O que é crowdfunding imobiliário: conheça o conceito

Já ouviu falar em crowdfunding imobiliário? É um tipo de investimento que surgiu como uma inovação disruptiva no mercado imobiliário.

Anúncios

Esta modalidade, que tem ganhado destaque nos últimos anos, representa uma evolução significativa na forma como as pessoas podem investir e participar ativamente no desenvolvimento de projetos imobiliários.

Ele é um tipo de abordagem colaborativa e acessível para aqueles interessados em participar do setor imobiliário.

Vamos entender mais sobre o que é esse tipo de investimento alternativo, quais suas vantagens e como funciona.

O que é crowdfunding imobiliário?

O crowdfunding imobiliário é uma modalidade de investimento e financiamento coletivo, que permite que os investidores possam participar de projetos imobiliários.

Em vez de depender de um único investidor ou instituição financeira para financiar um empreendimento, o crowdfunding imobiliário facilita a captação de recursos de uma comunidade mais ampla de investidores, muitas vezes por meio de plataformas online especializadas.

Os empreendimentos imobiliários podem ser construções de edifícios residenciais, comerciais, hotéis e outros semelhantes.

Anúncios

É possível que os investidores participem desses projetos imobiliários em plataformas online especializadas no assunto.

No ambiente online, os investidores podem escolher entre diversas opções de projetos, com características e riscos diferentes.

E os retornos obtidos são sempre provenientes de renda de aluguel ou da venda dos imóveis que se tornaram valorizados. Geralmente eles recebem uma participação no projeto na forma de títulos, cotas e outros instrumentos.

Esse tipo de investimento permite que os investidores diversifiquem seus portfólios com aporte em diferentes projetos, muitas vezes com montantes relativamente baixos. Isso pode reduzir o risco associado a um único empreendimento.

Além disso, o crowdfunding é uma forma de garantir mais acessibilidade aos investimentos imobiliários, já que eles podem ser mais baratos contando que outras pessoas vão participar.

Como funciona o crowdfunding imobiliário?

O crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo, uma modalidade de captação de recursos que reúne um grande número de indivíduos para fazer o financiamento imobiliário.

E funciona de forma muito simples, você participa de uma plataforma online que fará uma ponte entre você e organizações que estão precisando de recursos em que outras pessoas estão dispostas a investir.

Os investidores poderão escolher entre diferentes projetos, cada um deles tem características diferentes e riscos.

Geralmente as incorporadoras irão criar projetos imobiliários e divulgar em plataformas online de crowdfunding para que os investidores possam encontrar.

E nessas plataformas os investidores poderão avaliar o projeto e decidir se é um investimento válido para eles ou não.

Os investidores contribuem com o aporte de capital, que é então utilizado pela incorporadora para financiar o desenvolvimento do empreendimento. Sendo assim, o empreendimento vai ser construído e entregue aos compradores.

Uma vez que a meta de financiamento é atingida, o dinheiro é repassado aos promotores do projeto. Eles utilizam os fundos para desenvolver o empreendimento, seja construindo, renovando ou adquirindo propriedades.

Depois disso os investidores receberão seus retornos provenientes da renda de aluguel e valorização do imóvel.

Quando o projeto é concluído e todos os retornos são distribuídos, o investimento é encerrado. Os investidores podem retirar seus fundos e, em alguns casos, vender suas participações no mercado secundário, se a plataforma oferecer essa opção.

Vantagens desse tipo de investimento

O crowdfunding imobiliário apresenta várias vantagens, tanto para investidores quanto para promotores de projetos imobiliários.

A primeira delas é o acesso a investimentos imobiliários com investimento mínimo, isso permite que se tenha mais acessibilidade aos projetos imobiliários com valores mais baixos, proporcionando mais acesso ao mercado.

Com essa acessibilidade o mercado de investimento imobiliário se torna mais democratizado, permitindo que uma variedade maior de pessoas participe de oportunidades de investimento que antes eram restritas.

Além disso, investidores podem diversificar seus portfólios ao distribuir seus recursos em vários projetos, reduzindo o impacto de um mau desempenho em um único empreendimento.

E se você se interessou por essa possibilidade, o processo de investimento é geralmente facilitado por plataformas online, permitindo que seja mais conveniente e você faça tudo sem sair de casa.

Riscos do crowdfunding de imóveis

Como todo tipo de investimento, o crowdfunding imobiliário também apresenta seus riscos que devem ser levados em consideração antes de começar a investir.

O primeiro deles é o risco de liquidez, ou seja, pode ser difícil ou demorado que você receba a sua parte na participação do projeto, o que torna essa liquidez muito mais longa do que outros investimentos.

A liquidez pode ser limitada, especialmente se não houver um mercado secundário disponível, o que é diferente da bolsa de valores.

Outro risco que vale ser mencionado é o de crédito da incorporadora, seu dinheiro foi confiado a essa incorporadora, caso ela tenha algum tipo de problema financeiro que atrase a entrega de um projeto, o seu investimento pode estar em risco.

Projetos imobiliários, especialmente aqueles em fase de desenvolvimento, estão sujeitos a riscos associados à construção, planejamento, licenças, entre outros.

Atrasos, custos adicionais ou problemas inesperados podem surgir durante o processo de desenvolvimento.

Além disso, o seu investimento pode estar em risco também quando consideramos o mercado, principalmente falando sobre o mercado financeiro que enfrenta flutuações todos os dias.

Se o empreendimento for entregue em um momento não muito bom do mercado, os seus retornos podem não ser o que você esperava.

E por fim, o mais comum: o risco de fraude. Apesar de serem casos raros, algumas fraudes podem ocorrer em plataformas de crowdfunding imobiliário.

A empresa em questão pode estar divulgando um projeto com retornos irrealistas apenas para atração de investidores, assim como podem usar informações falsas para atrair e enganar.

Algumas pessoas até relatam casos em que a incorporadora apenas sumiu com o dinheiro do investidor. Por isso, é necessário cuidado redobrado ao utilizar as plataformas e sempre buscar por referências.

Lembrando que todo investimento tem a possibilidade de acabar em riscos e dificuldades para o investidor, por isso é tão importante o estudo do mercado e da área na qual quer investir.

Tenha cuidado, converse com especialistas ou pessoas mais experientes e tenha o retorno que tanto espera através do crowdfunding imobiliário.

Trends