Quais os 3 principais tipos de carreira? Entenda a diferença! 

Você saberia citar quais os 3 principais tipos de carreira que uma pessoa pode ter? Não necessariamente ela precisa ser profissional, apesar de muitas vezes ser referenciada apenas dessa forma.

Anúncios

os 3 principais tipos de carreira

Qual o significado de carreira?

A palavra “carreira” pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é usada.

Mas de certa forma, podemos caracterizar a carreira como um caminho ou trajeto que uma pessoa está percorrendo, com base em suas paixões, habilidades e escolhas de vida.

E vale a pena dizer que a carreira não precisa ser sempre linear, as pessoas podem mudar de cargo, emprego e de ideia, mudanças que exigem que o indivíduo seja bom em se adaptar.

Diferença de carreira e profissão

Pode parecer a mesma coisa, mas na verdade quando falamos de carreira e profissão, estamos nos referindo a conceitos diferentes.

Uma profissão se trata de um cargo específico que requer habilidades, conhecimentos e certo treinamento especializado na área.

Ela é geralmente formalmente reconhecida e regulamentada por autoridades governamentais ou associações profissionais. 

Anúncios

Enquanto a carreira é voltada para uma sequência de empregos, ocupações e posições que alguém tem durante sua vida profissional. Ela acaba sendo muito mais ampla juntando todas as profissões que uma pessoa teve e suas experiências.

Uma carreira reflete toda a trajetória de trabalho de alguém, independentemente de ser em uma profissão específica. Pode envolver mudanças de carreira, busca por diferentes oportunidades e a exploração de diversos interesses ao longo do tempo.

Veja quais os 3 principais tipos de carreira?

Como mostramos no começo, não necessariamente a carreira precisa ser de apenas um tipo, ela pode ser profissional, acadêmica, empresarial e de muitas outras formas.

Cada uma dessas carreiras tem suas próprias características e desafios, e a escolha entre elas depende dos interesses e objetivos de cada indivíduo.

Nesse artigo vamos conhecer os 3 principais tipos de carreira e como seguir cada um deles:

Carreira profissional

A carreira profissional é o que mais conhecemos, é a trajetória mais comum e se refere exclusivamente a todo o histórico de empregos e ocupações que uma pessoa teve.

Durante uma carreira os profissionais buscam desenvolver suas habilidades e experiências para poder ocupar posições mais elevadas. E esse é apenas um dos passos possíveis para poder ter uma carreira de sucesso.

Mas além de desenvolver habilidades e experiências, é importante que se construa networking. Com uma rede sólida de contatos de estudantes e outros profissionais, é possível encontrar ótimas oportunidades no futuro.

Para se dar bem em uma carreira profissional, você pode também se tornar uma pessoa proativa e engajada, que demonstre o interesse pelo trabalho, colegas e pela empresa.

Isso pode abrir várias portas para oportunidades no futuro, dando a chance de crescimento não só profissional quanto pessoal.

A gestão da carreira profissional pode envolver escolhas como mudança de emprego, busca de promoções, desenvolvimento de competências e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

A gestão geralmente é feita por um plano de carreira, que pode seguir diferentes caminhos, como:

  • Carreira em Y: proposta pela empresa ao profissional, dando mais de uma direção dentro da companhia em que trabalha;
  • Carreira em W:os profissionais podem optar por se especializar ainda mais ou explorar novas áreas;
  • Carreira em linha: esse modelo é o mais tradicional em que o profissional vai seguindo a carreira de forma hierárquica, avançando aos poucos.

Carreira acadêmica

A carreira acadêmica gira em torno do ensino, pesquisa e administração em instituições de ensino superior.

Ela é voltada para os profissionais que vão se dedicar principalmente à pesquisa e ao ensino em instituições educacionais.

O objetivo de se dedicar a essa carreira é contribuir para o avanço da ciência e da educação.

Para ingressar nessa carreira, é comum buscar níveis mais avançados de educação, como mestrado e doutorado, para desenvolver um profundo domínio em um campo de estudo.

Nesse meio os profissionais precisam desenvolver habilidades relacionadas à pesquisa como análise, pensamento crítico e a escrita principalmente.

Também nesse tipo de carreira é interessante criar conexões com outras pessoas que podem ajudar na área de pesquisa.

Muitos acadêmicos também atuam como mentores, orientando estudantes em suas pesquisas e carreiras. Além disso, alguns assumem funções administrativas em universidades, como diretores de departamento ou reitores.

Essa área abrange várias áreas como humanidades, ciências exatas, artes e outros. Porém, quem cursa essa carreira precisa saber que existem muitos desafios e obstáculos, como falta de financiamento, recursos ou publicações.

Carreira empreendedora

A carreira empreendedora é uma jornada voltada para a criação, operação e gestão do próprio negócio.

É importante saber que para ser um empreendedor o indivíduo deve estar preparado para enfrentar riscos e buscar novas oportunidades sempre.

E uma das principais características de uma carreira empreendedora é a independência e liberdade que os indivíduos têm para poder moldar seus caminhos profissionais.

Os empreendedores frequentemente introduzem produtos, serviços ou conceitos novos no mercado, buscando atender às necessidades dos clientes trazendo inovações aos mercados.

A carreira empreendedora pode trazer recompensas, mas também é um caminho cheio de desafios.

Ser um empreendedor pode envolver diversas carreiras e setores muito diferentes, que podem ir desde a tecnologia até consultoria, são os mais diversos caminhos que podem ser seguidos na área, 

Outros tipos de carreira

Hoje nós mencionamos apenas 3 tipos de carreira, existem muitas outras como a carreira política, artística, proteana, multidirecional e muito mais.

Além disso, muitas pessoas optam por combinar elementos de mais de uma carreira, buscando empreender enquanto mantém uma carreira profissional ou acadêmica, ou até mesmo migrando entre essas áreas ao longo de suas vidas profissionais.

É possível mudar de carreira?

Antigamente o conceito de carreira envolvia algo que você escolheu pelo resto da sua vida.

Mas hoje em dia, podemos falar de carreira como algo que é fluido e pode mudar a qualquer momento, de acordo com oportunidades e escolhas de uma pessoa.

Muitas pessoas ainda se sentem receosas de mudarem para cursos técnicos, graduação, pós ou qualquer outro tipo de estudo em um estágio mais avançado da vida.

Porém, existem indivíduos com histórias motivacionais para nos inspirar a correr atrás do que queremos profissionalmente.

Por isso, agora que você sabe quais os 3 principais tipos de carreira lembre-se que existem muitos outros. E que podemos mudar a qualquer momento.