Liquidez do investimento: o que é e quais são os riscos?

Entenda o que é liquidez do investimento e a importância de saber isso na hora de investir

Anúncios



Saber o que é liquidez do investimento é fundamental para você escolher uma aplicação alinhada com os seus objetivos financeiros.

Cartões mais recomendados

Ou seja, a rentabilidade, embora também seja algo muito importante, não é o único fator que você deve levar em conta na hora de fazer investimentos.

E é por isso que no artigo de hoje, vamos falar mais sobre esse conceito e te explicar exatamente o que é risco de liquidez.

Continue a leitura para saber mais.

liquidez dos investimentos o que é e quais são os riscos

O que é liquidez do investimento?

Liquidez é a capacidade que um investimento tem de ser transformado em dinheiro, isto é, a possibilidade de resgatar os recursos aplicados.

Na prática, quanto mais rápido você consegue converter um ativo em dinheiro, maior é a liquidez dele.

Anúncios


Isso significa que se um ativo tem baixa liquidez, transformá-lo em dinheiro pode demorar um pouco mais.

Você pode aplicar o seu capital em ativos de alta liquidez (que podem ser resgatados com facilidade) ou investimentos com menor liquidez (o investimento fica “preso” até a data de vencimento.

No mercado financeiro, cada investimento tem determinadas características. Alguns podem ser resgatados a qualquer hora, enquanto outros, têm uma data definida para serem convertidos em caixa para você.

Algumas instituições financeiras utilizam a letra D+algum número para mostrar qual é a liquidez daquele investimento.

A letra D, significa dia do resgate. Já o número, é a quantidade de dias úteis em que será possível resgatar o valor.

Por exemplo, D+0 significa que a aplicação financeira pode ser resgatada no mesmo dia. Já D+2, mostra que a aplicação pode ser resgatada dois úteis após a solicitação.


Por que a liquidez é importante?

Anúncios


Como você pode ver, saber o que é liquidez do investimento é fundamental há hora de fazer uma aplicação.

Na hora de fazer um novo investimento, você provavelmente já tem definido os seus objetivos de curto, médio ou longo prazo.

Por isso, considerar a liquidez é muito importante na hora de escolher um produto financeiro.

Por exemplo, se você tem um objetivo de curtíssimo prazo ou então, quer formar a sua reserva de emergência, o recomendado é escolher um ativo de alta liquidez, para que você tenha facilidade em resgatar o dinheiro assim que precisar.

Contudo, se você está focado em um objetivo de longo prazo, como a aposentadoria, por exemplo, a liquidez pode não ser algo tão importante para você.

As corretoras de valores mostram qual é o prazo de vencimento do título. E é fundamental que você preste atenção nisso, para que assim, escolha a aplicação mais adequada aos prazos dos seus objetivos.

citação

O que é liquidez diária?

As aplicações com liquidez diária são aquelas que o investidor pode solicitar o resgate do valor aplicado (com os rendimentos) a qualquer hora.

Portanto, se você vir um investimento com liquidez diária, significa que o resgate dos recursos aplicados pode ser feito quando você desejar.

Caso aconteça algum imprevisto, basta fazer o resgate.

Contudo, é muito importante que você analise todas as regras e os custos envolvidos no processo.


O que é risco de liquidez?

O risco de liquidez pode ser definido como o risco de não conseguir liquidar ou resgatar um ativo no tempo desejado.

Apesar de ser um fator fundamental, infelizmente, esse risco nem sempre é analisado pelos investidores.

Consequentemente, eles acabam adquirindo ativos de baixa liquidez, e, no desespero por vender o ativo, acabam perdendo dinheiro.

Para você entender melhor, vamos utilizar um exemplo simples.

Imagine alguém que comprou um imóvel com o objetivo de obter bons lucros com a sua valorização. Contudo, devido a uma grande emergência, a pessoa precisa realizar a venda o mais rápido possível.

Desse modo, ela terá que abaixar consideravelmente o valor do imóvel para consegui-lo vender o quanto antes.

A principal diferença entre um ativo de alta e baixa liquidez está na facilidade ou dificuldade de converter um ativo em dinheiro de forma rápida e sem prejuízos.

• Alto risco de liquidez do investimento: um investimento apresenta alto risco de liquidez quando o prazo para o negociar é mais alto ou quando há taxas para fazer o resgate antes do prazo.

• Baixo risco de liquidez do investimento: um investimento de alta liquidez (baixo risco de liquidez) é aquele em que o investidor tem facilidade para fazer o resgate de forma rápida, muitas vezes, até no mesmo dia.


Quais são os tipos de risco de liquidez?

Além do prazo e taxas, existem outros fatores que aumentam ou reduzem o risco de liquidez:


Risco de liquidez de mercado

 Refere-se ao risco de só poder resgatar uma aplicação com uma perda considerável de valor.


Risco de liquidez de financiamento

Ocorre quando a instituição não honra as suas obrigações financeiras devido à falta de captação.


Exemplos de investimentos de alta liquidez

Os investimentos com liquidez diária (baixo risco de liquidez) costumam interessar mais os investidores que querem montar uma reserva de emergência, possuem um objetivo de curto prazo ou desejam pagar suas dívidas.

Um bom exemplo disso é o Tesouro Selic. Como é um título de alta liquidez, você não perde dinheiro se precisar fazer um resgate de forma antecipada (antes da data de vencimento).

E a poupança, apesar de não ser considerada um bom investimento, já que não oferece uma boa rentabilidade, também é um investimento com liquidez diária, pois você pode tirar o dinheiro guardado nela a qualquer hora.

renda fixa

Conclusão

Entender o que é liquidez do investimento é algo tão importante quanto analisar a rentabilidade de uma aplicação.

Afinal, se você investir em um ativo de baixa liquidez, terá dificuldades para fazer o resgate antes do prazo, caso aconteça alguma emergência.

Por isso, antes de adquirir qualquer produto financeiro, além de analisar a sua realidade financeira atual e saber qual é o seu perfil de investidor, também é importante saber qual é o prazo para retirada do dinheiro e quais os custos para fazer o resgate antes da data do vencimento.

Dessa forma, você poderá fazer escolhas mais adequadas aos seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu