O que é leitura dinâmica e como aplicar nos estudos?

Já ouviu falar na leitura dinâmica? É uma técnica que pode ser muito vantajosa para quem está estudando ou vai enfrentar provas importantes no futuro.

Anúncios

No mundo atual, temos um alto volume de informações e demandas por produtividade cada vez mais constantes, e essa técnica que visa otimizar o processo de aprendizado e leitura têm ganhado destaque.

Nesse artigo vamos conhecer mais sobre a leitura dinâmica, benefícios e como podemos aplicar essa prática nos estudos.

o que é leitura dinamica

O que é a leitura dinâmica?

A leitura dinâmica é um tipo de técnica que busca aumentar a velocidade com que as pessoas leem, mas sem comprometer a compreensão e entedimento do texto.

Essa técnica ajuda a ler mais palavras por minuto e ainda assim entender tudo que o texto tem a dizer.

Ele tem como objetivo eliminar os hábitos de leitura mais lentos como subvocalização, para leitura em voz alta internamente, movimentos oculares excessivos e retrocessos constantes no texto.

O objetivo da leitura dinâmica não é apenas ler mais rápido, mas também melhorar a retenção e compreensão do conteúdo.

Anúncios

A ideia é que não se leia mais paavra por palavra, mas sim fazer a leitura de grupos de palavras ou frases de uma só vez.

Até porque o nosso cérebro tem capacidade de processar as informações de forma mais rápida, porém, muitas vezes não sabemos disso e acabamos não utilizando dessa capacidade.

Ao reduzir a subvocalização e minimizar os movimentos oculares, é possível aumentar consideravelmente a velocidade de leitura. No entanto, a ênfase está na possibilidade de ainda assim compreender e reter o conteúdo do texto.

Como aplicar a leitura dinâmica nos estudos?

A leitura dinâmica traz diversos benefícios para quem consegue aprender a prática, e nada mais é do que isso, uma prática ou técnica que vai envolver processos de erros e acertos, mas no final vai valer a pena.

É importante ter em mente que não basta ler rápido, a leitura dinâmica não é sobre isso, essa técnica na verdade é sobre ler rápido e ainda assim compreender o que o texto quer dizer.

Então vamos ver como é possível desenvolver e aplicar a leitura dinâmica aos seus estudos.

Prepare o ambiente

É importante preparar o ambiente para que você possa ler tranquilamente, ele deve ser confortável e silencioso.

Com um espaço ideal para isso, você terá mais tranquilidade para ler e conseguir mais dinamismo na sua leitura.

A eliminação de ruídos evita que você perca a concentração mais facilmente, permitindo que você possa focar melhor no que você está lendo.

Comece com textos simples

Leia textos mais simples, como contos, pequenos poemas e crônicas, comece com eles já que são mais fáceis de entender e com isso você pode se familiarizar com as técnicas.

Com o tempo comece a ler diferentes tipos de materiais para se adaptar a várias abordagens.

Reduza a subvocalização

A subvocalização é um hábito que muitos de nós possuimos, se trata de uma forma de ler com a sua voz interna, mas isso acaba desacelerando a leitura.

Comece lendo em voz alta e gradativamente diminua o volume até apenas os olhos estarem em movimento.

Evite os retrocessos

Pratique seguir adiante sem voltar para reler trechos. A confiança em sua habilidade de compreender o que está lendo aumentará à medida que você praticar.

Pratique gradualmente e vá aumentando constantemente

A prática consistente é fundamental, já ouviu o ditado “A prática leva à perfeição.”, ela é real nesse quesito. Dedique tempo todos os dias para praticar a leitura dinâmica. Quanto mais você praticar, mais natural se tornará a técnica.

Com o tempo sua velocidade vai aumentar, comece com uma velocidade que seja um pouco mais rápida do que a que você está acostumado. À medida que ganha confiança, continue aumentando gradualmente.

Benefícios da leitura dinâmica

A leitura dinâmica é uma prática que oferece diversos benefícios para quem domina e sabe aplicar.

Esses benefícios podem ser especialmente úteis em um mundo onde a quantidade de informações que enfrentamos diariamente é imensa.

Principalmente para quem está em um período de estudos na escola ou cursos, e precisa absorver mais conteúdo em menos tempo.

Com essa prática quem está se beneficiando poderá ter mais foco e concentração, já que para o próprio desenvolvimento da leitura dinâmica o treinamento do foco é importantissimo.

E com esse incentivo de leitura, o foco e a concentração são trabalhados em níveis maiores, já que para praticar você precisa de um ambiente sem muitas distrações.

E embora a leitura dinâmica envolva uma leitura mais rápida, a técnica também enfatiza a compreensão e retenção do conteúdo. A prática adequada pode levar a uma melhor absorção de informações.

Além disso, eliminar práticas como subvocalização pode ajudar a reduzir o cansaço durante a leitura, tornando o processo menos exaustivo.

Técnicas de leitura dinâmica

Além de saber como aplicar e quais são os benefícios, podemos conhecer duas práticas de leitura que podem ser aplicadas, chamadas de skimming e scanning.

São formas de obter informações mais rapidamente a partir de textos, facilitando o estudo e compreensão.

Skimming e scanning são técnicas poderosas que podem ser aplicadas de maneira eficaz nos estudos para otimizar a absorção de informações, economizar tempo e identificar rapidamente os pontos-chave em materiais.

Skimming

Também conhecido como passar os olhos, o skimming é a técnica de passar os olhos rapidamente pelos textos para que se possa ter uma ideia totalmente geral do conteúdo passado.

É util para revisões de estudo sem que seja necessário ler todas as palavras, tendo uma visão panorâmica.

Para fazer isso é preciso ler os títulos, subtítulos e os primeiros prágrafos, e caso possuam palavras ou frases em negrito geralmente indicam conceitos importantes.

Scanning

Já o Scanning é a busca rápida por informações específicas em um texto, então nesse caso ao invés de ler todas as frases, você deverá procurar palavras que correspondam ao que você procura.

Para quem precisa encontrar informações específicas rapidamente, como nomes, datas, números ou detalhes específicos, isso vai ser de grande ajuda.

Principalmente para palavras chave de conteúdos educacionais, em matérias como história, por exemplo.

Trends