Quanto tempo é considerado longo prazo?

Mas afinal, quanto tempo é considerado longo prazo? Leia o texto e saiba como ajustar as suas metas com os seus objetivos!

Anúncios

Investir significa separar uma quantia de dinheiro e colocá-la em uma aplicação durante determinado período.

E para fazer bons negócios, é necessário que você decida se quer investir a curto, médio ou longo prazo. Ou, então, fazer vários investimentos e colocá-los em fundos diferentes.

Por isso, nesse artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a estratégia de longo prazo. Quer saber mais? Então continue a leitura.

Quais são os prazos para investimentos?

Segundos especialistas no assunto, são três os principais prazos para investimentos:

Curto prazo: de 3 meses a 12 meses

Médio prazo: de 3 a 5 anos

Anúncios

Longo prazo: A partir de 5 ou 10 anos

Em relação ao longo prazo, alguns consideram 5 anos um período suficiente.

Contudo, se a sua intenção é colocar seu dinheiro na bolsa de valores, nós recomendamos pensar ainda mais além. Ou seja, nesse caso, nós estamos falando de pelo menos, 10 anos.

Na verdade, tudo depende do seu objetivo ao investir dinheiro. O que você realmente quer?

Comprar um apartamento à vista? Fazer a viagem dos seus sonhos? Comprar um carro? Ter mais tranquilidade na aposentadoria?

Alguns objetivos são fáceis de serem realizados. Outros necessitam de mais tempo.

Portanto, para fazer boas escolhas, é muito importante que você analise o seu perfil de investidor e tenha um bom objetivo traçado.

Dessa forma, vai conseguir escolher o investimento que mais tem a ver com você e a sua estratégia.

Qual é a importância do pensamento a longo prazo?

A cultura do imediatismo está cada vez mais presente em nossas vidas. Mas o que é isso? Basicamente, é o desejo de querer tudo ao mesmo tempo e agora, sem pensar no amanhã.

Não tem nada de errado em querer aproveitar a vida e os bons momentos, ainda mais se você trabalha duro para isso.

Contudo, quando se trata de investimentos e renda, é importante ter paciência. Afinal, quanto maior o prazo, maior tende a ser a rentabilidade.

Além disso, a bolsa de valores oscila muito no curto prazo. Sem mencionar o fato de que o nosso país passa por um grande período de incerteza econômica e política, o que pode não ser muito bom para quem investe no curto prazo.

Por esse motivo, muitas pessoas que querem investimentos rápidos, acabam perdendo dinheiro, já que elas agem de forma emocional.

Mas se você pensa no longo prazo, é mais difícil isso acontecer, já que quanto mais tempo investe, mais experiência e conhecimento terá.

Outra vantagem, é que em momentos de instabilidade e crises, você vai se manter calmo, pois terá uma reserva financeira. 

E no longo prazo, para quem investe na bolsa de valores, os ganhos compensam e os riscos se tornam menores!

Quais são os melhores investimentos de longo prazo?

 Antes de escolher o melhor investimento, é importante levar em conta alguns fatores, como por exemplo, risco da aplicação, sua disponibilidade de capital e, obviamente, o seu perfil como investidor.

E para te ajudar, vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos de investimentos para quem pensa no futuro. Veja só:

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma alternativa de baixo risco com opções para curto, médio e longo prazo.

A aplicação mínima custa apenas R$ 30,00. Ou seja, é uma das modalidades de investimentos mais acessíveis.

Além disso, é extremamente simples. Basicamente, você só precisa de um CPF e conta em uma instituição financeira ou corretora de valores.

2. Bolsa de valores

Sem dúvida alguma, a Bolsa de Valores é uma das melhores opções para quem quer investir a longo prazo.

Basicamente, é como se você se tornasse sócio da empresa que você está aplicando.

O ideal é que ao comprar ações, você já tenha uma reserva financeira e não dependa diretamente dos resultados da aplicação. Caso contrário, em caso de falência da empresa, você será prejudicado.

3. Fundos Imobiliários (Fiis)

Os Fiis são fundos de investimentos destinados à aplicação em investimentos imobiliários.

Nessa modalidade, você pode comprar uma parte (cota) de um imóvel e receber todos os meses, uma parte do aluguel dessas aplicações.

Como adotar o pensamento a longo prazo?

Pensar no futuro e ser uma pessoa dedicada e esforçada, é uma das melhores formas de garantir conforto e tranquilidade para a sua aposentadoria ou momentos de instabilidade econômica.

E para te ajudar, nós vamos te dar algumas dicas. Olha só:

Atue no presente pensando no futuro

Quando você separa uma parte do seu dinheiro, para formar a sua reserva financeira e investir, você já está na verdade, se preparando para o futuro.

Ou seja, você está utilizando uma parte do seu presente, para aumentar a sua qualidade de vida lá na frente.

Faça uma lista com objetivos de longo prazo

Para que você tenha mais ânimo e disposição, é importante identificar os objetivos que quer alcançar, sejam eles pessoais ou profissionais.

Nesse momento, você deve se preocupar apenas em definir os objetivos e organizá-los por ordem de prioridade.

Depois, será necessário se planejar e começar a agir para que eles sejam alcançados, até mesmo , quem sabe, antes do “prazo” que você estabeleceu.

Veja os erros como uma oportunidade

Certamente, em algum momento, você irá errar.

Isso não significa que a sua estratégia deve ser abandonada, mas sim, modificada.

Ou seja, os erros indicam o caminho que você deve seguir daqui para a frente e  o que não fazer mais.

Todo o conhecimento adquirido durante um momento de falha e erro, poderá ser utilizado no futuro para fazer boas escolhas, até mesmo quando o assunto é investimento financeiro.

Conclusão

Há diversos investimentos para o curto, médio e longo prazo. Todos eles têm suas vantagens e desvantagens.

Mas se você quer garantir a segurança da sua aposentadoria e tranquilidade no futuro, não deixe de lado os investimentos de longo prazo.

Nós esperamos que com esse artigo, você tenha tirado algumas das suas dúvidas sobre os melhores investimentos a longo prazo e alguns dos passos que devem ser tomados para ensinar a sua mente a pensar no futuro, mas sem deixar o presente de lado!