O que é mineração de bitcoin? Saiba tudo sobre o assunto!

Descubra o que é e como funciona a mineração de Bitcoin!

Anúncios



O que é mineração de Bitcoin? E você sabe qual o objetivo de minerar criptomoedas? O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada. Ou seja, ela não é regulamentada por nenhum Banco Central. 

Cartões mais recomendados

E os mineradores, que estão espalhados pelo mundo todo, fazem com que seja possível monitorar e validar as transações dessa criptomoeda.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Vamos explicar como tudo funciona!

o que é mineração de bitcoin

O que é bitcoin?

O bitcoin é uma moeda digital descentralizada e que não precisa de terceiros para funcionar.

A moeda pode ser utilizada para a aquisição de produtos, serviços e outros itens em estabelecimentos que aceitam o Bitcoin como forma de pagamento.

Como o Bitcoin não é regulamentado por governos, é possível realizar transações sem nenhum intermediário, como bancos ou emissores de cartão de crédito.

Anúncios


É importante mencionar que ao contrário do real, dólar e euro, o Bitcoin é uma moeda limitada. Mas afinal, o que isso significa?

As moedas convencionais podem ser emitidas conforme as nações sentirem necessidade. Já o bitcoin, não.

O código dessa criptomoeda foi criado de uma forma que apenas 21 milhões de moedas podem ser emitidas. Até os dias de hoje, cerca de 18,85 milhões de bitcoins já foram minerados.


O que é mineração de Bitcoin?

A mineração de bitcoin é o processo referente à verificação de transações com Bitcoin.

Os mineradores, são as pessoas e organizações que sustentam a rede blockchain que apoia a criptomoeda.

A mineração é responsável por manter a blockchain, a rede de blocos que traz todo o histórico de transações com o Bitcoin.

Anúncios


Os mineradores, criam blocos de transações, que quando verificadas, são adicionadas a rede de blocos.

Ao completar um bloco, o minerador é recompensado em bitcoin recém-criado.

Como esse trabalho é dispersado por milhares de usuários espalhados por diferentes países, o bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, que como falamos, não é regulamentada por nenhum Banco Central ou governo.


Como funciona a mineração de Bitcoin?

Para minerar Bitcoin, é necessário ter um dispositivo com alta capacidade de processamento.

Ou seja, diante da dificuldade de realizar esse trabalho, não é mais possível minerar Bitcoins em computadores caseiros.

Os mineradores, adquirem máquinas desenvolvidas especialmente para fazer a mineração de Bitcoin.

E a mineração dessa criptomoeda, no fundo, nada mais é do que a resolução de problemas matemáticos em meio a uma competição de pessoas que querem encontrar a solução.

A primeira pessoa a encontrar a resolução é a que será recompensada.

O processo acontece na base de tentativa e erro. Isso significa que para encontrar uma solução, muitas vezes, é necessário realizar bilhões de tentativas.

Ou seja, o computador deve efetuar uma enorme quantidade de cálculos por segundo para encontrar a combinação perfeita. E é por isso que essas máquinas precisam ser de alta capacidade.

Quando encontra a sequência compatível, o minerador é recompensado com 6,25 unidades da moeda.

Todos os dias, milhares de mineradores competem pela recompensa oferecida. Como um bloco de transação é formado a cada 10 minutos, a competição sempre recomeça nesse período.


O que é preciso para minerar Bitcoin?

Como você já sabe, o primeiro passo é obter um computador com alta capacidade de processamento, capaz de fazer várias tentativas por segundo.

E é importante lembrar que as máquinas precisam ficar ligadas 24 horas por dia. Isso com certeza é um problema, ainda mais porque no Brasil, o custo da energia elétrica aumentou em 2021.

Outro fator que deve ser levado em conta é o superaquecimento das máquinas, que pode acontecer, caso não haja um equipamento específico para resfriamento.

O processo, em geral, é relativamente caro para quem deseja se tornar minerador.

Afinal, não basta apenas ligar o computador e esperar as criptomoedas se multiplicarem. É preciso levar em conta todos os gastos com energia elétrica e equipamento para resfriamento!

citação

Vale a pena minerar bitcoin por conta própria?

Embora pareça que a mineração de bitcoin está cada vez mais perto do seu limite, na prática, as coisas são um pouco diferentes.

A cada quatro anos, a quantidade de moedas digitais que podem ser mineradas diminui pela metade.

Isso significa que o último bitcoin será minerado apenas em 2140. Quanto mais próximo do limite, mais complexo esse processo se tornará.

O mercado, de fato, é relativamente aberto para quem está interessado em se tornar um minerador. Mas isso não significa que ele será lucrativo para todos.

Afinal, é preciso levar em conta que a mineração é um processo capaz de desgastar componentes de forma relativamente rápida.

Resumindo, a CPU e placa de vídeo utilizados provavelmente, terão que ser substituídos em pouco tempo, o que implica em gastos adicionais (que não são nada baratos).

Mas obviamente, há pessoas e empresas que conseguem obter lucros significativos nesse mercado.

Por esse motivo, os mineradores dedicados, conhecidos como ASCI miners, contam com equipamentos específicos para este fim.

É difícil fazer com que a mineração individual traga resultados consideráveis e, por isso, os mineradores se reúnem em pools de mineração (piscinas de mineração), que otimizam o poder de processamento e tornam a tarefa mais lucrativa.


Por que o Bitcoin está se tornando tão atrativo?

O motivo pelo qual o Bitcoin tem chamado cada vez mais atenção das pessoas, é a sua valorização.

Por causa do aumento de preços, a criptomoeda continua atraindo pessoas interessadas em investir em bitcoin, principalmente aqueles que trabalham em grandes grupos de mineração.

Através desses grupos, se torna possível competir com empresas especializadas, que possuem dispositivos de alta potência para minerar bitcoins.

Aliás, até bancos adotaram a tecnologia blockchain ou então, estão pensando em formas de utilizá-la.

Alguns desses bancos, já pensam até mesmo em criar suas próprias criptomoedas.

quais empresas aceitam bitcoin como pagamento

Conclusão

Agora você já sabe o que é Bitcoin, o que é mineração de Bitcoin e como funciona esse processo.

Como você pode ver, estamos falando de um processo que envolve equipamentos de alta potência e muita tecnologia!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu