Tipos de medicina: quais são as áreas que existem?

A medicina é uma área ampla e diversificada, que podemos dividir em tipos de medicina, de acordo com as diversas especialidades que abordam diferentes aspectos da saúde humana.

Anúncios

Para os estudantes de medicina, é importante conhecer cada uma das áreas para que eles possam escolher qual vai ser a especialidade que vai trabalhar no futuro.

Cada uma dessas especialidades foca em aspectos específicos da saúde humana, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

tipos de medicina

11 tipos de medicina

Agora vamos entender quais são as vertentes e tipos de medicina que existem, suas principais características e importância na saúde.

1 – Alergia e imunologia

Alergia e imunologia é uma área ligada às respostas do sistema imunológico do corpo às substâncias estranhas. 

Nessa área são exploradas as complexidades do sistema imunológico e suas respostas aos alérgenos que desencadeiam crises e alergias.

Os médicos desse tipo de medicina são responsáveis por identificar esses alérgenos, criar tratamentos e desenvolver terapias que possam melhorar a qualidade de vida dos alérgicos.

Anúncios

2 – Ortopedia

A ortopedia é uma especialidade que foca em buscar diagnósticos, tratar e prevenir doenças e condições que estejam relacionadas aos ossos e músculos, tratando ligamentos, ossos, articulações e tendões

Os profissionais trabalham em cima de doenças como problemas de crescimento, artrite, fraturas, luxações e outros.

Eles atuam em conjunto com outros profissionais, para garantir um atendimento completo, como fisioterapeutas e angiologistas.

3 – Neurologia

Dedicada ao estudo e tratamento de doenças que afetem o sistema nervoso, seja central, autônomo e periférico, a neurologia irá auxiliar pessoas que possuem distúrbios como parkinson, enxaquecas, AVC, esclerose múltipla e outros.

O sistema nervoso pode afetar as funções corporais, pensamento, memória, coordenação e outras áreas que afetam nossa qualidade de vida e comportamento.

4 – Dermatologia

Para cuidar da pele, cabelo, unhas e outras mucosas, o profissional indicado será o dermatologista.

O profissional que atua nesse tipo de medicina vai estudar, diagnosticar e tratar o maior órgão do corpo humano: a pele.

Os dermatologistas são especialistas indicados para tratar uma variedade de condições, incluindo acne, psoríase, dermatite, câncer de pele, infecções cutâneas, alergias cutâneas e envelhecimento da pele.

5 – Clínica geral

Os clínicos gerais são os primeiros defensores da saúde, responsáveis pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições médicas.

Geralmente eles atendem em hospitais na emergência já que estão aptos a oferecer cuidados primários, eles são os responsáveis por encaminhar as pessoas aos especialistas mais indicados para as condições que sofrem.

6 – Oftalmologia

A oftalmologia é uma especialidade médica dedicada à saúde dos olhos. Qualquer um que esteja sofrendo de problemas de visão precisarão se direcionar a esse especialista.

Ele pode diagnosticar problemas de visão comuns como miopia ou astigmatismo, mas também doenças mais complexas e graves, como o glaucoma, catarata e degeneração da retina.

Além de prescrever óculos, os oftalmos podem pedir exames, tratar infecções como conjuntivite, realizar cirurgias e prescrever lentes de contato.

7 – Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é a área que trata e previne as condições que sejam relacionadas aos ouvidos, nariz e garganta.

Os médicos otorrinolaringologistas tratam condições como infecções de ouvido, surdez, sinusite, alergias nasais, distúrbios de deglutição, distúrbios da voz, apneia do sono, câncer de cabeça e pescoço e muito mais.

Eles podem também realizar procedimentos cirúrgicos caso necessário, como para correção de desvio de septo, cirurgia de amígdalas ou de restauração da audição.

8 – Ginecologia e obstetrícia

A ginecologia e obstetrícia é uma especialidade importante para as mulheres, já que se dedica à saúde delas em todas as fases da vida, desde a adolescência até a menopausa e além.

Essa especialidade se estende também à prevenção de doenças mais complexas, cânceres e também ao ensino dos métodos contraceptivos.

A especialidade se estende a duas grandes áreas, a ginecologia relacionada à saúde da mulher e seu sistema reprodutivo, enquanto a obstetrícia se concentra em todos os assuntos relativos à gravidez.

Os médicos dessa área irão trabalhar em cima de doenças e distúrbios menstruais, como endometriose, infecções e o que for relacionado à fertilidade.

9 – Pediatria

A pediatria é uma especialidade voltada exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes até os 12 anos de idade.

Os médicos pediatras, ou pediatras, são especialistas treinados para diagnosticar, tratar e prevenir uma ampla gama de doenças e condições que afetam essa faixa etária específica.

Eles tratam não só da saúde física, como emocional e social também, encaminhando para outros médicos especialistas, como psicólogo, pneumologista, alergista e outros necessários.

10 – Endocrinologia e metabologia

Essa especialidade é voltada para os estudos do sistema endócrino, responsável pela produção e regulação dos hormônios em nosso corpo. Os especialistas dessa área vão diagnosticar, tratar e prevenir diversos distúrbios hormonais e metabólicos.

Eles são os profissionais que vão tratar diabetes, hipo e hipertireoidismo, além de doenças crônicas que acometem essa área.

Podem pedir exames, prescrever tratamentos e terapias para regulação de hormônios desregulados, visando trazer equilíbrio ao corpo.

11 – Cardiologia

Tão importante quanto todas as outras especialidades, a cardiologia é a responsável por diagnosticar, tratar e prevenir todas as doenças relacionadas ao coração.

Eles tratam doenças cardíacas crônicas, hipertensão, coronárias e arritmias, podem fazer também procedimentos cirúrgicos para tratar condições mais graves.

É papel dos cardiologistas orientar também os seus pacientes para que possam adotar hábitos mais saudáveis, como em sua alimentação, exercícios físicos e controle de estresse.

A medicina é uma área muito diversificada que abrange questões físicas, emocionais e psicológicas, para os mais diversos grupos que precisam de atenção, como a pediatria para crianças e a geriatria aos idosos.

Outros tipos de medicina

Além disso, a medicina continua a evoluir, criando novas especialidades à medida que a pesquisa avança e as necessidades de saúde da população mudam.

Existem muito mais do que 11 especialidades disponíveis, podemos encontrar muitas outras como:

  • Nefrologia;
  • Urologia;
  • Anestesiologia;
  • Hematologia;
  • Oncologia;
  • Pneumologia;
  • Reumatologia;
  • Geriatria;
  • Nutrologia;
  • E muitos outros.

Durante a faculdade de medicina, estágios e residências, os futuros médicos entram em contato com as mais diversas áreas para que possam ter diferentes experiências e poder escolher qual caminho irá seguir.

Cada aspecto desses é crucial para que seja promovido o bem estar e qualidade da saúde em geral. Qualquer pessoa pode precisar de cada um dos tipos de medicina citados aqui, e todos são importantes para um cuidado integrado e completo.