Últimas notícias sobre criptomoedas: Putin quer regular a mineração, contrariando Banco da Rússia

Putin quer regular a mineração de criptomoedas: o que isso significa? Confira agora as últimas notícias sobre criptomoedas!

Anúncios



Vladimir Putin quer regular a mineração de criptomoedas. O presente da Rússia apoia uma proposta do governo de taxar e regular a mineração, rejeitando a posição do banco central de proibi-las por completo.

Cartões mais recomendados

É que o banco central da Rússia, diz que permitir o uso de ativos digitais em alguns casos, poderia causar um risco para a economia do país.

Putin apoia a mineração de criptomoedas em regiões com excesso de eletricidade, que é o caso de Irkutsk, Krasnoyarsk e Karelia.

Para entender o que isso significa e como o processo de mineração de criptomoedas funciona, continue a leitura!

últimas notícias sobre criptomoedas

Guerra da Rússia contra as criptomoedas

No final de janeiro de 2022, o Banco Central da Rússia alertou que pretende instaurar um banimento total a qualquer tipo de atividade relacionada às criptomoedas.

Elizaveta Danilov, a diretora do Departamento de Estabilidade Financeira do Banco, disse que as criptomoedas como o Bitcoin, além de apresentarem alta volatilidade, podem ser usadas em atividades criminosas.

Anúncios


A diretora também fez comentários sobre a facilidade de movimentar criptomoedas de um país para outro, pois isso dificulta a implementação de políticas monetárias.

O que é estranho nessa história, é que a Rússia é considerada o terceiro maior player do mundo em mineração de Bitcoin, atrás apenas dos Estados Unidos e do Cazaquistão.

Mas a verdade é que o banco central do país nunca foi muito amigável com o mercado de criptomoedas.


Putin, o Banco Central e o Bitcoin

Para evitar problemas com o banco central, Putin pediu que a autoridade monetária se reúna com o governo para que todos possam chegar a um consenso sobre os ativos digitais.

Não é de hoje que o banco central do país se preocupa com o uso de criptomoedas.

No final de 2021, a presidente do Banco Central russo, Elvira Nabiullina, deixou claro que não quer que o país receba investimentos em moedas digitais.

Anúncios


Porém, o ministro das Finanças russo, Ivan Chebeskov, não é a favor da proibição. Ao invés de restrições, ele quer a regulamentação.

Segundo Chebeskov, a proibição de criptomoedas, deixaria a Rússia em uma posição desvantajosa em relação à atual indústria de tecnologia.

Contudo, Putin deixou claro aos parlamentares, que o banco não se opõe ao congresso técnico e quer empregar os esforços necessários para introduzir novas tecnologias nessa operação.

Apesar das garantias, Putin reconheceu que o uso de criptomoedas pode trazer determinados riscos, já que é um ativo extremamente volátil.

citação

Vladimir Putin vê potencial na mineração de criptomoedas

No dia 26 de janeiro de 2022, Vladimir Putin pediu um consenso entre o governo e o banco central, depois que o banco pediu pela proibição do uso de criptomoedas no país.

Mas como você já sabe, Putin quer regular a mineração, ou seja, apesar dos riscos envolvidos, ele não é a favor da proibição das criptos.

O pedido do banco foi contestado pelo Ministério das Finanças do país.

“O banco central tem uma posição própria. Está ligada ao fato de que a expansão deste tipo de atividade traz certos riscos, em primeiro lugar para os cidadãos do país, dada a alta volatilidade e alguns outros componentes deste tópico”, disse Putin.

Segundo o chefe de estado russo, os riscos poderiam ser compensados pelas vantagens competitivas que o país tem em relação ao processo de mineração.

As duas vantagens, nesse caso, seriam o excedente energético do país e o alto número de profissionais especializados.


O que é mineração de criptomoedas?

Como você pode ver, ao contrário do Banco Central da Rússia, Putin quer regular a mineração de criptomoedas.

Mas afinal, o que é isso? Qual a importância desse processo?

Pois bem, para entender o que a mineração de criptomoedas significa, é necessário, em primeiro lugar, conhecer a tecnologia que está por trás da maior parte dos ativos digitais: o blockchain.

A blockchain é um enorme banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários.

Ou seja, é a estrutura que permite o funcionamento descentralizado das criptomoedas.

Já a mineração, é o processo de validação e inclusão de novas transações na blockchain.

Como resultado, novas moedas digitais são criadas.

É a mineração que faz com que mais criptomoedas comecem a circular, assim como faz um banco central ao “imprimir dinheiro”.

Mas a diferença é que nesse caso, não há um governo ou um banco controlando o processo, pois tudo é regido por algoritmos.


Como a mineração de criptomoedas funciona?

Os mineradores competem entre si para resolverem equações matemáticas de alta complexidade.

O primeiro minerador a descobrir irá receber a recompensa.

Para você entender melhor sobre o assunto, vamos te mostrar como isso funciona na prática:

Quando um usuário envia uma criptomoeda (ou apenas uma parte dela) para outra pessoa, o processo de transferência fica registrado na blockchain.

O bloco, assim que ficar cheio de transações de novos usuários, será selado com um identificador. Isso é chamado de hash.

Os mineradores vão colocar a hash no bloco. Mas para encontrar a hash correta, os mineradores terão que solucionar cálculos matemáticos.

Assim que um minerador encontrar o resultado, ele irá mostrá-lo para toda a rede. Se tudo estiver correto, o bloco será adicionado a cadeia.

Depois, uma nova competição irá se iniciar.


Qualquer pessoa pode se tornar um minerador de criptomoedas?

Para se tornar um minerador de criptomoedas, é preciso investir em hardware para melhorar a capacidade de processamento do computador.

No caso do Bitcoin, os equipamentos são chamados de ASIC. Contudo, para o processo realmente dar certo, é necessário ter vários deles.

Mas para minerar outros ativos digitais, ainda é possível utilizar computador com placas de vídeo potentes.

A verdade é que quanto maior o poder computacional, maiores são as chances de resolver as equações matemáticas.

os países que mais utilizam criptonomoedas

Conclusão

Nós esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender a polêmica em torno dos ativos digitais na Rússia.

Putin quer regular a mineração de criptomoedas, ao contrário do banco central da Rússia.

Além disso, você também descobriu o que é mineração de criptomoedas e como o processo funciona!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu