O que é ESG e como isso pode afetar os seus investimentos

Quer saber o que é ESG? Então você está no lugar certo!

Anúncios



Caso você ainda não saiba o que é ESG (Environmental, Social and Governance) e a importância que essa sigla tem para o mercado de investimentos, é necessário ficar atento!

Cartões mais recomendados

Certamente, a rentabilidade é um dos principais fatores na hora de escolher uma aplicação. Entretanto, mais do que nunca, as pessoas estão observando a forma como as organizações lidam com questões sociais e o meio ambiente.

Ou seja, as empresas que valorizam o bem-estar das pessoas e a preservação ambiental, estão ganhando vantagem competitiva e a preferência dos investidores.

E é exatamente disso que se trata a sigla ESG! Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura.

o que é ESG e como isso pode afetar os seus rendimentos?

O que é ESG?

ESG é um conjunto de ações e práticas que tem como principal objetivo definir se uma organização possui responsabilidade social e ambiental.

Os conceitos que dão origem ao ESG, Environmental, Social and Governance ou em português, Ambiental, Social e Governança, trazem um olhar mais sustentável para as decisões estratégicas de um negócio.

Anúncios


Juntos, os três conceitos representam a mudança na hora de pensar, tomar decisões e investir.

Entretanto, apenas saber o que é ESG não é suficiente, pois é preciso entender melhor em que contexto os três pilares se encaixam.

Veja alguns exemplos práticos para entender como o ESG aparece em nossa rotina:


Ambiental (Environmental)

São as ações da companhia voltadas para o meio ambiente, que envolvem assuntos relacionados ao consumo de recursos naturais, eficiência energética e gestão de resíduos.


Social (Social)

Esse fator leva em conta a forma como uma empresa lida com questões como diversidade, inclusão, relacionamento com colaboradores e clientes.

As pessoas não querem mais se tornar consumidoras e nem acionistas de empresas que não respeitam os direitos de seus colaboradores, as preocupações de seus clientes e, principalmente, que não possuem consciência social.


Governança (Governance)

Anúncios


Aqui, o foco é na administração da empresa, que deve ter uma boa conduta corporativa.

Transparência na gestão, ética e agilidade nos processos são alguns fatores que fazem parte do terceiro pilar.


ESG na prática para organizações

Há várias iniciativas e elementos que auxiliam as empresas a se adaptarem e medem os riscos dentro da perspectiva de cada um dos pilares.

É olhar para a empresa e entender se ela está realmente comprometida com ações de sustentabilidade a longo prazo, que beneficiem as pessoas e o meio ambiente.

Entregar rentabilidade para os acionistas continua sendo importante. Porém, há algo que se tornou ainda mais essencial: gerar valor para a comunidade em que a empresa está inserida, ou seja, para a sociedade e os funcionários.

Afinal, uma empresa que não se compromete com questões sociais e não valoriza aqueles que estão ao seu redor, irá perder vantagem competitiva, o que certamente, vai diminuir o interesse dos investidores e do mercado em geral.

citação

ESG e o impacto no mundo dos investimentos

Muitas corretoras de valores já estão disponibilizando fundos de investimentos ESG, ou seja, fundos de companhias sustentáveis.

Certamente, isso mostra o quanto as empresas devem se preparar para o novo cenário, pois os fundos ESG estão chamando a atenção dos investidores.

Isso significa que no ramo dos investimentos, a busca por companhias que respeitam os fundamentos ESG e estejam comprometidas com a sustentabilidade, está aumentando.

Aliás, segundo uma pesquisa da Deloitte, 75% dos investidores globais aplicaram os indicadores ESG em pelo menos uma parte de suas aplicações.

Essa lista só aumenta e os investidores já sabem que questões referentes à responsabilidade social e ambiental, influencia no valor do mercado e na reputação de um negócio.


ESG e o impacto nos consumidores

Assim como os investidores, os consumidores também ficam de olho nas empresas que realmente se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores, questões sociais e ambientais.

Ou seja, uma organização que coloca o lucro acima de qualquer coisa, mesmo quando isso vai prejudicar a sociedade como um todo, tem sua reputação afetada aos olhos dos consumidores.

Isso significa que as pessoas querem se tornar clientes fiéis de marcas realmente responsáveis, que embora se preocupem com o lucro, não deixem outras questões importantes de fora, como o investimento sustentável.

Mas o que muitos não sabem, é que esse cenário também afeta os investimentos.

É que há vários fatores que interferem no preço de uma ação. A situação financeira da empresa é um deles.

Um exemplo: uma empresa que se envolveu em um escândalo recentemente e, por isso, perdeu clientes, também poderá perder investidores. Desse modo, as ações da companhia provavelmente irão cair.


Como realizar investimentos sustentáveis?

Já existem algumas opções para realizar investimentos sustentáveis:


Fundos de investimentos

Os fundos de investimentos ESG são aqueles cuja finalidade é a de realizar investimentos em negócios comprometidos com a sociedade, com o meio ambiente e com parâmetros elevados de governança.

Para defini-los, os três pilares do ESG são utilizados.

A principal característica de um fundo ESG é a escolha criteriosa das companhias que irão compor os fundos e receberão seus investimentos.


Ações

As ações são definidas como as menores frações do capital social de uma empresa.

Isso significa que quando um investidores adquire uma ação, ele se torna sócio dela.

Há vários fatores que podem fazer com que um investidores escolha comprar ações de uma empresa.

Além da rentabilidade, é bem provável que o investidor faça uma análise para descobrir se os valores de uma determinada empresa estão alinhadas com os seus princípios.


ETFs

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund.

Portanto, quando observamos a junção das siglas ETF e ESG, podemos compreender que estamos falando de fundos que replicam um índice sustentável, permitindo a exposição de investimentos desse tipo.

6 exemplos de empresas sustentáveis

Conclusão

Nesse artigo você descobriu o que é ESG e formas de investir.

Atualmente, percebemos que as organizações estão cada vez mais preocupadas em assumir práticas sociais, ambientais e de governança.

No mundo dos investimentos, a procura é por empresas comprometidas com questões sociais e ambientais, que gerem impactos positivos e que vão muito além da parte financeira.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu