O que é um fundo de ações e como funciona o investimento?

Fundo de ações são os fundos de investimento com foco no mercado de ações. Quer saber mais sobre como funcionam, quanto rendem, e quais são os fundos do momento? Leia mais sobre o assunto conosco.

Anúncios



Você sabe o que é um fundo de ações?

Cartões mais recomendados

Todo mundo já ouviu falar de ações, da bolsa de valores e de como são um dos tipos de investimentos mais requisitados entre os investidores.

O fundo de ações é um investimento excelente para quem quer investir neste mercado sem ter que lidar diretamente com as ações na bolsa de valores.

Como todo fundo de investimentos, esse é uma excelente saída para quem quer um investimento que renda mais que a renda fixa e quer diversificar o seu portfólio de investimentos.

Mas deixar a escolha dos ativos e toda a tomada de decisão sobre comprar ou vender os ativos na mão de um profissional.

É uma alternativa excelente para quem quer essas vantagens que um fundo de investimentos pode proporcionar, mas não quer ter todo o trabalho e dedicar um tempo excessivo estudando ações, empresas, tendências do mercado financeiro e tudo o mais que é preciso para se ter sucesso investindo neste ativo da renda variável.

Anúncios


Além da diversificação no seu leque de investimentos, existem diversas vantagens em se investir em um fundo de ação.

Quer saber mais sobre esse tipo de investimento? Continue conosco e leia sobre como os fundos de ações funcionam, o que são, quanto rendem, e uma breve lista com os melhores fundos de ação de 2021!

o que é um fundo de ações e como funciona o investimento

O que é um fundo de ações?

Antes de entrarmos diretamente no assunto sobre fundo de ações o que é e como funciona, vamos apenas recapitular o que são as ações em si, para quem ainda não sabe do que se trata.

Ações são frações do capital social de uma empresa que tem presença na bolsa de valores, por isso ao investir em um fundo de ações, você está investindo em partes de empresas brasileiras que tem parte de seu capital negociado na bolsa.

Dito isso, fundo de ações são fundos de investimento onde pelo menos dois terços do montante investido de seu patrimônio (ou seja, pelo menos 67%) deve ser aplicado no mercado de ações, na bolsa de valores, e de outros ativos que estão no mesmo segmento.

Ou seja, dois terços devem ser aplicados em ativos como certificados de depósito de ações, recibos de subscrição, BDRs (Brazilian Depository Receipts, ou os recibos  emitidos no Brasil de ações negociadas no estrangeiro), cotas de fundos de índice de ações e até cotas de outros fundos de ações.

Anúncios


Quanto ao terço remanescente, ou 23% do patrimônio do fundo, este pode ser usado para se investir em qualquer outro ativo financeiro.

O termo de adesão dos fundos de ações é o que determina como tudo irá operar: qual a porcentagem de investimento em cada instituição financeira, por exemplo.

Ou qual tipo de risco o fundo acha aceitável e qual tipo de ativo o fundo terá como foco.

Como todos os tipos de fundos de investimento, quem toma as decisões sobre todo esse tipo de coisa, sobre os ativos e toda a parte técnica do investimento em si é o gestor do fundo.

Para os investidores, a única coisa a se fazer é escolher qual fundo de ações se quer, e aplicar.

Os investidores apenas adquirem cotas do fundo de investimento, e por causa disso recebe apenas os rendimentos que couber as cotas que possui.

Como fundos de ações são investimentos da renda variável, não é para todo investidor. É importante antes de investir neste tipo de fundo saber qual é o seu perfil de investidor.

São muitos os tipos de fundo de ações, cada um com as suas características específicas, mas para se escolher um fundo de ação adequado às suas necessidades e prioridades.

Como investidor, o importante é saber o que é e como funciona os fundos de ações antes de se aprofundar nos detalhes específicos de cada subtipo.

o que é fundo de ações e como funciona o investimento

Fundo de ações: como funciona?

Como todos os outros tipos de fundos de investimentos, os de ações também funcionam como um investimento coletivo, por que vários investidores diferentes aplicam conjuntamente no mercado de ações, ao mesmo tempo.

