Curso Superior de Administração: Conheça todos os detalhes

O Curso Superior de Administração está entre os mais populares entre as escolhas dos estudantes que desejam começar uma carreira no mundo empresarial.

Anúncios

O curso oferece um leque de conhecimento e habilidades que preparam os estudantes para atuarem como gestores em diversas áreas relacionadas ao meio administrativo.

Sendo assim, se você se interessou pelo Curso Superior de Administração não pode deixar de conferir todos os detalhes sobre o curso que preparamos para você.

Outros cursos procurados:

Direito
Enfermagem
Engenharia
Ed. Física

Duração e modalidades do curso superior de administração

O Curso Superior de Administração, em sua grande maioria, tem uma duração média de 4 anos, ou seja, ele é dividido em 8 semestres.

Sendo assim, durante esse período os estudantes têm acesso a disciplinas que vão desde administração e economia, até RH e marketing.

Bacharel ou Licenciatura em administração?

O Curso Superior de Administração oferece as duas modalidades, no entanto a mais comum, é o bacharelado.

Anúncios

Pois, nessa opção o objetivo principal é formar profissional que atuem diretamente na profissão.

Como na gestão de organizações, adquirindo habilidades técnicas e analíticas de liderança e tomada de decisões.

Leia também: 6 coisas para ganhar dinheiro extra

No entanto, a licenciatura em administração é uma modalidade um pouco menos comum, mas também é oferecida pelas instituições de ensino superior.

Nessa opção o curso é voltado para a formação de professores para ensino técnico e profissionalizante na área de administração.

Campos de trabalho

O Curso Superior de Administração é um dos mais procurados principalmente por conta da sua diversidade, que possibilita amplos e diversos campos de trabalho.

Dessa maneira, os profissionais podem atuar em empresas públicas e privadas nas seguintes funções:  

  • Consultoria;
  • Analista de negócios;
  • Gestores de RH;
  • Diretores financeiros;
  • Empreendedores, entre muitos outros.
Veja outros cursos procurados:
Direito
Engenharia Civil
Enfermagem
Ed. Física

Além disso, uma observação importante é que a formação no curso superior de administração também pode abrir possibilidades de carreias no exterior, pois os princípios de gestão são aplicáveis globalmente.

Aprendizados oferecidos no Curso Superior de Administração

O Curso de Administração enfatiza o desenvolvimento de habilidades práticas e competências interpessoais, que vão além da teoria.

Sendo assim, os estudantes aprendem a analisar cenários complexos e de riscos, de maneira que consigam tomar decisões embasadas em dados sólidos.

Além de liderar equipes, desenvolver uma boa comunicação e solucionar problemas, tudo isso buscando por soluções inovadoras que se adaptem ao perfil do trabalho exercido.

Grade curricular do Curso Superior de Administração

A grade curricular do Curso Superior de Administração é desenvolvida para oferecer aos estudantes uma ampla base de conhecimento em áreas essenciais da administração e em gestão de negócios.

Sendo assim, a grade curricular de disciplinas pode sofrer algumas alterações de acordo com a instituição e localidade.

No entanto, existem algumas disciplinas básicas que em geral fazem parte da grade, que são:

  • Introdução à Administração: Uma visão geral oferecida sobre os principais conceitos da profissão, teoria e abordagens da administração.
  • Contabilidade: Introdução aos princípios contábeis, como demonstrações financeiras, análise de balanços, custos e fluxo de caixa.
  • Economia: Uma breve exploração dos princípios econômicos, teorias de oferta e demanda, micro e macro economia e aplicação da economia no contexto empresarial.
  • Marketing: Oferece um estudo de estratégias de marketing, assim como comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, branding, segmentação e planejamento de marketing.
  • Gestão de Recursos Humanos: Auxilia nas práticas de recrutamento, treinamento, seleção, desempenho, remuneração e desenvolvimento de equipes.
  • Gestão Financeira: Gestão de capital de giro, análise de investimentos, elaboração de orçamentos, análise de risco e toada de decisões.
  • Gestão de Operações: Estudo de operações empresariais, logística, qualidade, produtividade e melhorias.
  • Comportamento Organizacional: Dinâmicas no ambiente de trabalho, motivação, liderança, trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos.
  • Estratégia empresarial: Formulação implementação e avaliação de estratégias corporativas.
  • Empreendedorismo: Abordagem das características do empreendedorismo, criação de empresas e plano de negócio.
  • Ética e responsabilidade social: Discussão sobre questões éticas nos negócios, responsabilidade social e impacto social e ambiental.
  • Direito empresarial: Introdução a questões legais, como contratos e aspectos jurídicos do ambiente de negócio.
  • Tecnologia da Informação: Exploração ferramentas tecnológicas e informações aplicadas a gestão, assim como sistema de informações, e-commerce e transformação digital.
  • Gestão de projetos: Introdução aos princípios em gestão de projetos, planejamento, execução, monitoramento e conclusão de projetos.
  • Negociação: Desenvolvimento de habilidades de negociação, análise de cenários, estratégias e resolução de problemas.

Essas são as disciplinas básicas e proporcionam aos alunos uma base de conhecimentos em administração e gestão de negócios, preparando-os para enfrentar os desafios da vida profissional.

Conclusão

O curso superior de administração está na lista dos mais procurados devido as inúmeras possibilidades que oferece.

Sendo assim, se você está em busca de seguir uma carreira na área de finanças, não deixe de conferir por completo toda a grade curricular do curso e fazer sua inscrição hoje mesmo.

Curso de Administração Faça sua inscrição