Vim ou vir? Qual a forma correta de usar o verbo?

O certo é vim ou vir? Você sabe quando deve usar cada um deles e como é a forma certa?

Anúncios

O correto uso da língua e ortografia é um aspecto fundamental da comunicação eficaz e da expressão clara.

E muitas vezes, querendo ou não, as pessoas podem te julgar pela forma que você fala ou escreve, principalmente quando você não está falando na internet com colegas.

Se você vai prestar vestibular, concursos ou o ENEM que possuem provas e redações, é preciso que escreva sem muitos erros ortográficos e utilizando as palavras certas nos lugares corretos.

Muitas pessoas que não sabem falar o nosso idioma, dizem que a gramática do português é uma das mais difíceis de se compreender.

Por isso que não é incomum as pessoas pesquisarem o uso correto de uma palavra ou outra, principalmente quando elas são muito parecidas umas com as outras, e às vezes com o mesmo sentido e apenas uma pequena diferença ao empregá-las em orações.

Como por exemplo no caso de vim ou vir, os verbos que são o foco e centro de nosso artigo de hoje.

Anúncios

    Vim ou vir? Qual a forma correta de usar o verbo?

    Qual a diferença entre vim ou vir?

    Antes de entender quando e como utilizar, é importante saber qual a diferença e forma de conjugação entre esses dois verbos.

    Começando pelo “Vim”, que é a conjugação do verbo vir na 1° pessoa do singular, o Eu, do pretérito perfeito do indicativo.

    Já o “Vir” é o verbo no infinitivo, muitas vezes utilizado quando a frase está no presente do indicativo, e muitas vezes se refere à 2° pessoa do singular, que é tu ou você, e a 3° pessoa do plural, que se trata de eles e elas.

    É a partir dele que verbos como o “Vim”, serão conjugados dependendo da pessoa e do tempo gramatical.

    Em resumo, "vir" é a forma do infinitivo do verbo, enquanto "vim" é a forma do pretérito perfeito do indicativo, que indica uma ação completada no passado. Portanto, escolha a forma adequada com base no tempo e contexto da frase em que está usando o verbo "vir".

    Quando utilizar o vim ou vir?

    Além de entender a diferença entre vim ou vir, é preciso saber também qual as suas utilizações em frases e orações.

    Utilização do “Vim”

    O verbo vir conjugado no pretérito perfeito do indicativo se torna o “vim”, mas você sabe quando ele deve ser utilizado?

    Essa palavra é usada para expressar uma ação concluída que ocorreu no passado, como quando alguém já veio a certo lugar. Como por exemplo:

    • Eu vim aqui ontem;
    • Ele disse que veio nos visitar na semana passada;
    • Eu vim para a festa de aniversário no sábado passado;
    • Quando eu vim ao escritório, você já havia saído.

    Utilização do “Vir”

    A palavra “vir” pode ser utilizada de duas formas diferentes, no primeiro sentido ela pode ser usada no infinitivo, sem a conjugação do verbo. Nesses casos é usado para indicar a ação de se mover em direção ao lugar onde o locutor está ou em direção a outro local.

    No infinitivo a frase pode ser usada de acordo com esses exemplos:

    • É importante vir preparado para a entrevista;
    • É preciso vir cedo para conseguir um lugar;
    • Você pode vir à reunião amanhã?;
    • É necessário vir com documentos de identidade.

    A outra forma de utilizar o ‘vir’, é através do presente do indicativo. As frases nesse tempo gramatical são referentes a algo que acontece neste momento ou que estão programadas para o futuro, como por exemplo:

    • Eu vou vir te visitar;
    • Eles vão vir à praia no próximo verão;
    • Eu vou vir à sua casa mais tarde para pegar o livro;
    • Ela prometeu vir assistir ao concerto;
    • Ele vai vir à festa amanhã.

    Mas se formos pensar em todas as formas que pode ser utilizado, o verbo pode ser a conjugação do verbo “ver” na 3° pessoa do singular, do futuro subjuntivo. Por exemplo: 

    • Quando você vir o gato dê-lhe comida;
    • Quando eu vir o resultado, sei que vou gostar.

    Dicas para conjugar verbos

    Existem 11 tempos gramaticais, e muitas pessoas não sabem citar todos eles, mas falam o português perfeitamente. Isso porque com a prática algumas informações e conhecimentos acabam escapando de nossas mentes, fazendo com que se torne tão automático que não precisamos lembrar exatamente de tudo.

    Mas para quem quer prestar provas, ou sente alguma dificuldade na conjugação de verbos, entender esses tempos e como é feita a conjugação correta, é extremamente importante.

    Aprenda os tipos de conjugações

    Muitos verbos na nossa língua seguem padrões e conjuntos de conjugação de acordo com a sua terminação, existem três conjugações: a de verbos terminados em -ar, terminados em -er e terminados em -ir.

    Aprenda esses padrões para facilitar a conjugação. Por exemplo, verbos que terminam em "-ar" geralmente seguem um padrão de conjugação, assim como os que terminam em "-er" e "-ir."

    Pratique os verbos irregulares

    Apesar de existirem alguns padrões, quando falamos sobre conjugação de verbos existem os irregulares.

    Os verbos irregulares não seguem padrões que podem ser previstos, alguns exemplos podem ser os verbos “ser”, “ter”, “fazer” e outros.

    Memorize os Tempos Verbais

    Como mencionamos, existem diversos tipos de tempos verbais em português, como o presente, pretérito perfeito, imperfeito, futuro e muitos outros.

    Cada tempo verbal é usado para expressar diferentes tipos de ações em momentos distintos.

    Entenda as terminações

    Cada uma das conjugações mencionadas, como -ar, -er e -ir, tem suas próprias terminações. Essas terminações determinam como os verbos são conjugados em diferentes tempos e modos verbais.

    Por exemplo, se essas conjugações estivessem no presente do indicativo as terminações seriam:

    • Ar”: -o, -as, -a, -amos, -ais, -am;
    • Er”: -o, -es, -e, -emos, -eis, -em;
    • Ir”: -o, -es, -e, -imos, -is, -em.

    Essas terminações são fundamentais para conjugar verbos corretamente em português, e cada uma delas se encaixa com o sujeito e o tempo verbal em que o verbo é utilizado.

    Conhecer as terminações pode auxiliar, e muito, quando você for conjugar verbos, escrever redações e fazer provas.

    Jeito ou geito? Qual a forma correta? Saiba Tudo de Ortografia!