Qual a importância de doar? 5 instituições para fazer doações

Você já parou para pensar na importância de doar? Descubra os benefícios de fazer doações

Anúncios



Afinal, qual a importância de doar?

Cartões mais recomendados

Essa atitude traz benefícios tanto para a vida dos outros quanto a sua.

O ato de fazer doações contribui para a transformação social e pode ajudar milhares de pessoas.

Contudo, o ato de doar vai muito além de simplesmente “dar alguma coisa para outra pessoa”. Nós estamos falando de uma ação de responsabilidade social, de entrega ao próximo e de valores pessoais.

E é por isso que é tão importante praticar esse hábito.

Pensando nisso, vamos falar mais sobre o assunto, explicar os benefícios e mostrar algumas causas e instituições para fazer doações.

Qual a importância de doar?

Anúncios


Doar é se dedicar a uma causa, um projeto, um objetivo de vida e principalmente, aos outros.

Quando se fala em doação, estamos falando em entregar algo que será importante para outra pessoa e, que também pode contribuir com um mundo melhor.

Ajudar o próximo não é apenas um mandamento cristão, mas sim, um ato que beneficia a sociedade e nos torna pessoas melhores.

Contudo, além de mais alegria e satisfação pessoal, ao tomar essa atitude, você também influencia outras pessoas, que podem se sentir inspiradas com a sua ação.

Ou seja, o seu hábito influencia e inspira aqueles que estão ao seu redor.


Os benefícios de fazer doações

Como você já viu, o ato de fazer doações, além de trazer mais satisfação e motivação pessoal, contribui para uma sociedade melhor.

Anúncios


Contudo, há vários outros benefícios relacionados a essa prática, como por exemplo:

• Prática e desenvolvimento da empatia

• Conexão com o outro

• Valores passados para amigos, conhecidos e familiares

• Mais significado à vida

• Trabalho em equipe (você pode reunir um grupo para fazer doações e praticar o bem)


Qual a importância de doar? Instituições para fazer doações

Muitas pessoas têm medo de fazer doações, pois não sabem se determinada instituição é realmente confiável.

De fato, é bom ter esse cuidado. Afinal, infelizmente, há pessoas e grupos que se aproveitam de situações como essas, para tirar vantagem própria.

Por isso, separamos uma lista com instituições e projetos sérios, que estão mobilizados em causas sociais importantes, com foco naqueles que precisam da nossa ajuda.

Confira:

Amigos do bem

A ONG Amigos do Bem atua na região Nordeste e promove a transformação na vida de milhares de pessoas através de projetos contínuos.

O trabalho começou no ano de 1993. Atualmente, é um dos maiores grupos de voluntários ativos no país, atendendo mais de 75 mil pessoas por mês no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

É importante lembrar que o trabalho da ONG vai além da doação de alimentos, embora mais de 180 mil refeições sejam servidas todos os meses.

A iniciativa também envolve projetos relacionados à educação, saúde, moradia e geração de renda.


Instituto Luisa Mell

O Instituto Luisa Mell, que foi fundado em fevereiro de 2015, atua no resgate de animais feridos ou em situações de risco, adoção e recuperação.

Os animais são alimentados e cuidados em um abrigo, enquanto esperam pela chance de serem adotados e, assim, receberem muito amor e carinho de novos donos.

O instituto está localizado em Ribeirão Pires, em um terreno com mais de 25.000 metros quadrados.

Além disso, o centro cirúrgico tem atendimento veterinário 24 horas. São necessários aproximadamente 300.000 reais por mês para sustentar a instituição.

São as doações e vendas na loja que tornam esse projeto possível de ser realizado.


Instituto Muda Brasil (IMBRA)

O Instituto Muda Brasil é uma instituição de caráter público sem fins lucrativos.

Instituída no ano de 2006, a organização tem o objetivo de atuar em um trabalho de promoção humana e combate à pobreza, através de atividades educacionais e desenvolvimento comunitário.

A história do instituto começou em 2004, quando dois incêndios atingiram a comunidade das Águas Espraiadas, afetando uma boa parte dos moradores do local.

Foi assim que voluntários da Igreja Presbiteriana e Aliança se envolveram em um projeto com a comunidade local.

Em 2005, parcerias com o programa Clube Escola da Prefeitura de São Paulo trouxeram a possibilidade de ampliar o trabalho e, assim, centenas de famílias da comunidade passaram a ser beneficiadas.

E no ano de 2006, o instituto foi oficialmente constituído.


Cidades sem Fome

A ONG Cidades Sem Fome desenvolve projetos de agricultura sustentável em áreas urbanas.

O principal objetivo é criar novas possibilidades de renda e trabalho para pessoas que precisam dessa oportunidade em suas vidas.

Entretanto, a ONG também possui diversos outros objetivos sociais importantes, como por exemplo, a integração de grupos sociais mais vulneráveis, usando a horticultura.

Isso contribui para uma alimentação melhor tanto de crianças quanto de adultos.

A proposta, além de permitir a criação de negócios sustentáveis, incentiva o empreendedorismo e ajuda a reduzir impactos ambientais.

A organização já recebeu diversos prêmios, que podem ser vistos no site do projeto Cidades Sem Fome.


ActionAid

A ActionAid é uma organização internacional, que luta por justiça social, igualdade de gênero e combate à pobreza.

Essa organização apoia diversas causas e, no próprio site da ActionAid, você pode ler histórias de mudanças na vida de diversas pessoas.

Há mais de 40 anos, a ActionAid trabalha através de parcerias com organizações locais e desenvolve produtos que geram resultados duradouros, nas comunidades em que as crianças apadrinhadas moram.

Eles trabalham com tais comunidades para que assim, seja possível não apenas identificar os problemas, mas também, pensar em novas soluções.

As crianças, além de serem impactadas positivamente, também participam de várias atividades educativas relacionadas ao programa de apadrinhamento.

Aliás, no programa de apadrinhamento, a ActionAid trabalha com organizações locais, em comunidades de diversos estados brasileiros e outros países em que a situação de pobreza, infelizmente, é um problema grave.

Caso queira tirar qualquer dúvida, há um canal direto com o doador via telefone e e-mail.

Conclusão

Qual a importância de doar?

Esse ato envolve amor, empatia e responsabilidade social.

As doações ajudam a melhorar a vida dos mais vulneráveis, que sofrem dificuldades financeiras e são vítimas da desigualdade social.

O gesto de compartilhar, por menos que seja, pode mudar a vida de outra pessoa, além de claro, inspirar os que estão ao seu redor a fazer o mesmo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu