A importância da educação financeira na vida do cidadão

Você sabe qual é a importância da educação financeira na vida do cidadão? Algumas pessoas acreditam que a educação financeira serve para enriquecer as pessoas. 

Anúncios

Na verdade, não é o papel desse conceito. Seu principal objetivo é nos ensinar a lidar com nosso dinheiro. 

Em consequência disso, termos hábitos financeiros saudáveis, aprendermos a valorizar o dinheiro e termos uma vida financeira equilibrada. 

No texto de hoje abordaremos mais a fundo a importância da educação financeira na vida de uma pessoa. Além disso, citaremos algumas dicas para colocar em prática hoje mesmo e ver suas finanças mudarem para melhor.

Não deixe de conferir! 

Qual a importância da educação financeira na vida do cidadão?

A educação financeira é um fator importante por diferentes aspectos e precisa ser inserida na vida do cidadão desde a primeira infância. 

Uma pesquisa realizada pelo Serasa Consumidor e Serasa Experian apontou que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de economizar dinheiro após ter participado de programas de educação financeira. 

Anúncios

Quando a gente começa a aprender sobre esse assunto, abre-se um leque. É comum até pensamos coisas como: gostaria de ter aprendido isso quando era jovem.

Para entender melhor a importância da educação financeira na vida do cidadão, confira abaixo as principais vantagens dessa prática. 

1. Consumo consciente

O Brasil enfrenta o maior índice de inadimplência dos últimos 12 anos. Quase 80% dos lares brasileiros estão endividados, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. 

Certamente, a principal causa desse endividamento é a inflação alta e diminuição do poder de compra das famílias.

Isso acaba fazendo com que essas famílias recorram a outras alternativas para aumentar o seu poder de compra, por exemplo, o cartão de crédito. 

O uso incontrolável e sem planejamento desse produto acaba fazendo com que muitas famílias se endividem. 

Com a educação financeira, as pessoas tendem a consumir com mais responsabilidade e a fazer sempre as melhores escolhas.

Dessa forma, evitam gastos desnecessários e o superendividamento. 

2. Equilíbrio financeiro

Ter equilíbrio financeiro é manter uma vida financeira estável; longe de dívidas e com as finanças respirando. 

3. Escolhas inteligentes

Adotar bons hábitos financeiros não significa se privar de tudo, na verdade, com a educação financeira você aprenderá a fazer trocas inteligentes e melhorar a qualidade do seu consumo. 

Com esse conceito, você aprenderá a usar seu dinheiro com sabedoria, mas sem perder a qualidade.

Ele está muito ligado à experiência de consumo. Você terá o hábito de refletir sobre seu consumo; as experiências e benefícios que ele trará para seu bem-estar e também para suas finanças. 

Aprender a investir dinheiro no que realmente importa através de um consumo racional e responsável é um dos motivos da importância da educação financeira na vida do cidadão. 

4. Aprender sobre o valor do dinheiro

economize

Dizem que dinheiro que vem fácil, vai fácil. Mas já notou o duro que você dá para ganhar seu salário e no início do mês ele some mais rápido que o Flash? 

Com a educação financeira você aprende a dar valor a cada centavo que entra, pois aprende também a valorizar seus esforços e o duro que dá para conseguir seu dinheiro.

Uma das principais maneiras de aprender a valorizar seu dinheiro é realizando o planejamento financeiro. 

Nele, você planeja cada gasto e pensa muito bem antes de realizar qualquer compra, por mais simples que seja.

Além disso, não gasta mais do que ganha e ainda aprende a poupar. 

5. Entender a importância de investir

Todo mundo tem sonhos materiais, por exemplo, comprar uma casa, carro, cursar uma boa faculdade, fazer uma cirurgia plástica. 

A melhor maneira de alcançar suas metas e objetivos é investindo seu dinheiro; os investimentos estão ligados diretamente aos seus objetivos. 

Ao investir, você usa o dinheiro poupado com inteligência para conquistar seus objetivos financeiros. Além disso, pode:

  • Criar uma reserva financeira;
  • Construir um patrimônio;
  • Proteger-se da inflação;
  • Torna-se independente financeiramente.

Aqui em nosso blog você encontra muitos conteúdos que podem te ajudar a ingressar no mundo dos investimentos. Não deixe de conferir!  

Agora que você já descobriu um pouco sobre a importância da educação financeira na vida do cidadão, confira algumas dicas que te ajudarão a se educar financeiramente. 

Coloque em prática hoje mesmo e veja suas finanças mudarem para melhor!

Afinal, o que é educação financeira?

Em suma, a educação financeira é uma área transdisciplinar onde o principal objetivo é ajudar as pessoas nas suas finanças. 

Nesse campo, você aprende a escolher os melhores rendimentos, consumo consciente, a se relacionar com o dinheiro, etc.

Ela é uma ferramenta eficiente para mudar o comportamento e pensamento dos indivíduos em relação aos conceitos e produtos financeiros.

Com as informações, orientações, formações e estímulos necessários, eles acabam se tornando mais conscientes das oportunidades e riscos que envolvem qualquer tipo de operação financeira. 

O que fazer para ter educação financeira?

Para começar, você não precisa de muito. Apenas determinação e disciplina é o suficiente para realizar pequenas mudanças e adotar hábitos de consumo mais saudáveis. 