Os ganhos desse investimento coletivo são depois divididos e distribuídos para cada um, proporcionalmente ao quanto cada investidor colocou no fundo.

O montante total de dinheiro que os investidores aplicaram no fundo compõe o que chamamos de patrimônio do fundo, e quem aplica esse patrimônio é um gestor profissional.

E é o gestor que irá decidir o que fazer com esse patrimônio, sempre seguindo políticas estabelecidas anteriormente.

Se as aplicações em que o gestor aplicou o patrimônio obtiverem resultado positivo, o fundo tem as suas cotas valorizadas, e se o resultado foi negativo, as cotas desvalorizam.

Vale ressaltar que os fundos de ações cobram taxas para remunerar as instituições que mantém os fundos, e também para remunerar o próprio gestor do fundo.

Existe também uma taxa de administração, e este incide sobre o patrimônio do fundo, como um percentual anual, e a cobrança é feita diariamente.

Os fundos de ações podem funcionar de duas maneiras diferentes, com relação a como a gestão do fundo é feita.

A primeira é a gestão passiva, onde o gestor costuma aplicar geralmente sempre nos mesmos ativos repetidamente, seguindo um índice de referência.

O segundo tipo é o de gestão ativa, onde o gestor pode aplicar em diferentes ações com mais liberdade, buscando boas oportunidades no mercado de ações, se utilizando de diferentes estratégias e técnicas.


Esse investimento paga dividendos?

Alguns dos fundos têm estratégia de investir em ações que paguem dividendos, focando o patrimônio do fundo de empresas que pagam bons dividendos e tem bons indicadores de que irá fazer o mesmo no futuro.

Mas isso não quer dizer que um fundo de ações pague dividendos.

O que realmente acontece é que as ações em que o fundo de ações investiu o patrimônio paga os dividendos para o fundo, esse lucro das ações é recebido pelo fundo, e não pelos cotistas.

Ao receber esses dividendos, o gestor do fundo então reinveste o dinheiro e o valor das cotas sobe.

Então, se você é cotista em um fundo de ações, as suas cotas subirão por causa dos dividendos pagos nas ações de que o fundo é investidor.

Mas você mesmo, o cotista, não irá receber os dividendos diretamente. Você ganha com a valorização das cotas e não com os dividendos pagos pelas ações que o gestor escolheu.


Quanto rende?

quanto rende um fundo de ações

De fato, a maior curiosidade de todos nós é saber quanto rende um fundo de ações, não é verdade?

O rendimento do fundo de ações depende muito do desempenho das ações em si.

 As ações escolhidas pelo gestor do fundo podem ter um desempenho bom, e assim o rendimento do fundo de ações sobe.

E como estamos lidando com o mercado da bolsa de valores, o rendimento é diferente dependendo do desempenho das ações, e diariamente.

E ainda mais, por se tratar de ações negociadas no mercado da bolsa de valores, a volatilidade do fundo de ações é mais alta do que outros tipos de fundos de investimento.

O preço das cotas pode variar de maneira súbita, devido à volatilidade dos preços das próprias ações.

O rendimento sempre depende da qualidade das ações escolhidas pelo gestor do fundo, e se ele fez uma escolha boa, de empresas de qualidade e com preços bons, ou de certos setores promissores, ou com potencial de valorização alto.

São muitos os fatores que podem influenciar no rendimento do fundo de ações, por isso é difícil dizer com exatidão e dar um valor certo sobre quanto rende um fundo de ações.


Resgate do Fundo de Ações – O que você deve saber!

A primeira coisa que devemos saber quanto ao resgate do fundo de ações é que cada um tem um prazo de resgate diferente.

Esse prazo deve vir sempre descrito no regulamento do próprio fundo de ações, e especificar a data da conversão (data do cálculo do valor das cotas para o pagamento do resgate) e a data do pagamento (data em que o dinheiro estará realmente disponível para resgate pelo investidor).

Alguns fundos, dependendo de suas características únicas, pode ter esse prazo de resgate de 10 dias, 30 e possivelmente até de 90 dias.

Alguns fundos contam com menos liquidez do que outros, e por isso o prazo para o resgate pode ser bem elevado.

Além disso, é sempre bom saber quais impostos incidem sobre o resgate de um fundo de ações. É sempre bom se planejar quanto a isso.

O imposto que devemos nos preocupar no caso dos fundos de ações é o Imposto de Renda, que no caso dos fundos de ações, é fixo em 15% sobre o valor de todos os rendimentos, independente de prazos de aplicação e resgate, e é sempre cobrado a cada resgate de cotas do fundo.

No caso dos fundos de ações, não existe a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

E melhor ainda, nesse caso específico de fundos de ações, não existe o famoso imposto “come-cotas”, que é a antecipação diretamente no fundo do Imposto de Renda, e é realizada duas vezes ao ano.


Melhores fundos de ações para 2021

melhores fundos de ações para 2021

Vamos falar então sobre os quatro melhores fundos de ações para 2021?

Na nossa opinião, estes são os fundos mais promissores, em especial por se tratarem de administradores grandes, com experiência, boa reputação e histórico de sucesso. São eles:

Fundo de ações BB

O Banco do Brasil dispensa introduções, e atua nesse mercado faz muito tempo.

O fundo de ações do Banco do Brasil, o BB Ações Dividendos é um dos fundos de ações mais promissores, para investidores de médio a longo prazo, e que as aplicações iniciais para entrar neste fundo é de R$ 200,00.

Já no próprio site do Banco do Brasil, eles deixam claro que esse fundo pode passar por oscilações com o tempo.

Esse fundo está em funcionamento desde 2002, e a taxa de administração é de 2% ao ano.


Fundo de ações Clear

A Clear é uma corretora especializada em ajudar traders e investidores no Brasil.

É filiada ao grupo XP investimentos, mas conta com seus próprios fundos de investimentos.

Conta com quase R$ 300 bilhões sob custódia, e mais de 1 milhão de clientes ativos, juntos com a XP Inc., e eles fazem a gestão de diversos produtos de fundos de ações, incluindo fundos imobiliários.


Fundo de ações Vale

A empresa Vale, cuja sede está localizada no Estado do Rio de Janeiro, realiza atividades no setor de mineração.

Produz e negocia minérios de ferro, níquel, cobre, manganês, ligas de ferro, cobalto, platina e metais preciosos.

Além disso, é uma das maiores empresas do Brasil, com operações em diversos países no exterior.

O fundo de ações da Vale é focado em ações dessa empresa, contando com a boa performance que sempre demonstrou.


Fundo de ações Rico

Surgida em 2011, a corretora de valores Rico se tornou uma das maiores, além de ser um dos maiores grupos para a educação financeira de investidores.

O foco dos fundo de ações Rico é em alta liquidez e diversificação, e eles contam com uma plataforma que é simples de entender, e com profissionais experientes e capacitados.


Qual o melhor fundo de ações?

O melhor fundo de ações é aquele que melhor atende as necessidades do investidor, e que possui o maior potencial de rendimentos e de valorização de suas cotas.

Se formos considerar apenas o aspecto técnico, como o tempo de mercado e a experiência de se gerenciar fundos de ações, recomendaríamos o fundo de ações do Banco do Brasil.

Mas sempre se lembre de pesquisar bem sobre os fundos de ações antes de tomar qualquer atitude.


Conclusão

o que é e como funciona os fundos de ações

Fundos de ações são a melhor alternativa para quem quer investir nesse mercado da bolsa de valores, mas não quer ter ou não pode perder tempo estudando as ações e o mercado.

Deixar essa responsabilidade na mão de um profissional é uma ótima saída para quem está nesta situação.

O único ponto que devemos ressaltar é que, com os fundos de ações, a liberdade de se fazer negócio com essas ações diretamente não existe.

Então, talvez para quem quer investir por conta própria esses fundos não sejam a melhor opção.

E claro, sempre se lembrando de saber qual é o seu perfil de investidor, para facilitar na hora de escolher o investimento certo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu