Onde e como investir dinheiro

A escolha de onde e como investir dinheiro vai depender de vários fatores, incluindo seus objetivos financeiros, quanto de risco está disposto a correr, projeções futuras e conhecimento sobre o mercado financeiro.

Anúncios

Hoje vamos entender um pouco mais sobre esse assunto e como você pode começar a investir.

O que é um investimento?

Um investimento é uma forma de alocar o dinheiro em algum ativo com objetivo de transformá-lo em mais dinheiro.

Muitas vezes o objetivo do investimento é gerar renda ou então atingir metas financeiras mais específicas, que podem ser a longo prazo ou curto prazo.

Os investidores esperam receber um retorno financeiro sobre o capital investido. Esse retorno pode ocorrer de diversas formas, como apreciação de ativos, pagamento de juros ou dividendos, entre outros.

Entender o que são os investimentos é a forma mais fácil de saber onde e como investir dinheiro.

Onde e como investir

A escolha de onde e como investir dinheiro vai depender de inúmeros fatores, mas antes de qualquer coisa é importante entender como fazer investimentos.

Anúncios

Como investir

Investir envolve demandar recursos financeiros para algum tipo de ativo com objetivo de ter retorno financeiro, mas para isso precisamos começar de algum lugar.

Vamos ver alguns pontos importantes de como começar a investir:

Objetivo

Deve-se partir do princípio de que é preciso definir objetivos, pense no propósito do seu investimento.

Talvez seja apenas juntar dinheiro e ter uma reserva de emergência, ou então ter dinheiro para aposentadoria, mas de qualquer forma é um tipo de objetivo.

Defina o tipo de investimento

Ao falarmos de investimentos podemos citar três tipos diferentes, o investimento a curto, médio e a longo prazo.

O investimento a curto prazo pode durar até um ano, e sua liquidez geralmente é mais rápida que outros tipos de opções, podendo ter uma liquidez diária. Para quem precisa de dinheiro mais rápido, essa é uma ótima opção.

Já um investimento é considerado de médio prazo quando ele dura de um a cinco anos, enquanto os de longo prazo geralmente tem prazo superior a cinco anos. Isso significa que vai demorar mais tempo para obter o retorno e consequentemente a liquidez.

Tolerância ao risco

Dependendo do tipo de investimento que se está fazendo você acabará correndo algum tipo de risco, sem garantias.

Portanto, você precisa entender quanta volatilidade se sente preparado para encarar durante o período que dura um investimento.

Determine o seu perfil de investidor

Muito se fala sobre o seu perfil de investidor, e eles têm mais a ver sobre o tipo de classificação ao qual você vai se inserir, sendo eles conservadores, moderados ou agressivos.

Existem testes que podem ser feitos online, mas o mais confiável é fazer um tipo de consultoria ou assessoria com outro investidor especialista no assunto, que poderá te aconselhar de forma mais precisa.

Claro que ao falarmos de “como” investir, muitos outros pontos se envolvem e podem impactar no seu resultado final. Mas muito se vai aprendendo de acordo com a prática no dia a dia.

Onde investir

Agora que você sabe mais sobre o como, podemos partir para o “onde” investir, ou seja, para onde o seu dinheiro vai dentro dos tipos de investimentos existentes.

Vamos ver alguns das possíveis escolhas de investimento que você pode encontrar:

Tesouro direto

O tesouro direto é um programa do governo brasileiro que permite aos investidores comprar títulos públicos.

É uma das opções mais seguras para quem tem baixa tolerância de risco, muito indicada para quem tem um perfil de investidor mais conservador.

Além de um baixo risco, você pode encontrar diferentes prazos de vencimento e diferentes fatores de rentabilidade no tesouro direto.

Existem diferentes tipos de títulos, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado, cada um com características distintas de rentabilidade e prazo, descubra qual o melhor para você.

Ações

As ações são um dos tipos mais comuns de investimentos que existem, eles representam uma pequena parte do capital de uma empresa. Então ao adquirir uma ação, você passará a fazer parte do quadro de sócios.

Porém, as ações são um dos tipos de investimento com mais volatilidade, portanto, apresentam muito mais riscos que o normal.

Os acionistas têm direito a uma parcela dos lucros, chamados de dividendos, e participam da valorização ou desvalorização do preço das ações no mercado de capitais

Fundos de investimento

Já os fundos de investimento são opções coletivas, que reúnem recursos de vários investidores em um só lugar, eles podem ser ações, títulos, imóveis e outros.

Existem diferentes fundos, que podem variar de acordo com tipo de liquidez, volatilidade e perfis de investidores.

Geralmente esses fundos são gerenciados por um gestor ou administrador profissional, e auxiliam as pessoas a diversificarem suas carteiras.

CDBs

Os CDBs são títulos de crédito de bancos, são de renda fixa e acontecem quando um investidor empresta uma quantia de dinheiro ao banco e vai recebendo juros ao longo do tempo.

São considerados investimentos de baixo risco, já que costumam acompanhar o FGC, Fundo Garantidor de Créditos.

LCIs e LCAs

As LCIs são letras de crédito imobiliário, e as LCAs se referem às letras de crédito do agronegócio.

São títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com objetivo de financiar o setor imobiliário ou agronegócio.

Esses investimentos oferecem isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas e são considerados de baixo risco, perfeito para conservadores.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são opções parecidas com os fundos de investimento, mas que focam no investimento em imóveis. Eles oferecem uma renda mensal, ideal para quem quer uma liquidez mais frequente.

Dependendo do imóvel em que você investir, eles podem ter também potencial de valorização altos.

Cada um desses investimentos tem suas próprias características e diferentes formas de funcionar. Você vai encontrar os mais diversos tipos de volatilidade, retorno e liquidez no mundo dos investimentos.

Agora que você sabe onde e como investir dinheiro, pode tentar dar o primeiro passo ou continuar estudando sobre o assunto para aprender cada vez mais.

Antes de investir, nós recomendamos fazer pesquisas mais detalhadas ou buscar orientação de um profissional financeiro.