Pagou sua dívida e nome permanece no SPC?

Nesse post você vai saber como resolver esse tipo de situação, que vem ocorrendo com diversos consumidores, que possuem dívidas e mesmo ao pagá-las continuam negativados.

Anúncios


Sabemos que ter o nome incluso nos órgãos de restrição ao crédito faz com que seja dificultoso conseguir crédito no mercado. Em grande parte das situações, para ter o nome limpo, basta fazer o pagamento da dívida e aguardar 5 dias úteis para ter o CPF removido do SPC.

Cartões mais recomendados

No entanto, existem certas ocasiões em que após o pagamento da dívida, o consumidor continua com o nome negativado. Isso acontece principalmente porque a empresa não comunicou ao SPC ou Serasa da quitação do valor em atraso.

Dessa maneira, se o cliente paga o débito, mas a empresa deixa de dar baixa na negativação, e como resultado o nome permanece sujo, o consumidor tem direito de acionar os seus direitos na Justiça.

O que fazer?

No caso da negativação mantida mesmo após o pagamento de suas dívidas muitos clientes acreditam que não é interessante ir atrás dos seus direitos, pois será apenas mais uma “dor de cabeça”.

Todavia, diante desse tipo de situação, é possível você acionar seus direitos e assim ganhar na justiça a indenização por danos morais. Além disso, a restituição do score e retirada imediata do CPF e do nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Em relação a indenização por danos morais, cada caso é particular e deve ser analisado de forma única, específica e individual.

Anúncios


Em alguns tribunais, por exemplo, há a exigência de comprovação de que se teve prejuízos em razão do nome negativado indevidamente, como o impedimento de solicitar um cartão de crédito ou comprar a casa própria, por exemplo.

Desse modo, é fundamental que a pessoa guarde todos os comprovantes que possam ajudá-lo a confirmar os impedimentos e perdas que foram causados em razão do nome sujo, como recibos e documentos de recusa.

Nesse caso, basta ir até o Juizado Especial Cível com a documentação em mãos. No mais, para consultar se o seu nome continua negativado mesmo após o pagamento do débito é só acessar o site do SPC ou Serasa.

Como conseguir indenização?

Para conseguir, você deverá reunir provas que comprovam a sua negativação, desta forma, você deve consultar as seguintes informações:

  • O valor da dívida;
  • O número do contrato com a empresa;
  • A empresa que fez a negativação e seu CNPJ;
  • A data da dívida;
  • O número do contrato com a empresa.

Além disso, você deve apresentar os documentos que comprovem o pagamento da sua dívida:

  • Protocolos de atendimento.
  • Extrato bancário;
  • Notas fiscais;
  • Comprovantes de pagamento.

👉Leia também: Pente-fino do INSS mudou. Confira como funciona agora!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu