Pente-fino do INSS mudou. Confira como funciona agora!

O pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se trata de uma perícia médica realizada de maneira periódica com o objetivo de suspender e cortar os pagamentos dos benefícios considerados irregulares.

Anúncios


Por meio das atualizações, o INSS é capaz de identificar as fraudes. Desde o ano de 2020, especificamente no segundo semestre, o órgão vem realizando esse processo com os beneficiários e o procedimento segue também em 2021, durante o ano todo.

Cartões mais recomendados

Neste ano, o INSS começa a revisão notificando os segurados através de cartas virtuais e físicas. Aqueles que receberem a carta tem o prazo de 60 dias para apresentar os documentos que comprovem o direito ao benefício ou terão o auxílio bloqueado ou até mesmo cancelado.

Como enviar os documentos para o pente-fino do INSS?

Na notificação do INSS será solicitado a apresentação de uma série de documentos. Confira abaixo como enviá-los:

  • Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS e clique em “atualização de dados de benefício”;
  • Anexe os documentos (CPF, RG, certidão de nascimento, comprovante de residência, carteira de trabalho, dentre outros).

Caso prefira, a atualização pode ser realizada em uma agência do INSS presencialmente, mas é preciso agendar ligando para o número 135 e escolhendo a opção “entrega de documentos por convocação”.

Nesse caso, a entrega da documentação é aceita através da exigência expressa, que são as urnas que ficam disponíveis na entrada dos Posto de Previdência Social ou em uma agência aberta.

É importante sempre manter todos os dados cadastrados no Meu INSS, pois o envio da carta é feito através do endereço mencionado lá e caso esteja incorreto, o documento retorna e o beneficiário será intimidado pelo pente-fino do INSS por edital público.

Quais benefícios passam pelo pente-fino?

  • Auxílio doença;
  • Auxílio acidente;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS).

Como vou ser notificado sobre o pente-fino?

  • Notificação no caixa eletrônico, onde você recebe o benefício;
  • Portal Meu INSS;
  • Via sms;
  • Via carta, etc.

E se meu benefício for cortado?

Anúncios


Caso isso aconteça, você poderá recorrer durante o período de 30 dias, junto ao próprio INSS. Também há a opção de mover uma ação na Justiça, caso haja discordância do resultado obtido.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu