Curso de Personal Organizer: o que é e como funciona?

Já ouviu falar em Curso de Personal Organizer? Traduzindo, se trata de um curso de organização pessoal, uma prática que está muito em alta hoje em dia, por que muitas pessoas buscam um profissional que auxilie na organização de ambientes.

Anúncios

    Curso de Personal Organizer: o que é e como funciona?

    O que é personal organizer?

    A expressão "Personal Organizer" refere-se a um profissional especializado em organização pessoal, tanto de espaços físicos quanto de agendas, documentos, tarefas e outros aspectos da vida cotidiana.

    Esses profissionais são contratados para ajudar pessoas a criar ambientes mais organizados e eficientes, reduzir a desordem, melhorar a gestão do tempo e simplificar suas vidas.

    A profissão ficou muito em alta recentemente por conta das redes sociais, principalmente o TikTok, já que muitos acreditam que ver as coisas arrumadas e organizadas traz algum senso de satisfação.

    O que é o curso de personal organizer?

    O curso de Personal Organizer é um programa de treinamento que tem como objetivo capacitar pessoas interessadas em se tornar profissionais especializados em organização pessoal.

    Esses cursos podem ser presenciais ou onlines, e oferecidos por instituições de ensino superior, como faculdades e universidades, ou então em sites que oferecem cursos de forma independente.

    Esses cursos são projetados para ensinar técnicas, estratégias e habilidades necessárias para ajudar os outros a organizar suas vidas, tanto em termos de espaços físicos como de gestão de tempo e tarefas.

    Anúncios

    Os cursos de Personal Organizer podem variar em duração e formato. Após a conclusão de um curso, os participantes podem passar a oferecer serviços de organização pessoal a indivíduos ou empresas, ajudando a melhorar a qualidade de vida e a eficiência de seus clientes.

    Como funciona o curso de personal organizer?

    Geralmente os cursos de personal organizer são divididos em módulos que vão abordar os temas referentes a cada uma das aulas.

    A estrutura e o conteúdo do curso podem variar de uma instituição para outra, mas o primeiro passo é fazer a inscrição no curso para poder começar suas aulas.

    É comum que nas aulas teóricas, você encontre matérias relacionadas a organização, ferramentas e técnicas de organização, assim como outros assuntos relacionados.

    Os alunos geralmente participam de atividades práticas online e presenciais, dependendo do curso, como organizar espaços reais, criar sistemas de organização, elaborar planos de gestão de tempo e resolver cenários de desorganização. Essas atividades ajudam os alunos a aplicar o que aprenderam.

    Alguns cursos de Personal Organizer podem incluir avaliações para medir o progresso dos alunos.

    Ao final do curso, os participantes geralmente recebem um certificado de conclusão que atesta suas habilidades e conhecimentos em organização pessoal.

    Mas é claro que é sempre possível fazer outros cursos que complementam seu conhecimento na área, assim como participação de webinars, leitura de livros e muito mais.

    Dentre as matérias que o curso de personal organizer engloba, temos as seguintes:

    • Arrumação e Organização;
    • Metodologias de organização;
    • O que fazer na visita ao cliente;
    • Como otimizar espaços;
    • Como dobrar roupas;
    • Etapas de organização;
    • Materiais do Personal Organizer;
    • Relacionamento com cliente;
    • Consultoria;
    • E muitos outros assuntos relacionados à área.

    O que faz o personal organizer?

    Um Personal Organizer é um profissional especializado em organização pessoal, auxiliando as pessoas a organizarem seus espaços como quartos, casas, escritórios e muito mais.

    Para algumas pessoas pode parecer pouco, porém, estar em um ambiente organizado pode trazer muitos benefícios à saúde e, principalmente, para a nossa mente.

    Portanto, para muitas pessoas contratar um personal organizer é uma questão de saúde mental e de qualidade de vida.

     A principal função é ajudar as pessoas a organizar e simplificar diversos aspectos de suas vidas, tanto em termos de espaços físicos quanto na gestão de tempo, tarefas e informações.

    Mas não apenas isso, eles tem muitas outras atividade, como as que vamos ver a seguir:

    Organização de Espaços

    O Personal Organizer ajuda as pessoas a organizar e otimizar seus espaços físicos, como casas, escritórios, closets e garagens.

    Isso pode envolver a criação de sistemas de armazenamento eficazes, a eliminação de itens não utilizados e a reorganização de ambientes.

    Seu trabalho muitas vezes envolve a criatividade de otimização de espaço e criação de sistemas de armazenamento.

    Auxílio na gestão de tempo e tarefas

    Além de organizar espaços, os Personal Organizers auxiliam na gestão do tempo e tarefas. Eles ajudam os clientes a desenvolver agendas, a priorizar tarefas e a identificar estratégias para aumentar a produtividade.

    Os Personal Organizers não apenas fazem o trabalho, mas também educam os clientes.

    Eles ensinam técnicas de organização, como dobras eficientes, sistemas de etiquetas, métodos de organização de papéis e estratégias para manter a organização a longo prazo.

    Isso é particularmente útil para pessoas que têm agendas lotadas e desejam encontrar maneiras de otimizar seu tempo sem precisar contar sempre com uma profissional de personal organizer.

    Organização de Documentos e Informações

    No ambiente profissional e pessoal, a organização de documentos e informações é fundamental, e dependendo da sua especialização como personal organizer, essa pode ser uma atividade corriqueira.

    Personal Organizers auxiliam na criação de sistemas de arquivamento eficientes, incluindo organização de papéis, documentos digitais, e-mails e informações importantes. Isso facilita a recuperação rápida de informações necessárias.

    Redução do Estresse

    A desorganização pode ser uma fonte significativa de estresse. Os Personal Organizers ajudam os clientes a eliminar a desordem, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental e emocional. Eles também fornecem dicas e técnicas para lidar com o estresse associado à organização.

    Customização

    Cada cliente tem necessidades e preferências diferentes. Os Personal Organizers personalizam suas abordagens para atender às necessidades individuais, levando em consideração o estilo de vida, gostos e objetivos de organização do cliente.

    Onde encontrar curso de personal organizer?

    E se você tem dúvidas de onde pode encontrar o curso de personal organizer, nós trouxemos algumas opções disponíveis no  mercado para você!

    Veja quais são:

    • Curso gratuito de Personal Organizer do iPED, com carga horária de 80 horas e certificação ao final;
    • Curso de Personal Organizer - Residências, de curta duração EAD pela PUC, que custa R$512;
    • Curso de Personal Organizer: ambientes residenciais do Senac, por R$256,40.

    A principal meta de um Personal Organizer é melhorar a qualidade de vida de seus clientes, tornando-os mais organizados e eficientes, reduzindo o estresse e a desordem em suas vidas.