Confira abaixo alguns passos para começar a ter educação financeira hoje mesmo! 

1. Tenha uma renda

Se você ainda não tem uma renda, o primeiro passo é conseguir uma. Caso já tenha uma renda, mas ela não é suficiente para te ajudar a ter equilíbrio financeiro, o conselho é que você aumente essa renda. 

Existem diferentes formas de fazer isso, por exemplo, tendo uma renda extra. Atualmente existem muitas maneiras de ganhar dinheiro pela internet. 

Leia nosso texto e veja como ganhar dinheiro na internet. 

Outra maneira é mudando para um emprego que pague mais, contudo, você precisa atualizar seu currículo e investir mais na sua carreira.

O mercado de trabalho está bem competitivo, consequentemente, para ganhar mais, você precisa se destacar entre os demais e oferecer mais.

Cursos extracurriculares, MBA, especialização, pós-graduação e portfólio atualizado são só algumas maneiras de investir na carreira para ter uma renda melhor.

2. Gaste menos do que ganha

Enquanto você não tiver nenhuma folga nas suas receitas, em relação às despesas, dificilmente conseguirá prosseguir com os principais passos da educação financeira. 

Quando você parar de gastar mais do que ganha, sobrará um dinheiro para investir em mais qualidade de vida para sua família, aplicar, poupar, guardar para urgências ou até mesmo fazer uma renda extra.

Portanto, se antes de receber, seu salário já está todo comprometido, você precisa mudar essa situação urgentemente. 

3. Evite o consumismo

educação financeira

O consumismo inconsciente é um dos principais vilões das finanças de milhares de famílias brasileiras. 

Um dos principais objetivos da educação financeira é te ajudar a combater esse vilão!

Calma! Você continuará sendo um consumidor, afinal, isso faz parte da vida de qualquer pessoa.

No entanto, você deve combater o consumo desenfreado. Comece a estudar e planejar seus gastos. 

Corte da sua lista itens que não são tão importantes. Para te ajudar, você pode usar alguns questionamentos antes de comprar algum produto ou serviço, como:

  • Tenho condições de pagar sem comprometer meu orçamento?
  • Consigo sobreviver sem esta compra?
  • Não existe uma alternativa com melhor custo-benefício?
  • Posso usar o dinheiro dessa compra para algo mais importante?

Comece a treinar seu cérebro, com o tempo, as coisas acontecerão de forma automática.

Você não se sentirá mais tentado a adquirir alguns itens supérfluos, e dará mais atenção aos itens essenciais da sua lista. 

4. Planejamento financeiro e a importância de educação financeira na vida do cidadão

Não tem como falar sobre educação financeira e não destacar a importância do planejamento financeiro. 

Com essa ferramenta você consegue identificar deficiências no seu orçamento, ladrões do seu salão, gastos desnecessários e assim, saber onde mexer para ver suas finanças respirar. 

A base do seu planejamento financeiro é o salário. O suas despesas essenciais não devem ultrapassar as receitas. 

Além disso, deve sobrar dinheiro para imprevistos. Não espere sobrar dinheiro para começar a poupar. 

Inclua no seu planejamento um dinheiro para urgências que pode ser usado para investir na sua reserva de emergência. 

5. Reserva de emergência

Antes de começar a criar sua reserva de emergência, é necessário pagar todas as suas dívidas. 

E antes de começar a investir, você precisa criar a sua reserva de emergência.

Pense, se você perder sua principal fonte de renda hoje, por quanto tempo conseguirá sobreviver ou manter a sua qualidade de vida até conseguir outra renda?

Caso precise realizar uma operação importante, de onde tirará o dinheiro?

A reserva de emergência serve para urgência. Para quando surgir um imprevisto, você não precisa tirar de onde não tem para suprir. 

É como guardar dinheiro debaixo do colchão e tão seguro quanto, no entanto, você aplica o dinheiro para evitar perder valor devido à inflação.

6. Economize

educação financeira
Imagem: Canva

Aprender a economizar pode te ajudar a conquistar seus sonhos com eficiência. Às vezes, pode até demorar, mas você precisa ter foco, disciplina e comemorar cada meta conquistada. 

Adquirir dívidas para conquistar seus objetos, não é a alternativa mais inteligente e econômica. O ideal é que você economize e invista o dinheiro poupado.

Um exemplo, se você deseja comprar uma casa, economize e vá investindo o dinheiro. Após alguns anos, resgatará o valor investido acrescido de juros.

No entanto, se ao invés disso, você pegar um empréstimo para comprar a casa, ficará preso a uma dívida por anos.

Além disso, pode pagar um valor bem maior devido à cobrança de juros, que nesse caso, não é a seu favor. 

Conclusão

Como podemos observar, é muito importante ter educação financeira para ter uma vida financeira equilibrada, mais qualidade de vida e se manter longe das dívidas. 

Por isso, coloque nossas dicas em prática hoje mesmo e cuide das suas finanças. 

Então, gostou de descobrir a importância da educação financeira na vida do cidadão? 

Que tal conhecer um dos melhores e mais seguros investimentos do Brasil? Leia o texto e descubra qual é a melhor instituição para investir no Tesouro Direto. 

Trends