Curso de aromaterapia: quem pode fazer e como funciona?

Um curso de aromaterapia é um tipo de formação educacional que ensina as práticas desse tipo de terapia que auxilia milhares de pessoas.

Anúncios

E se você quer entender mais sobre o mundo da aromaterapia, como ela funciona e como você pode aprender por meio de cursos específicos. Vem conferir com a gente!

    Curso de aromaterapia: quem pode fazer e como funciona?

    O que é a aromaterapia?

    A aromaterapia é uma terapia complementar que utiliza óleos essenciais naturais, que são extraídos de plantas, para promover o bem-estar físico, mental e emocional.

    A terapia é baseada na percepção de que os óleos essenciais têm o poder de nos afetar positivamente, tanto a nossa mente quanto o nosso corpo, proporcionando diversos benefícios à nossa saúde.

    Esse tipo de terapia alternativa tem como base a ideia de que os cheiros dos óleos essenciais afetam o nosso cérebro, em específico o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções e nosso comportamento.

    Com essa ideia em mente, acredita-se que os óleos essenciais podem ser utilizados para melhorar o humor, aliviar a dor e promover ainda mais saúde.

    Os métodos de aplicação dessa prática alternativa, são 4 opções diferentes, a inalação, massagem, aplicação tópica e banho.

    Anúncios

    A inalação é o modo mais comum, em que o difusor ou inalador libera o óleo junto com água no ar.

    A massagem também é muito comum, pode ser feita por profissionais utilizando esses óleos essenciais.

    A aplicação tópica é feita depositando os óleos essenciais diretamente na pele, mas por serem muito concentrados podem acabar trazendo irritação à pele, por isso não é tão utilizado.

    Por fim, existem os banhos feitos com óleos essenciais, o óleo deve ser depositado na água para o banho.

    Como funciona o curso de aromaterapia?

    Um curso de aromaterapia é a oportunidade ideal de aprender mais sobre esse tipo de arte e técnica de terapia. 

    Esses cursos são projetados para capacitar os alunos a usar óleos essenciais de forma eficaz e segura para promover o bem-estar físico, mental e emocional.

    Os cursos de aromaterapia podem ser realizados em instituições de ensino, centros de terapia ou locais de treinamento específicos. Isso permite a interação direta com instrutores e colegas.

    E muitos deles são online, permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo e acessem materiais de aprendizado remotamente.

    Alguns cursos incluem workshops práticos onde os alunos têm a oportunidade de aplicar diretamente as técnicas de aromaterapia.

    Os cursos geralmente começam com uma introdução à história e surgimento da aromaterapia, assim como os princípios e a ciência por trás dos óleos essenciais.

    Os alunos aprendem sobre os óleos essenciais, incluindo suas propriedades, origens, métodos de extração e características individuais. Isso inclui informações detalhadas sobre diversos óleos essenciais populares.

    Os cursos abordam a utilização dos óleos essenciais para diversas aplicações terapêuticas, como massagem terapêutica, tratamento de problemas de pele, alívio de sintomas de doenças comuns, como dores de cabeça e insônia, e promoção do bem-estar emocional.

    A segurança é uma parte fundamental do treinamento que também é ensinada durante os cursos de aromaterapia.

    Os alunos aprendem como usar óleos essenciais com segurança, incluindo diluição apropriada, contra indicações e considerações para grupos específicos, como gestantes e crianças.

    Nesses cursos, os futuros profissionais de aromaterapia vão aprender vários assuntos relevantes. Veja alguns deles:

    • Conceitos e histórico da aromaterapia;
    • Farmacobotânica;
    • Química dos óleos essenciais;
    • Características dos óleos essenciais;
    • O uso dos óleos essenciais;
    • Aromaterapia Aplicada a Yoga e Meditação;
    • Anatomia e fisiologia aplicada;
    • Aromaterapia Clínica;
    • Psicoaromaterapia e aromaterapia contemplativa;
    • Processos de absorção 
    • Receituário aromático;
    • Cuidados na aquisição de óleos essenciais;
    • Entrevista inicial e indicação terapêutica.

    Além dessas matérias, você ainda vai encontrar muito mais que podem variar de acordo com o curso que você estiver fazendo.

    Quem pode fazer o curso de aromaterapia?

    Não existe exatamente uma lista de restrição de quem pode ou não fazer o curso de aromaterapia.

    Qualquer pessoa interessada em aprender sobre aromaterapia para uso pessoal ou para ajudar amigos e familiares também pode fazer um curso de aromaterapia. Não é necessário ser um profissional de saúde.

    Mas por se tratar de um tipo de terapia alternativa, para tratar outras pessoas é importante que se tenha certificações válidas e sejam profissionais capacitados no assunto.

    Muitos profissionais de saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e massoterapeutas, procuram cursos de aromaterapia para integrar as técnicas de aromaterapia em suas práticas clínicas.

    Não necessariamente pode fazer parte do seu escopo profissional em clínicas e hospitais, porém, muitas vezes eles buscam aprender para poder se conectar mais com os pacientes e tranquilizá-los usando essas técnicas.

    Terapeutas holísticos, como terapeutas de massagem, acupunturistas, quiropráticos e outros, frequentemente se interessam pela aromaterapia como complemento às suas terapias.

    É importante escolher um curso de aromaterapia ministrado por instrutores qualificados e experientes.

    Onde fazer os cursos?

    Você sabe como funciona um curso de aromaterapia e quem pode fazer esse tipo de terapia alternativa, mas sabe onde encontrar os cursos diferentes que ensinam essa prática?

    Existem cursos gratuitos disponíveis que podem ser encontrados em várias plataformas diferentes, como:

    • Unova Cursos - 50 horas com certificação;
    • Pensar Cursos - 20 horas;
    • Portal IDEA - 10 à 180 horas;
    • iPED - 80 horas;
    • EW Cursos - 50 horas.

    Mas também existem diferentes cursos pagos que podem ser ainda mais completos, alguns deles são oferecidos por universidades e faculdades.

    Como por exemplo a pós em aromaterapia oferecida pela PUC Minas, que tem uma carga horária de 432 horas.

    Também é oferecida uma pós -graduação em aromaterapia clínica, pelo Cruzeiro do Sul virtual, com duração de 12 meses. A UNISUAM é outra universidade que oferece um curso de pós-graduação em Aromaterapia e Aromatologia.

    O Senac, uma grande plataforma conhecida por oferecer cursos online e presenciais, também está promovendo cursos de Aromaterapia com carga horária de 36 horas, e está custando por volta de R$421 reais.

    Além disso, outros profissionais oferecem também cursos e consultoria para outras pessoas, com objetivo da capacitação de mais e mais pessoas, além da disseminação da prática.

    Busque escolher cursos que tenham a ver com o seu objetivo e que caibam no seu orçamento.