ou indivíduo que prometa aprovar um financiamento mesmo com o nome sujo pode ser suspeito de estar envolvido em atividades fraudulentas ou golpes.

Essas promessas de aprovação de crédito sem consultar os órgãos de proteção ao crédito geralmente são utilizadas para atrair pessoas desesperadas por crédito e, em seguida, obter vantagens financeiras ilícitas.

Mas não deixe que o desespero te cegue para possíveis sinais de golpes que possam vir a acontecer.

Ficar atento a isso não significa que não seja possível fazer financiamento com nome sujo. É algo possível que pode acontecer, mas é necessário ter cuidado.

Crédito para negativado, existe?

Pensando em auxiliar no cuidado necessário de financiamento para pessoas com nome negativado, vamos mostrar algumas alternativas disponíveis para esses indivíduos.

Conheça formas de fazer financiamento para pessoas inadimplentes que querem sair dessa situação:

Penhora de bens

A penhora de bens é uma medida legal utilizada para garantir o cumprimento de uma dívida. Além disso, ela apresenta taxas de juros mais baixas já que você está dando algum bem seu como garantia.

Normalmente esse tipo de empréstimo ou financiamento não necessita de análise de crédito ou algum tipo de comprovação de renda.

Vale mencionar que nesse tipo de situação, o bem que for penhorado não ficará em sua posse, ele só poderá ser recuperado depois que pagar de volta toda a sua dívida.

Esses bens podem ser imóveis, veículos, dinheiro em contas bancárias, joias, entre outros ativos que possam ser vendidos para pagamento da dívida.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um tipo de financiamento muito utilizado por funcionários públicos, militares, aposentados e pensionistas.

Suas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou de algum outro tipo de benefício que possua.

Suas taxas costumam ser mais baixas, e pode ser uma ótima opção para negativados, já que a principal garantia é que o desconto já é feito diretamente de sua renda, diminuindo a chance de inadimplência.

No entanto, é importante lembrar que a disponibilidade do empréstimo consignado pode variar de acordo com as políticas de cada instituição financeira.

Financiamento e empréstimo com avalista

Se algum amigo ou familiar seu estiver disposto a ser seu avalista, as instituições financeiras podem considerar a sua aprovação.

Ter um avalista significa que se você não cumprir a dívida, essas pessoas serão responsáveis pelo pagamento.

Como limpar o nome?

Para lidar com as dívidas e pagamentos em atraso, o indivíduo precisa tomar algumas medidas para poder limpar o seu nome.

Dessa forma, ele pode ter acesso ao que antes era restringido pelo seu nome negativado.

Veja algumas alternativas para poder limpar o seu nome:

Cheque o status

Para saber se o seu nome está sujo, você pode e deve, fazer a checagem no aplicativo ou site da Serasa.

Basta buscar a consulta do CPF grátis, e acessar a sua conta ou fazer um cadastro, no site você poderá identificar a empresa para qual está devendo, o valor e a data da negativação.

No site do SPC Brasil, é possível fazer essa consulta também, basta acessar o Portal do Consumidor e consultar o seu CPF para conferir se existem inadimplências.

Negocie as dívidas

Depois de consultar as suas dívidas e inadimplências, você precisará buscar os credores para fazer a negociação das condições de pagamento.

Dessa forma é possível conseguir descontos nas taxas ou parcelas mais acessíveis para o seu bolso.

No momento da negociação você precisará levar informações importantes sobre suas condições financeiras para os credores, esteja pronto para isso.

Leve sugestões do que pode ser feito para que você consiga pagar a dívida e limpar o seu nome mais facilmente.

Aproveite feirões limpa nome

O Serasa é conhecido por preparar feirões limpa nome, são eventos frequentes realizados em parceria com instituições financeiras e empresas que possuem devedores.

Nesse tipo de evento, é possível obter descontos especiais, condições de pagamento facilitadas e até mesmo a exclusão de parte dos juros e multas sobre as dívidas.

Eles permitem que você negocie as dívidas de forma presencial ou online, diretamente com os credores. Então fique de olho nas redes sociais do Serasa Experian e do SPC para não perder nenhum desses eventos.

Depois de conseguir negociar a sua dívida, guarde todos os comprovantes de pagamento para poder comprovar caso necessário.