5 motivos para criar uma reserva de emergência

A reserva de emergência é essencial para quem busca por mais tranquilidade financeira.

Anúncios



Um dos primeiros conselhos de qualquer gestor financeiro para quem está começando a organizar o próprio dinheiro, é a criação da reserva de emergência.

Cartões mais recomendados

Esse fundo de reserva garante a segurança em momentos mais difíceis da vida, como por exemplo, o desemprego ou gastos inesperados com saúde.

Contudo, muitas pessoas adiam a tarefa de criar um fundo de reserva financeira, pois acreditam que é difícil poupar ou simplesmente, preferem contar com a sorte.

Para você entender melhor sobre esse conceito e a importância dele para a sua vida, continue a leitura.


O que é reserva de emergência?

Como o próprio nome já diz, reserva de emergência é a economia realizada para bancar suas despesas fixas mensais por um determinado período.

Ela deve ser utilizada em momentos de dificuldade financeira, para que assim, você possa ter mais segurança e tranquilidade quando precisar de dinheiro.

Anúncios


Tão importante quanto aumentar os seus ganhos e investir o seu capital, é formar uma reserva de emergência.

Portanto, se você está investindo em educação financeira e está começando a se preocupar com o futuro, não deixe de guardar dinheiro para esses momentos difíceis.

5 motivos para criar uma reserva de emergência

Quem deve ter uma reserva de emergência?

Todas as pessoas devem ter uma reserva de emergência – sem exceção.

O ideal é que ela possa cobrir, pelo menos, seis meses dos seus gastos fixos.

Nós não podemos evitar determinados acontecimentos, mas conseguimos diminuir os danos causados.

Se você precisar de dinheiro extra e tiver uma reserva de emergência, não vai precisar recorrer ao cheque especial, que possui juros altíssimos e pode atrapalhar ainda mais as suas finanças.

Por que você deve ter uma reserva de emergência?

Anúncios


Agora que você já sabe o que é uma reserva de emergência, está na hora de saber os motivos pelos quais você deve começar a poupar todos os meses uma parte do seu salário:

1. Maior controle da sua vida financeira

Existem pessoas que ganham muito dinheiro. Mesmo assim, elas estão sempre endividadas e no final do mês, precisam contar com o cheque especial ou com a ajuda de amigos e parentes.

Isso acontece porque essas pessoas não têm o hábito de poupar dinheiro!

Antes de qualquer coisa, é importante mencionar que quando falamos em montar uma reserva de emergência, também estamos falando em planejamento.

Compreender essa ideia é fundamental para deixar de lado o comportamento imediatista, que faz com que você gaste dinheiro com coisas desnecessárias.

Em certos momentos da vida, você vai precisar contar com um dinheiro extra. E se você tiver criado o hábito de poupar um pouco do seu salário todos os meses, vai passar por esses momentos com mais tranquilidade.

2. Estabilidade diante do cenário econômico

O maior responsável pelo gerenciamento das suas finanças é você mesmo.

Contudo, existem coisas que você não pode controlar, como por exemplo, as crises econômicas.

No ano de 2020, ficou mais do que claro a importância de ter dinheiro guardado para as emergências.

Em momentos de crises, as pessoas precisam lidar com problemas como desemprego, aumento da inflação e outros gastos inesperados.

Se você tiver uma reserva emergencial, vai se sentir mais seguro, já que o dinheiro guardado, vai te oferecer mais tranquilidade e conforto.

3. Liberdade profissional

 Quem tem dinheiro guardado, tem mais liberdade na hora de fazer escolhas.

Se você quer sair do seu emprego atual, mas não sabe como vai se manter caso peça demissão, comece com a criação da sua reserva de emergência.

Quando você tiver mais organizado financeiramente, poderá sair de um emprego ou até mesmo, mudar de carreira.

Como você já sabe, todas as pessoas precisam ter um fundo de emergência. Contudo, os profissionais autônomos devem dar mais atenção à reserva.

Dinheiro guardado traz mais equilíbrio financeiro e liberdade na sua profissão. É preciso pensar no que você vai fazer, caso tenha que parar de trabalhar por um tempo.

Portanto, se você está em busca de mais liberdade profissional, pode ter certeza de que a reserva financeira vai te dar mais tranquilidade e autonomia na hora de mudar o rumo da sua vida.

4. Prevenção do endividamento

As dívidas causam preocupação, problemas com familiares e dificultam a sua liberdade profissional.

Quando um grande imprevisto acontece e impacta as suas finanças, é preciso ter dinheiro para resolver a situação.

Se você não tem uma reserva de emergência, que pode ser retirada a qualquer momento, será preciso pedir um empréstimo, o que vai dificultar ainda mais a sua vida.

E esse é um dos motivos pelo qual vale a pena criar a sua reserva de emergência, pois assim, vai conseguir ficar bem longe das dívidas.

5. Incentivo ao investimento

Nem todos os investidores de sucesso começaram lá de cima.

Muitos deles começaram com a criação de uma reserva de emergência, quando ainda não tinham muito dinheiro para investir.

Aliás, existe algo melhor do que apenas guardar dinheiro: poupar e investir ao mesmo tempo.

Assim, além de aumentar a sua segurança financeira, você começa a obter rendimentos, que quando acumulados ao longo do tempo, podem se tornar uma fonte de renda passiva.

Mas como estamos falando de uma reserva de emergência, é importante lembrar que esse dinheiro precisa estar à sua disposição no momento que você precisar.

Ou seja, nesse caso, é necessário priorizar a liquidez diária, que é a possibilidade de resgatar o seu dinheiro a qualquer momento.

Mas se você está pensando na poupança, está enganado! Afinal, apesar de a conta bancária tradicional oferecer liquidez diária, ela não é a melhor opção quando o assunto é rendimentos.

Portanto, se você quer guardar dinheiro e investir ao mesmo tempo, vale a pena manter a sua reserva financeira em bancos digitais (como a conta do Nubank, por exemplo) e em algumas modalidades de investimento de renda fixa, como o CDB e Tesouro Selic.

como montar uma reserva de emergência

Conclusão

Montar a sua reserva de emergência é essencial para garantir a sua segurança e tranquilidade no presente e no futuro.

Quanto antes você começar, melhor!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu