Onde fazer curso de arbitragem de futebol?

Hoje vamos descobrir onde fazer curso de arbitragem de futebol, para quem gosta desse tipo de esporte e gostaria de trabalhar na área, essa pode ser uma ótima opção.

Anúncios

O futebol é o esporte mais popular do mundo, com milhões de praticantes e apaixonados pela prática. E no Brasil não é muito diferente, muitos meninos e meninas sonham em se tornar craques.

Mas não é só de jogadores que se faz o futebol, ele depende de muitas outras pessoas para poder funcionar e para que uma partida aconteça, por exemplo, do técnico, do árbitro e até da própria torcida.

Se você gosta de futebol, mas não quer estar no campo jogando, pode fazer parte dos bastidores de todo o esporte, como por meio de um curso de arbitragem de futebol.

Onde fazer curso de arbitragem de futebol?

O que faz o árbitro?

O árbitro é considerado uma autoridade dentro de uma partida de futebol, ele trabalha em conjunto com o juiz para que o jogo aconteça de forma justa, sem parcialidade para nenhum dos lados.

Ele é responsável por fazer cumprir as regras do jogo, garantir a segurança dos jogadores, tomar decisões sobre lances controversos e manter a ordem durante a partida.

Além disso, toma decisões rápidas e imparciais para manter a integridade da competição, além disso é esse profissional quem vai iniciar a partida e decidir qual dos times vai começar.

Anúncios

Ele também encerra o jogo quando o tempo regulamentar ou acréscimos determinados se esgotam.

Esse profissional tem o poder de aplicar penalidades, como cartões amarelos, que significam advertências, e vermelhos que representam a expulsão, em jogadores que cometem faltas graves ou condutas antidesportivas.

Também é função do árbitro regular os tiros livres ou pênaltis as equipes que são prejudicadas por conta de faltas dos adversários.

Cabe a este profissional regular o tempo de jogo, permitindo que sejam feitas ocasionais interrupções para substituições, atendimentos médicos e outras eventuais necessidades.

O árbitro também decide sobre o gol, se ele aconteceu ou não, e verá o VAR, para poder tomar suas decisões.

A função do árbitro é crucial para o bom funcionamento e a justiça nas partidas de futebol. O respeito pelas decisões do árbitro é fundamental para a integridade do esporte.

Por isso, muitas das pessoas que não sabem jogar futebol, ou acreditam não ter o talento para isso, acabam partindo para as funções mais técnicas do jogo.

Onde fazer curso de arbitragem de futebol

Para seguir uma carreira como árbitro de futebol e obter treinamento adequado, é necessário participar de cursos de arbitragem oferecidos por entidades desportivas oficiais.

E agora vamos de explicar onde fazer curso de arbitragem de futebol e onde é possível encontrá-lo também.

Esse tipo de curso profissionalizante é oferecido por várias entidades, sendo elas a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, as federações estaduais de futebol e as associações de árbitros.

O curso tem duração de um ano, doze meses, e é dividido em duas etapas, a teórica e a prática.

Na etapa teórica o aluno vai aprender as principais funções do árbitro, desde suas regras, técnicas e os fundamentos da prática.

Já na etapa prática o futuro árbitro vai participar de estágio e jogos oficiais para que possa adquirir experiência, mas é claro que com a supervisão de árbitros especialistas e experientes.

E quando chegar ao final dos doze meses, o aluno precisará passar por uma prova que também contém duas etapas, a teórica e a prática.

Caso você seja aprovado na prova, receberá um certificado de árbitro de futebol e poderá atuar na profissão.

Depois do curso você pode ficar de olho em eventos de recrutamento ou avaliação de árbitros realizados por entidades esportivas. Esses eventos podem servir como oportunidades para ingressar em programas de formação.

Principais instituições de arbitragem

Existem algumas instituições de referência quando pensamos onde se pode fazer curso de arbitragem de futebol.

A principal delas é a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, que também é a responsável por coordenar a seleção brasileira.

Geralmente os cursos de outras entidades precisam ser regulamentados pela CBF, então vamos conhecer algumas das principais entidades de arbitragem no Brasil.

Dentre as entidades temos a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro por exemplo, que geralmente tem suas turmas nos primeiros semestres do ano. O curso tem uma carga horária de 340 horas contando com o estágio supervisionado.

O curso também é oferecido pelas seguintes instituições:

  • SAFESP – Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo;
  • Escola Catarinense de Arbitragem;
  • FPF – Escola de Árbitros Flávio Iazzetti;
  • Federação Goiana de Futebol;
  • Federação Catarinense de Futebol;
  • FES – Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo;
  • Federação Amazonense de Futebol;
  • Federação Mineira de Futebol;
  • SMELJ – Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Essas são apenas algumas das instituições que são reguladas pela CBF e pela FIFA, e oferecem um lugar onde fazer curso de arbitragem de futebol.

Como podemos ver, esses cursos estão espalhados por todo o Brasil, e se antes de se comprometer por um ano e investir nesses cursos, você pode até mesmo buscar treinamentos rápidos online, mas que não valerão para poder atuar em jogos oficiais.

Requisitos de inscrição para o curso de arbitragem de futebol

Cada entidade onde você se matricular para fazer o curso terá uma diferente gama de critérios e requisitos para poder fazer a inscrição.

Mas podemos falar sobre os mais básicos deles, começando pela idade e educação: o indivíduo que busca uma profissão como árbitro, precisará ter pelo menos 18 anos e ter o ensino médio completo.

Algumas das escolas pedem uma altura mínima de mais ou menos 1,60cm e pedem também que você tenha uma boa condição física, já que a profissão exige uma carga física mais pesada do árbitro.

O aluno não poderá ter restrições físicas, problemas no coração ou pulmão, já que a necessidade de se locomover de forma pesada e muito rápido exigirá bastante desses dois órgãos.

Essa resistência física será avaliada no momento da inscrição e também durante as atividades e provas práticas.

Ao se inscrever em um curso de arbitragem, você estará dando os primeiros passos para desenvolver essas habilidades e contribuir para o esporte.