As melhores opções de renda fixa para iniciantes

Descubra os melhores produtos de renda fixa para iniciantes

Anúncios



Quais são os melhores investimentos em renda fixa para iniciantes? Quem deseja começar a investir em 2022, vai se deparar com diversos tipos de aplicações.

Cartões mais recomendados

Mas antes de qualquer coisa, é importante você saber que cada tipo de investimento possui suas próprias características, como rentabilidade, prazo de vencimento, liquidez, entre outros.

Dar os primeiros passos nesse mercado pode te ajudar a ter uma vida financeira mais confortável, já que as aplicações financeiras podem trazer bons resultados no curto, médio e longo prazo.

Pensando nisso, vamos falar mais sobre as principais opções de renda fixa para iniciantes e te mostrar como funciona essa categoria de investimentos.

Continue a leitura para saber mais.

as melhores opões de renda fixa para iniciantes

O que é renda fixa?

Os investimentos em renda fixa apresentam regras sobre a rentabilidade dos investimentos no momento do aporte.

Anúncios


A taxa de juros pode ser prefixada ou pós-fixada, mas ela é fixa. E é por isso que essa categoria de investimentos possui esse nome.

Na compra de um título de renda fixa, você está, na verdade, emprestando o seu dinheiro para alguém, que pode ser o governo, bancos ou outras empresas.

Na data acordada, você receberá o valor de volta, acrescido de juros.

Os três cálculos mais comuns de rentabilidade são:

• Papéis prefixados: nessas aplicações, há uma porcentagem definida para resgate. Ou seja, o investidor irá saber exatamente o quanto vai receber no final do prazo.

 • Papéis pós-fixados: nos títulos pós-fixados, o cálculo de rentabilidade também é fixo. Porém, a taxa é atrelada a um indicador econômico (chamado de indexador), como a Selic ou o CDI. Isso significa que o investidor não saberá exatamente o quanto vai receber no fim da aplicação, pois o indexador oscila com o tempo.

Anúncios


• Papéis híbridos: é a combinação dos papéis prefixados com os pós-fixados. Desse modo, a rentabilidade será composta por uma parte fixa e outra variável.


Quais são os melhores investimentos em renda fixa para iniciantes?

Agora que você já sabe o que é renda fixa e como ela funciona, está na hora de saber quais são as melhores aplicações para quem ainda não tem muita experiência.

Se esse é o seu caso, confira os melhores produtos de renda fixa para você começar a investir:


1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público que tem como principal finalidade financiar os investimentos do Governo Federal em educação, saúde, entre outros.

Nessa modalidade, o investidor adquire títulos de dívida pública, em troca de uma rentabilidade.

Uma das principais vantagens desse tipo de investimento é a acessibilidade. Com pouco mais de R$ 30, você já pode adquirir títulos públicos do Tesouro Direto.

Além disso, é considerado um dos investimentos mais seguros do Brasil, pois é 100% garantido pelo Tesouro Nacional.

A remuneração do investimento pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida.

Esse título é recomendado para investidores iniciantes e conservadores, ou seja, que priorizam a preservação do patrimônio e preferem não correr riscos.

citação

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB apresenta estabilidade e segurança, dois fatores muito importantes para quem quer começar a investir em renda fixa.

A aplicação é oferecida por bancos para a captação de recursos e possui uma rentabilidade mais vantajosa do que a da poupança.

Contudo, não dá para dizer exatamente qual será a remuneração, pois os bancos oferecem juros que variam de um título para outro.

Além disso, a rentabilidade também depende da instituição, do prazo da aplicação, período de carência, entre outros.

Mas afinal, como o CDB funciona?

Basicamente, ao investir em um título de CDB, você está emprestando o seu dinheiro para uma instituição financeira. No final do prazo, você vai receber o seu dinheiro com juros.

O investimento possui uma data de vencimento e uma taxa, que pode ser pré ou pós-fixada. O seu dinheiro começa a render assim que é aplicado.

O CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O limite da garantia oferecida é de R$ 250 mil por CPF e banco emissor.


3. Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário (LCA e LCI)

LCI e LCA são, respectivamente, as siglas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio.

Quem investe em uma Letra de Crédito, está emprestando dinheiro para uma instituição poder oferecer crédito que incentive o desenvolvimento dos dois setores, que segundo o governo, são considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico do país.

Ao contrário dos títulos do Tesouro Direto e do CDB, a LCI e LCA são isentas de Imposto de Renda. 

As letras de crédito também são asseguradas pelo FGC.

Assim como nos outros produtos de renda fixa, em troca do empréstimo, você irá receber o valor aplicado mais os juros sobre o valor investido, estabelecidos durante a compra do título.


4. Letra de câmbio (LC)

A Letra de Câmbio é um investimento tão simples quanto a poupança, mas com uma rentabilidade mais atrativa.

As LCs são oferecidas por sociedades de crédito, investimento e financiamento, conhecidas como financeiras.

O papel, emitido por essas instituições, é assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Entretanto, o ideal é que o investidor faça pesquisas sobre a instituição emissora em questão, pois algumas financeiras, possuem operações mais arriscadas do que os bancos.

A letra de câmbio possui rentabilidade diária e taxas prefixadas/pós-fixadas.

A taxa de rentabilidade varia de acordo com a financeira que irá emitir o título. Normalmente, o mercado oferece títulos com prazos de um a sete anos.

Vale ressaltar que quanto mais longo for o prazo, maior será o rendimento.

Em relação às desvantagens, podemos citar como principal, a liquidez.

O resgate deve ser feito no prazo de vencimento, pois pode haver um prazo de carência.

Mas se for necessário fazer o resgate de forma antecipada, é preciso entrar com a corretora com antecedência, para que assim, a instituição encontre outra pessoa que possa comprar os títulos.

renda fixa como investir com segurança

Conclusão

Agora você já sabe quais são os melhores produtos de renda fixa para iniciantes.

Cada um deles possui suas determinadas vantagens e características.

É importante estudar mais sobre cada um deles, para que assim, você descubra quais estão mais alinhados com o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu