McDonald’s pede desculpas pela promoção ‘Sundae Bloody Sundae’

0
40

O McDonald’s pediu desculpas por uma campanha de marketing de Halloween que promoveu uma sobremesa em Portugal com as palavras: “Sundae Bloody Sundae”.


O termo Domingo Sangrento é usado para se referir a um dos piores dias dos Problemas na Irlanda do Norte, quando 13 pessoas foram mortas a tiros pelo Exército.

Os anúncios provocaram indignação quando as fotos foram compartilhadas nas mídias sociais.

O McDonald’s disse que a campanha de marketing não pretende ser uma “referência insensível a nenhum evento histórico”.

“Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa ou angústia que isso possa ter causado”, disse uma porta-voz do McDonald’s Portugal.


Ela explicou que os anúncios de sundae “Sangrento” foram projetados como uma comemoração do Dia das Bruxas, mas a promoção foi cancelada.

O Domingo Sangrento foi manchete em todo o mundo quando soldados abriram fogo contra uma marcha pelos direitos civis em Londonderry, no domingo, 30 de janeiro de 1972 .

Uma foto do anúncio, com a marca McDonald’s, foi compartilhada on-line por um usuário irlandês do Twitter, que comentou: “Portugal é cancelado”.


Não é a primeira vez que uma empresa se desculpa por promover produtos com a frase.

Em 2013, um bar no Covent Garden, em Londres, pediu desculpas por servir um “Sundae Bloody Sundae cocktail” .

A bebida causou indignação entre os clientes irlandeses, pois foi servida com um soldado de brinquedo de plástico.

Na época, a promoção do coquetel também foi condenada pela ativista Kate Nash, cujo irmão William Nash estava entre as 13 pessoas que morreram no domingo sangrento.

‘Inocência’
No entanto, quando contatada pela BBC News NI na quinta-feira, Nash disse: “Estou ciente da campanha publicitária do McDonalds.

“Eu tenho que dizer, não é tão ofensivo para mim.”

Ela acrescentou: “Isso é em Portugal e é altamente improvável que as pessoas tenham se sentido com a intenção de ofender sobre os eventos aqui na Irlanda.

“Talvez apenas por sua inocência, eles tenham adotado esse slogan, sem fazer nenhuma conexão com o Domingo Sangrento”.

Em comunicado, a porta-voz do McDonald’s confirmou que todo o material promocional relacionado havia sido removido de seus restaurantes portugueses.

“Ao promover o sorvete Halloween Sundae, o McDonald’s Portugal desenvolveu uma ativação do mercado local para um pequeno número de seus restaurantes em Portugal”, explicou ela.

“A campanha foi planejada como uma celebração do Dia das Bruxas, não como uma referência insensível a qualquer evento histórico ou para perturbar ou insultar alguém de qualquer forma”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here