9 cursos técnicos promissores para se matricular ainda neste ano

Cursos técnicos são uma ótima forma de entrar no mercado de trabalho mais rápido, sabendo fazer algumas atividades principalmente de forma prática.

Anúncios

E se você está saindo do ensino médio, procurando emprego ou pensando em mudar de carreira, existem vários caminhos muito promissores hoje em dia para quem quer um caminho mais curto.

9 cursos técnicos

O que são cursos técnicos

Os cursos técnicos são cursos profissionalizantes de curta duração, eles não servem como graduação e não oferecem diploma ao final, apenas um certificado.

Eles tem como objetivo preparar os estudantes para entrar no mercado profissional. No curso eles aprendem mais sobre assuntos técnicos da área e descobrem como fazer atividades práticas também.

Conheça os 9 cursos técnicos mais promissores

Vamos conhecer mais sobre os cursos técnicos que estão mais em alta, podendo levar a caminhos e carreiras promissoras.

1 –  Logística

Geralmente o curso de logística dura 1 ano, e nele os profissionais irão aprender mais sobre a área de estratégias para empresas.

Nesse curso os estudantes estarão preparados para lidar com planejamento, organização, execução e controle de diversas etapas do processo de uma empresa.

Anúncios

Dentre os assuntos deste curso temos os princípios de logística, planejamento de estoque, armazenamento e distribuição, noção de compras e suprimentos, controle de qualidade e muitos outros assuntos relacionados.

É uma área que está sempre em alta por conta do grande fluxo de empresas e lojas que existem em todos os lugares.

2 – Desenvolvimento de sistemas

Quem quer se inserir no mercado de trabalho de informática e TI, dos cursos técnicos relacionados a essa área, o de desenvolvimento de sistemas é muito valioso.

Ele tem uma duração de um ano ou um ano e meio, e é através desse curso que os estudantes aprendem a criar projetos, arquitetar aplicativos e sistemas, testar e praticar a manutenção de sistemas e aplicativos.

3 – Enfermagem

Os cursos de enfermagem geralmente duram 2 anos, ou 4 semestres, e preparam este profissional para atuar em diversas áreas.

Quem recebe um certificado de curso técnico em enfermagem, geralmente vai atuar como auxiliar do enfermeiro chefe e dos médicos, ou pode trabalhar como assistente em laboratórios ou cuidadores em domicílio.

De qualquer forma é uma profissão que oferece várias áreas de atuação e está em constante crescimento e necessidade por demanda.

4 – Segurança do trabalho

O curso técnico de segurança do trabalho dura em média 18 meses, ou seja, por volta de 1 ano e meio.

Nele, os estudantes aprendem como analisar e também avaliar os riscos de um ambiente de trabalho para poder sugerir às empresas e corporações qual a forma de prevenção mais adequada.

No curso de segurança do trabalho os profissionais irão aprender mais sobre monitoração de riscos ocupacionais, investigação e controle de acidentes, programas de saúde e muito mais assuntos relacionados à área.

5 – Recursos Humanos

A demanda por bons profissionais no mercado de recursos humanos cresce cada dia mais. As empresas buscam profissionais humanizados e que apliquem as boas práticas da melhor forma possível.

Esse curso pode durar de 1 ano a 1 ano e meio, sendo prático e rápido para que o profissional se insira no mercado de trabalho.

6 – Eletrônica

O curso técnico de eletrônica dura em média dois anos, podendo ser no mínimo um ano e meio.

Essa formação serve para ensinar aos estudantes sobre circuitos elétricos, dispositivos eletrônicos, sistemas de comunicação e de automação.

E dentro da eletrônica tem diversos tipos de matérias, como eletrônica, projetos integrados, análise de circuitos, cálculo, microprocessadores, eletrônica, ondas e outros.

Com o avanço constante da tecnologia e a presença de eletrônicos em praticamente tudo, o profissional técnico em eletrônica tem uma área de atuação extensa e é fundamental para o funcionamento em diversas indústrias e setores da sociedade.

7 – Mecatrônica

O curso de mecatrônica tem carga horária de 1500 horas, onde o profissional aprende mais sobre mecânica, automação, eletrônica e mais assuntos.

A mecatrônica é uma área que busca integrar as tecnologias mecânicas e eletrônicas, visando criar sistemas mais eficientes, automatizados e versáteis.

O laboratório prático é essencial nesse curso, para que os estudantes possam aprender de forma melhor aplicando seus conceitos.

Dentro do curso os estudantes vão aprender mais sobre manutenção de máquinas e equipamentos, fundamentos da eletrotécnica, fundamentos da mecânica, processamento de sinais e muito mais relacionado a essa área.

8 – Estética

O curso técnico em beleza e estética tem duração de 2 anos, e é ideal para quem quer trabalhar nessa área, lidando com a beleza e o bem estar das pessoas.

No curso o profissional aprende a fazer vários tipos de técnicas e práticas, sejam no rosto ou em outras partes do corpo.

O técnico pode trabalhar em clínicas de estética, na área de massoterapia, peeling, drenagem, limpeza de pele, maquiagem, design de sobrancelhas, alongamento de cílios e muito mais.

Durante o curso, os profissionais irão aprender mais sobre relacionamento com clientes, fazer procedimentos faciais, procedimentos corporais, atividades administrativas e muito mais.

Com a demanda grande pelo auto cuidado, o mercado está bem aquecido e pronto para receber mais profissionais qualificados para a atuação.