Nesse post você vai saber como resolver esse tipo de situação, que vem ocorrendo com diversos consumidores, que possuem dívidas e mesmo ao pagá-las continuam negativados.
Anúncios
Sabemos que ter o nome incluso nos órgãos de restrição ao crédito faz com que seja dificultoso conseguir crédito no mercado. Em grande parte das situações, para ter o nome limpo, basta fazer o pagamento da dívida e aguardar 5 dias úteis para ter o CPF removido do SPC.
No entanto, existem certas ocasiões em que após o pagamento da dívida, o consumidor continua com o nome negativado. Isso acontece principalmente porque a empresa não comunicou ao SPC ou Serasa da quitação do valor em atraso.
Dessa maneira, se o cliente paga o débito, mas a empresa deixa de dar baixa na negativação, e como resultado o nome permanece sujo, o consumidor tem direito de acionar os seus direitos na Justiça.
O que fazer?
No caso da negativação mantida mesmo após o pagamento de suas dívidas muitos clientes acreditam que não é interessante ir atrás dos seus direitos, pois será apenas mais uma “dor de cabeça”.
Todavia, diante desse tipo de situação, é possível você acionar seus direitos e assim ganhar na justiça a indenização por danos morais. Além disso, a restituição do score e retirada imediata do CPF e do nome dos órgãos de proteção ao crédito.
Em relação a indenização por danos morais, cada caso é particular e deve ser analisado de forma única, específica e individual.
Em alguns tribunais, por exemplo, há a exigência de comprovação de que se teve prejuízos em razão do nome negativado indevidamente, como o impedimento de solicitar um cartão de crédito ou comprar a casa própria, por exemplo.
Desse modo, é fundamental que a pessoa guarde todos os comprovantes que possam ajudá-lo a confirmar os impedimentos e perdas que foram causados em razão do nome sujo, como recibos e documentos de recusa.
Nesse caso, basta ir até o Juizado Especial Cível com a documentação em mãos. No mais, para consultar se o seu nome continua negativado mesmo após o pagamento do débito é só acessar o site do SPC ou Serasa.

Como conseguir indenização?
Para conseguir, você deverá reunir provas que comprovam a sua negativação, desta forma, você deve consultar as seguintes informações:
- O valor da dívida;
- O número do contrato com a empresa;
- A empresa que fez a negativação e seu CNPJ;
- A data da dívida;
- O número do contrato com a empresa.
Além disso, você deve apresentar os documentos que comprovem o pagamento da sua dívida:
- Protocolos de atendimento.
- Extrato bancário;
- Notas fiscais;
- Comprovantes de pagamento.
👉Leia também: Pente-fino do INSS mudou. Confira como funciona agora!