Como saber se o boleto foi pago? Veja essas dicas!

Todo mundo já pagou um boleto ou uma conta na vida, e se não pagou ainda vai pagar, mas como saber se o boleto foi pago mesmo?

Anúncios

O que são boletos?

É muito difícil que alguém não saiba o que são boletos, mas vamos explicar mais sobre esse conceito e termo antes de descobrir como saber se o boleto foi pago.

Um boleto bancário é uma das opções de cobrança que existem por aí, pode ser de um produto ou serviço, de algo virtual ou físico.

E também é um meio de pagamento regulamentado pela Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, o que nos garante ainda mais segurança nesse meio.

Um boleto sempre irá conter algumas informações específicas, como a data de vencimento, valor cobrado, dados do responsável pelo boleto e da empresa ou pessoa jurídica que o emitiu.

Além disso, ele conta com informações sobre juros ou multas em caso de inadimplência, nome do banco responsável e um código de barras.

E é através desse código de barras que podemos fazer os pagamentos, tanto através do código quanto do número referente ao boleto.

Anúncios

E uma coisa que muitas pessoas não sabem é que qualquer um pode emitir um boleto, mas é claro que para isso é necessário que tenha o intermédio de uma instituição financeira.

Nós temos os boletos no Brasil desde 1993, e na veradde, o Brasil é o único país que utiliza esse meio de pagamento.

5 dicas de como saber se o boleto foi pago

O pagamento de boletos é uma forma comum de transação financeira, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

E hoje vamos te ensinar como saber se o boleto foi pago através de dicas úteis que vão auxiliar no processo. Aprenda como verificar o status de pagamento de um boleto de forma prática e eficiente.

1 – Verificar extrato bancário

A maneira mais fácil e simples é a de consultar o seu boleto no extrato bancário, que pode ser consultado pelo site ou pelo aplicativo que a grande maioria das insituições financeiras oferecem.

Nesses aplicativos é só consultar o extrato, já que neles ficam todas as movimentações da conta como entradas e saídas, mesmo as de pagamentos de boletos.

2 – Contatar beneficiário

Outra forma de confirmar o pagamento de um boleto é entrar em contato diretamente com o beneficiário, ou seja, a empresa ou pessoa que emitiu o boleto.

Geralmente, é possível encontrar informações de contato, como telefone ou e-mail, no próprio boleto. Entre em contato com o beneficiário e informe os detalhes do pagamento, como a data e o valor pago.

Eles poderão verificar nos registros e confirmar se o pagamento foi recebido, mas geralmente pode demorar um ou dois dias já que boletos levam mais tempo para processar o pagamento.

3 – Comprovante de pagamento

Ao pagar um boleto, os bancos geralmente fornecem um comprovante de pagamento, seja em forma de recibo, comprovante eletrônico ou por e-mail.

Guarde este comprovante de pagamento, pois ele servirá como prova de que o pagamento foi realizado. Lembre-se de checar as informações contidas no comprovante, como data, valor e quem recebeu, e compare com os dados do boleto.

4 – Serviço de consulta de boleto

Para facilitar ainda mais o serviço de checagem, existem sites que fazem esse trabalho por você.

Neles é possível inserir os dados do boleto e verificar o status do pagamento, é uma forma de receber informações rapidamente e confiáveis, é claro.

5 – Notificação de confirmação de pagamento

E dependendo do banco que você possui, é possível que eles enviem uma notificação via e-mail ou SMS para confirmação.

Essas mensagens geralmente informam a confirmação do pagamento e outros detalhes relevantes. Caso não tenha recebido nenhuma notificação, é recomendado entrar em contato com o beneficiário para obter mais informações.

Cuidados ao pagar boletos

Antes de pagar boletos é necessário tomar certos cuidados já que as pessoas sempre encontram formas de passar a perna uma nas outras e dar golpes.

Por isso, além de como saber se o boleto foi pago, é importante também entender como se precaver e não cair em golpes.

Confira todas as informações

Em todos os boletos constam informações como CNPJ da empresa, data de vencimento, nome do banco e número do banco que fez a emissão.

Além disso, você deve conferir o valor e o nome de quem vai pagar o boleto que também estará constando no documento.

Evite pagar boletos recebidos de fontes desconhecidas ou suspeitas, faça isso antes de tentar ou efetivamente pagar o documento.

Confirme o pagamento

Após realizar o pagamento, verifique se o valor foi debitado da sua conta bancária. Utilize o extrato bancário online para verificar se a transação foi registrada e se o valor do boleto foi devidamente descontado.

Cheque a fonte de emissão

A fonte de emissão pode variar dependendo da natureza do pagamento, podem ser empresas ou prestadores de serviços que fazem esse tipo de serviço para os seus clientes.

Podem ser também instituições financeiras ou bancos, geralmente eles são responsáveis por emitir boletos de empréstimos, mensalidades, financiamentos e outros.

Outra fonte de emissão são as plataformas de pagamento como PagSeguro, Mercado Pago e outras, além de órgãos governamentais quando são referentes ao pagamento de impostos e taxas.

É importante destacar que a fonte de emissão do boleto deve ser confiável e estar alinhada com a natureza da transação.

Veifique a data de vencimento

Quando for pagar um boleto, é essencial que se faça a verificação da data de vencimento para que tenha certeza de que é algo verídico.

Evite pagar boletos após a data de vencimento, pois podem gerar juros, multas ou até mesmo a negativação do seu nome.

Golpistas podem tentar alterar as datas para induzir as pessoas a pagarem rapidamente ou atrasarem o pagamento.

É importante que você fique sempre vigilante e cauteloso ao pagar boletos bancários, caso suspeite de alguma irregularidade não hesite em buscar apoio de instituições financeiras e do beneficiário, a pessoa que receberá o valor do boleto.