O que é cultura de massa e quais são os tipos existentes?

Você já ouviu falar em cultura de massa? No cenário atual em que vivemos, esse termo é um fenômeno que influencia e molda a nossa forma de observar o mundo.

Anúncios

Ele vem ocorrendo desde que começamos a ver o poder da mídia, tecnologia e a viver a globalização.

Hoje vamos entender o que é a globalização e como ela vem influenciando nosso comportamento no dia a dia.

    O que é cultura de massa?

    A cultura de massa, se trata das expressões culturais que são produzidas com foco no alcance exponencial do maior número de pessoas possíveis.

    Ela se refere a um conjunto de ideias, práticas, imagens, objetos e formas de entretenimento que são amplamente difundidos e consumidos por uma grande quantidade de pessoas em uma sociedade.

    O fenômeno começou por volta do século XX (20), quando os meios de comunicação de massa começaram a surgir trazendo entretenimento sem elementos filosóficos que antes eram relacionados a arte e cultura.

    Com a cultura de massa, o único objetivo da arte e da cultura se torna a reprodução, sendo criada até que o público se canse.

    Anúncios

    Quando falamos desse tipo de cultura o objetivo é criar o que vá atender ao capitalismo local ou mundial, muitas vezes como cópias de uma mídia já existente, sem que se criem obras autênticas.

    A cultura de massa abrange uma ampla gama de elementos culturais, incluindo música pop, cinema, televisão, literatura popular, moda, esportes populares, jogos e entretenimento digital, celebridades, comida e bebida, cultura de internet e publicidade, entre outros.

    Esses elementos são produzidos em grande escala e geralmente visam atender às preferências e interesses de um público amplo.

    Um exemplo atual do que podemos ver são as trends do TikTok, que quando uma pessoa começa a fazer e dá certo, as demais passam a fazer isso também com objetivo de ter essa visualização promovida pelas trends.

    A cultura de massa desempenha um papel importante na formação da identidade e patrimônio cultural de uma sociedade e muitas vezes reflete os valores, tendências e preferências predominantes de uma época.

    E as formas que esse tipo de cultura se manifesta estão sempre em evolução por conta do avanço da tecnologia, às mudanças nas preferências do público, às influências culturais globais e até mesmo de acordo com gerações.

    Ela desempenha um papel significativo na vida contemporânea e na maneira como as pessoas interagem e se relacionam com a cultura e o entretenimento.

    Apesar desse fator importante, existe também a crítica feita à cultura de massa, já que muitas pessoas afirmam que levará a superficialidade e homogeneização da cultura.

    Quais são seus elementos?

    Dentro da cultura de massa podemos encontrar diversos elementos significativos, vamos ver quais são eles:

    Música Pop

    Engloba músicas e artistas populares e amplamente acessíveis, muitas vezes fazem refrões cativantes e direcionados a públicos diversificados.

    Com o marketing e as redes sociais eles começaram a se disseminar cada vez mais pela internet, se tornando as ‘modinhas’ ou atingindo seu público dedicado.

    Cinema e Televisão

    Compreende filmes de grande sucesso de bilheteria, séries de televisão populares e programas de entretenimento que atraem grandes audiências.

    Com o streaming a disseminação está cada vez mais ampla, atingindo todos os cantos do mundo e gerando mais e mais audiência.

    Literatura Popular

    Isso abrange romances de sucesso, literatura de gênero (como romances de mistério, ficção científica e romance), livros de autoajuda e outros tipos de livros amplamente lidos.

    Com as redes sociais, muitos livros se tornam amplamente divulgados e idolatrados pela mídia, podendo virar no futuro adaptações.

    Publicidade e Marcas

    Envolve campanhas publicitárias que se tornam parte da cultura popular e marcas que desempenham um papel importante na vida cotidiana.

    Hoje em dia as campanhas e estratégias de marketing estão cada vez mais trabalhadas e complexas, como é o caso dos grandes festivais musicais que contam com ativações mirabolantes.

    Jogos e Entretenimento Digital

    Isso envolve videogames populares, aplicativos móveis, streaming de jogos e outras formas de entretenimento digital.

    Cultura Pop Asiática

    Nos últimos anos, a cultura pop asiática, incluindo música , como o K-pop, cinema como dramas e doramas, anime e mangá japoneses, tem ganhado destaque globalmente.

    Muitas pessoas passaram a aderir às práticas asiáticas no dia a dia, com elementos da maquiagem, moda, entretenimento e outros.

    Tipos de cultura de massa

    A cultura de massa pode ser de consumo, capitalista, e ter outras vertentes, como a cultura erudita e popular.

    Cultura de massa e consumismo

    Essa globalização e forma de cultura que estamos vivendo hoje está ligada diretamente ao consumismo, em que os produtos são sempre produzidos e comercializados em grande escala.

    Tendo o marketing como principal aliado da divulgação desses produtos, alimentando e estimulando ainda mais o consumo desenfreado.

    Cultura de Massa e Capitalismo

    Além de estar relacionado ao consumismo, a cultura pode ser ligada ao capitalismo também, impulsionada pelo lucro e pelo mercado.

    O capitalismo influencia as tendências culturais, uma vez que produtos culturais populares podem gerar lucros significativos

    Cultura erudita

    Um contraste com a cultura de massa é a cultura erudita, que tem foco em obras de arte, literatura, música e outras formas de expressão cultural.

    Na cultura erudita elas são consideradas de alto valor artístico e frequentemente são menos acessíveis ao público em geral, sendo associadas várias vezes a elite intelectual e educação formal.

    Cultura Popular

    A cultura de massa também se relaciona com a cultura popular, embora esses dois conceitos não sejam idênticos.

    Muitas vezes se referindo às expressões culturais que são amplamente aceitas e compartilhadas por um grupo específico de pessoas em uma determinada comunidade ou cultura.

    Ela inclui elementos da cultura de massa, abrangendo também elementos de tradições locais, folclore e outras expressões relacionadas a grupos mais específicos.

    Dessa forma podemos entender que a cultura de massa é frequentemente impulsionada pelo consumismo e capitalismo, com produtos muito acessíveis e comercializados amplamente.

    No entanto, ela coexiste com outras vertentes culturais, como a cultura erudita, de elite e a cultura popular, compartilhada por grupos específicos, e as fronteiras entre essas formas de cultura podem ser fluidas e complexas.

    Redemocratização no Brasil: entenda tudo sobre o processo!