É verdade que dinheiro atrai dinheiro?

O que significa a frase “dinheiro atrai dinheiro?”

Anúncios



Certamente, você já ouviu alguém falar que dinheiro atrai dinheiro, não é mesmo?

Cartões mais recomendados

A verdade é que para construir riqueza, é preciso cuidar bem do seu dinheiro. Isso significa controlar seus gastos, criar hábitos saudáveis de consumo e, claro, fazer bons investimentos.

E educação financeira é fundamental para você otimizar o orçamento e, consequentemente, aumentar os seus ganhos.

Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!

é verdade que dinheiro atrai dinheiro?

Você sabe quais são os seus gastos?

Lidar com finanças pessoais exige responsabilidade e organização.

Sem isso, toda a renda pode ser comprometida com despesas não essenciais, ou seja, compras desnecessárias que levam embora as suas economicas.

Anúncios


Além disso, a falta de planejamento financeiro prejudica a realização de objetivos.

Se você se identifica com a situação, o primeiro passo para organizar as finanças, é separar os gastos essenciais dos não essenciais.

Os essenciais são aqueles que dependendo da situação, até podem ser reduzidos, mas não eliminados, como conta de luz e água, aluguel, financiamento da casa, alimentação, transporte, despesas com saúde etc.

Já os gastos supérfluos são aqueles que podem ser cortados da rotina, principalmente em momentos de dificuldade financeira.

Entre esses gastos, podemos citar refeições fora de casa e happy hours, viagens, assinaturas de serviços, etc.

É muito importante que você faça uma análise do orçamento para que assim, saiba exatamente para onde o seu dinheiro está indo.


Os três pilares da educação financeira: poupar, ganhar e investir

Anúncios


Para alcançar a liberdade financeira, é preciso poupar, aumentar a sua renda e investir, para que assim, você potencialize os seus ganhos.

Na teoria, isso parece muito simples. Mas nós sabemos que na prática, cada um dos pilares exige muita disciplina e até mesmo a criação de estratégias diferentes.

Para te ajudar a melhorar a sua vida financeira, nós vamos explicar um pouco mais sobre cada um dos pilares.

Desse modo, você vai entender porque dinheiro atrai dinheiro e como planejar as suas finanças.


1. Poupar

Poupar é acumular valores no presente para utilizá-lo no futuro.

Economizar é importante para que você realize objetivos financeiros e tenha mais tranquilidade durante uma emergência.

Uma das melhores formas de poupar é definir metas e objetivos.

Qual o seu propósito ao economizar dinheiro? Construir a sua reserva de emergência? Fazer a viagem dos sonhos?

As metas vão te ajudar a manter o foco e a disciplina. É que quando não há um objetivo estabelecido, poupar fica muito cansativo. Consequentemente, você corre o risco de gastar todas as suas economias com coisas que na verdade, você nem precisa.

citação

2. Investir

Investir é pegar uma parte do seu dinheiro para colocá-lo em uma aplicação.

Economizar é o primeiro passo. Porém, apenas poupar dinheiro não basta.

Afinal, com o tempo, o dinheiro parado irá perder o poder de compra. Por esse motivo, você precisa começar a investir, para que assim, consiga potencializar os seus ganhos.

Ou seja, os investimentos são necessários para que você possa obter ganhos acima da inflação.

Alguns investimentos exigem que você já tenha uma quantia alta antes de começar a investir.

Entretanto, há várias aplicações, tanto em renda fixa quanto em renda variável, que são bem mais acessíveis para investidores iniciantes. 

O primeiro passo para começar a investir é entender o seu perfil de investidor que, basicamente, é uma análise que identifica as suas preferências, características e expectativas em relação ao dinheiro.

Existem três perfis: conservador, arrojado e moderado.

O conservador é aquele que tem aversão aos riscos e, por isso, dá preferência aos investimentos mais seguros, mesmo que isso signifique obter menor rentabilidade. 

O investidor conservador costuma dar preferência às aplicações de renda fixa. O arrojado está disposto a correr mais riscos em troca de boa rentabilidade. Normalmente, possui uma carteira com várias aplicações em renda variável.

Já o moderado, está disposto a enfrentar determinados riscos, mas sem abrir mão da segurança.

Dinheiro atrai dinheiro e os investimentos são a prova disso! Afinal, quanto mais você investe, mais o seu dinheiro irá render.


3. Aumentar a sua renda

Como você já sabe, poupar e investir são duas coisas essenciais.

Entretanto, é importante que você encontre formas de aumentar a sua renda, pois assim, além de aumentar a sua qualidade de vida, poderá economizar e investir mais dinheiro.

Ou seja, os três pilares estão conectados. Seguir apenas um deles não é suficiente para alcançar a liberdade financeira.

Algumas pessoas quando começam a ganhar mais, acabam aumentando os seus gastos. Isso não chega a ser algo errado, desde que haja planejamento e as despesas supérfluas não ultrapassem o orçamento.

Mas só poupar também não é suficiente, pois economia tem limite! Você até pode reduzir alguns gastos, mas não eliminá-los por completo.

Já os investimentos aceleram o crescimento do patrimônio financeiro. Mas é preciso ter paciência, pois as aplicações financeiras, geralmente, começam a dar bons resultados no médio e longo prazo.


Como realizar um planejamento financeiro?

Como você pode ver, dinheiro atrai dinheiro.

Mas não basta apenas saber da importância de economizar e investir e não colocar essa ideia em prática.

Para que seja mais fácil controlar os gastos e otimizar o orçamento, é importante que você monte um planejamento financeiro.

O plano financeiro, basicamente, é uma ferramenta que vai definir as diretrizes e as metas financeiras de curto, médio e longo prazo.

Um dos principais pilares do planejamento é a disciplina. De nada adianta criar uma estratégia e segui-la apenas por um mês (ou até menos tempo).

Nós estamos falando de um planejamento que deve orientar suas decisões financeiras.

No plano, é importante que você coloque todas as suas despesas essenciais e, também não essenciais, para que assim, possa saber para onde o seu dinheiro está indo e consiga eliminar gastos supérfluos.

Além disso, é importante separar uma parte do orçamento para os gastos essenciais, não essenciais e, claro, para as suas economias.

por que  investir? 6 benefícios dessa estratégia

Conclusão

Quando alguém fala que dinheiro atrai dinheiro, essa pessoa quer dizer que o hábito de poupar e investir, faz com que você possa encontrar boas oportunidades financeiras, que vão te ajudar a aumentar os seus ganhos, além de melhorar os hábitos de consumo.

Nós esperamos que esse artigo tenha sido útil e que você tenha entendido a importância de cada um dos pilares da educação financeira!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu